Pastores pentecostais tocam fogo em templos indígenas no Brasil. “Urucum é bosta do diabo”


Ras Adauto da ppaberlim, nos alertou sobre a grave situação em que vivem os Guaranis no Mato-Grosso do Sul: “A luta dos índios guaranis no Mato Grosso do Sul para preservarem suas tradições religiosas  necesssita de intervenção do governo federal,  suas práticas religiosas estão sendo acintosamente satanizadas pelas seitas pentecostais.”

O 25 mil índios que ainda restam na região em que eles foram donos, estão sendo vítimas no momento de um massacre e genocídio cultural. 36 igrejas pentecostais  concorrem entre si pelas almas indígenas, somente em uma reserva com 12 mil indios em Dourados.

Os indígenas já não podem nem mais usar urucum, pois segundo os pastores das igrejas, a tinta  usada pelos indígenas para cobrir seus corpos, é “bosta” do diabo.

Reportagem de Fábio Pannunzio para a Rede Bandeirantes de Televisão.

150 pensamentos sobre “Pastores pentecostais tocam fogo em templos indígenas no Brasil. “Urucum é bosta do diabo”

    • Esse pastor que tacou fogo em templo dos parentes e que diz que urucum é bosta do diabo é um pastor sem Deus ele é um diabo vestido de ovelha. Esse é o maior lucifer do mundo e um falso pastor.

    • Olha índio que vive na periferia da cidade como é Dourados corre sim todo tipo de violência, Droga, prostituição, estrupo, homicídio etc..
      ai vem o padre Católico falando de Deus, Crentes pentecostais sem preparo fazendo isso.
      Mas e os índio ? o que acham disso?
      para mim o pior de tudo e achar que índio e Santo! e outra coisa existe 220 Ongs que diz que Cuida do Índio no Brasil fora a FUNAI que e um Orgão do Governo porque o índio vive na pior? eu acho que quanto mais desgraçado sem informação for o índio e bom para essas Organizações.
      Porque tudo que o índio fazem e errado? estes Religiosos entram porque o índio aceita.
      Gostariam que pensassem nisso.

      • Engano colega…os Indios nao aceitam…entram pela imposição do deus deles…
        Continuam achando que estao no tempo em que o Brasil foi descoberto …..
        Sempre tem grupos sociais que querem impor sua crença e subjugar a cultura dos outros.
        Respeito a inteligencia dos Indios…estao certos a respeito de Deus… o grande Tupã…o Sol, pois ele é responsavel pela vida na terra…nao deixam de ter razão.
        Quanto ao deuses de muitas pessoas…? escravizam e matam em nome dele..Que deus é esse? Vamos acordar!!!

      • AI SRO EDSON ,não coloca á IGREJA CATÓLICA no meio destes crimes hediondos não entendeu ? Ou vc não leu a matéria direito ou fez que não entendeu ? São igrejas evangélicas que dessas que ficam fazendo lavagem cerebral em pessoas em qualquer lugar possível pra arrancar dinheiro dos coitados para enriquecer ás contas bancárias destes PASTORZINHOS DE BOSTA que não sabem rezar nem o PAI NOSSO e se dizem donos da razão que estão cometendo esses crimes ! QUEM FEZ Á MATÉRIA E ESTÁ EXPONDO Á VERDADE PARA O MUNDO.AI SIM VC PODE COLOCAR EM EVIDÊNCIA QUE É A´IGREJA CATÓLICA,POIS SOMOS HUMILDES E NÃO PRECISAMOS DE DINHEIRO DE NINGUÉM PARA SERMOS “Á MAIOR COMUNIDADE DO MUNDO”.ENTÃO RESPEITE E SE NÃO É PRA AJUDAR FIQUE EM SILÊNCIO ! AMÉM…

        • Dizer que a Igreja Catolica nao cometeu crimes hediondos nao da, muito menos que nao precisam do dinheiro de ninguem pra ser a maior comunidade do mundo.

  1. Triste mesmo Romão, além de não resolverem logo a questão da demarcação das terras indígenas Guarani- Kaiowa (e de outras etnias), permitir o acesso as reservas já postas de elementos que vão atacar e descaracterizar sobremaneira o patrimônio imaterial/ cultural dos indígenas é vergonhoso…, enquanto isso no Amazonas, a maior parcela dos quilombolas expulsos de dentro de um Parque nacional ( do Jaú) criado em cima de suas terras tradicionais, não pode nem fazer visitas familiares aos poucos que conseguiram ficar (e que também não podem receber suprimentos pois praticamente todo mundo é proibido de entrar no parque, principalmente com carga…)

  2. Dizer o que? ja disse o defensor publico que se envergnaha da justiça que temos. Infelizmednte nao temos justiça nesse pais sim injustiça para os desprovidos de condiçoes financeiras, como nossos irmao indios que continuan sendo subjugados em nome de um deus, melhor dizendo, um diabo disfarçado de Deus, pois Deus nao oprime ou impoe nada a niguem.
    Certos sim estao nosssos irmaos indigenas que cultuam o Sol como Deus, pois sem ele nao haveria vida na terra. Depois dizem que eles sao ignorantes. Me enverfonho da classe politica desse pais que em sua maioria, tem altos salarios para trabalhar em causa propria. Nao sou santo….mas tem muita coisa errada….vamos mudar? repartir um pouco esse pao nosso de cada dia???

