O homem certo, no lugar certo para uma certa polícia. Vítima admite em depoimento que se enganou ao acusar ator de roubo, diz delegado.


Graças a ação dos amigos de Vinicius Romão este não foi mais um erro que caísse no esquecimento.
Para nós da Mamaterra, este caso que é uma sucessão de erros, equívocos e induções processuais, não é uma exceção. A única exceção é que este jovem negros tem amigos solidários, que passando por cima dos temores plausíveis da família do Vinícius, colocaram este esbulho policial nas redes sociais e chegou na grande imprensa.
Este é um caso exemplar de como a justiça brasileira tem um sistema de Apartheid.
Um detetive em sua hora de folga, sai em socorro de uma copeira que acabara de ser assaltada em R$ 10 e um Cartão Único. Em seu carro particular sai com a vítima abalada emocionalmente em busca do criminoso, que seria negro, com cabelos black power, bermudas vermelhas, sem camisa e de sandálias. O detetive aponta para o primeiro homem  negro vê, que vestia calças compridas e camiseta preta e pergunta a mulher vítma de assalto, ” é ele?”. Chorando ela confirma e já com apoio da PM que havia chamado. Imobiliza o rapaz que a partir daí inicia a sua caminhada pelo inferno da máquina discriminatória de negros e pobres que é o sistema policial e a justiça brasileira. Vivemo em um sistema de Apartheid na justiça brasileira.
Graças a ação dos amigos de Vinicius Romão este não foi mais um erro que caísse no esquecimento.
Para nós da Mamaterra, este caso que é uma sucessão de erros, equívocos e induções processuais, não é uma exceção. A única exceção é que este jovem negros tem amigos solidários, que passando por cima dos temores plausíveis da família do Vinícius, colocaram este esbulho policial nas redes sociais e chegou na grande imprensa.
Este é um caso exemplar de como a justiça brasileira tem um sistema de Apartheid.
Segundo relatos de Marcelo Chaves Lameirão à Radio Globo, o recado que Vinicius passou foi a de que “se ele fosse um homem branco, o delegado o teria escutado, e ele e sua família não estariam passando por essa situação humilhante e que fere sua alma. Mas que ele sabe que será solto e irá lutar para ajudar a que este tipo de situação não aconteça com ninguém mais em nosso país.”
Força Vinícius Romão! Estamos todos consigo! Marcos Romão
A Mamapress reproduz aqui a reportagem de Ana Carolina Torres e Marcos Nunes que acaba de ser publicada no Globo Extra.
Vinicius Romão tem a cor padrão dos suspeitos em nossas cidades. Prende-se primeiro e investiga-se depois. Esta é a praxe da polícia.
Vítima admite em depoimento que se enganou ao acusar ator de roubo, diz delegadoAna Carolina Torres e Marcos Nunes

O delegado Niandro Lima, titular da 25ª DP (Engenho Novo), disse que a mulher que acusava o ator Vinícius Romão de Souza, de 26 anos, prestou depoimento por mais de uma hora nesta terça-feira e admitiu ter se enganado no reconhecimento. O policial contou que informará o Tribunal de Justiça sobre o ocorrido.

– Isso pode ajudar a defesa dele a soltá-lo mais rapidamente. Além disso, entrarei com um pedido de habeas corpus em favor do Vinícius, com a cópia do depoimento anexada, pedindo que ele seja solto – disse o delegado.

Em seu depoimento, Dalva da Costa Santos disse que, assim que chegou em casa após registrar o roubo, no dia 10 deste mês, ficou “meditando” a respeito da negativa contundente de Vinícius em relação à autoria do crime. Ela disse que realmente ficou em dúvida e que, no dia seguinte de manhã, pensou em ir à delegacia para retirar queixa. Mas não o fez por não ter o dinheiro da passagem.

Vinícius foi acusado de assalto
Vinícius foi acusado de assalto Foto: / Reprodução do Facebook

Pai de Vinícius, o tenente-coronel da reserva do Exército Jair Romão de Souza, de 64 anos, comemorou a notícia. Segundo ele, foi a “melhor dos últimos tempos”.

– Estou felicíssimo! Você nem pode imaginar o quanto. Quero correr para dar um longo abraço nele. Foi um sofrimento muito grande tudo isso, principamente para ele. Está na capa dos jornais todos essa história, mas não me senti constrangido porque sabia que, mais cedo ou mais tarde, a verdade iria acontecer. Como diz o ditado: “Quando estiver em dúvida entre a mentira e a verdade, não fique com nenhum dos dois. Fique com o tempo, porque o tempo vai desfazer a mentira e trará à tona a verdade” – disse ele.

O pai do ator comemorou o novo depoimento da vítima do assalto, que inocenta o filho
O pai do ator comemorou o novo depoimento da vítima do assalto, que inocenta o filho Foto: Reprodução do Facebook

Cela dividida com outros 15

Vinícius está preso na Casa de Detenção Patrícia Acioli, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, acusado de roubar a bolsa da mulher. Ele divide a cela com outros 15 detentos. Segundo o advogado do jovem, Rubens Nogueira de Abreu, que o visitou na manhã desta terça-feira, o rapaz está tranquilo:

– Mas ele não está conformado com essa situação.

O ator está preso em São Gonçalo
O ator está preso em São Gonçalo Foto: / Reprodução do Facebook

O advogado contou que nesta terça foi chamado à direção da casa de detenção. Segundo ele, depois da repercussão do caso – Vinícius nega ter cometido o roubo do qual foi acusado -, o diretor da unidade ofereceu a transferência do ator – formado em Psicologia – para uma cela para presos de nível universitário. Vinícius, porém, negou.

– Ele contou que os outros detentos que estão com ele o respeitam – disse Nogueira.

Ele já entrou com um pedido de revogação da prisão. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, o pedido já está nas mãos do juiz da 35ª Vara Criminal e pode ser apreciado a qualquer hora.

Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/vitima-admite-em-depoimento-que-se-enganou-ao-acusar-ator-de-roubo-diz-delegado-11708247.html#ixzz2uMMlyo2m

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s