  3. Pasted from

    Translation into English:”Pentecostals Ministers set fire in indigenous temples in Brazil. “Urucum is Devil’s turd”
    Ras Adauto da ppaberlim, warned us about the serious situation in which the Guaranís live in Mato Grosso do Sul: “The struggle of the Guarani natives in Mato Grosso do Sul to preserve their religious traditions needs federal government intervention, their religious practices are being insidiously satanized by Pentecostal sects.”
    The remaining 25 thousand natives in the region in which they were owners, are being subjected at the time of a massacre and cultural genocide. 36 Pentecostal churches compete for souls in a reservation of only 12 thousand natives in Dourados.
    The indigenous people can no longer use urucum [native plant which gives the red color], because according to the churches shepherds , the ink used by indigenous people to cover their bodies, is “turd” of the devil.
    Reportage of Fábio towards Pannunzio Bandeirantes Network. Gold Plated | MS”

    Source: https://mamapress.wordpress.com/20
    Pasted from

  4. Ignorância, pretensão e covardia. Ignorância de tais pastores sôbre uma função possivel, se dentro da lei (o que ja’ mostra o cinismo e a corrupção dentro das congregações de tais “Igrejas”). Pretenção e incoerência e,mais uma vez, corrupção de principios do cristianismo. Mas sobretudo covardia contra os índios ja’ enfraquecidos com a perda do território das suas sobrevivências culturais e materiais.
    Que gente é essa !? Que se desrespeita a si mesmo, no desrespeito do outro… Gente fraca, leviana e abusando da pobreza, desconhecendo toda elegância de uma vida em comum. Criminosos não so’ em palavras, mas criminosos que atentam contra o direito de viver dos outros.
    Indignação ja’ é alguma coisa, mas não chega.

  5. Mas o que que é isso????Esse povo piro de vez???
    Quem sao os verdadeiros brasileiros sao os indios e eles podem fazer o que bem entenderem…..intrusos e diabolicos sao esse pentecostais que nao respeitam o povo que sao os reais donos de toda essa terra que se chama Brasil.

    • CONCORDO QUE O INDÍGENA BRASILEIRO DEVE SER RESPEITADO. MAS DAÍ A AFIRMAR QUE ELES SÃO OS ÚNICOS DONOS DAS TERRAS BRASILEIRAS, É UMA ABSURDA IGNORÂNCIA HISTÓRICA E SOCIAL.

  6. O fanatismo e a ignorância sempre andaram de mão dadas . Neste caso me parece que nos defrontamos com um caso clássico de desrespeito e intolerância religiosa.Se não me engano a lei pune estas situações.Teriam que ser retiradas estas entidades que se estabeleceram sem permissão em terras particulares e punidos devidamente os que incitam à violencia. Onde estão as autoridades?Ou sera que existem outros interesses que não podem ser confessados?

    • Porque também ninguém fala do massacre, do genocídio praticado pelo queridos jesuítas portugueses. Esses viraram nomes de estradas, colégios… Enfim, vamos falar a verdade por inteiro. E, se o Diabo produz bosta é porque tem c… E o c do Diabo são essas igrejas neo-pentecostais, toleradas por um poder publico tão criminoso quanto. Bah, não se aprende nada com a história mesmo! E quanto à demarcação, que teria que ter terras demarcadas seriamos nós, porque eles, os indios, são os legítimos donos desse país.

        • sem os Jesuítas (que agiram corajosamente numa época onde o índígena era pouca mais que uma macaco) os indígenas seriam escravos da Europa e não teriam civilização.
          Não haveriam as grandes cidades do Brasil e a cultura deles se perderia: o primeiro Dicionário Tupi-Português é obra de um jesuíta.

          • Exatamente por não serem como “macacos”, os jesuítas puderam fazer um dicionário indígena. Hoje os grandes laboratórios farmacêuticos do mundo buscam as informações milenares sobre cura de doenças que estes “quase macacos” já sabiam utilizar. Os povos indígenas tinham sua “ciência” que não era a Européia. Azar dos indios que não tinham “ciência” de como se defenderem das doenças e flagelos culturais e econômicos da exploração do homem pelo homem, trazidos pelo europeu invasor.
            Os povos indíngenas não eram macacos, os povos asiáticos e africanos não eram macacos, foram sim, transformados em bestas humanas pelos europeus para prestarem serviços para o desenvolvimento da Europa.
            Os jesuítas representavam outro poder econômico que também utilizava o trabalho escravo dos indígenas, Nas Américas cada país e cada religião Européia teve sua forma de escravizar os não europeus. Mas tudo era escravidão, domínio e jugo de um povo sobre o outro.
            A expressão “quase macaco”, caro Alexandre, é ainda utilizada hoje em dia para se retirar os bens econômicos e dignidade dos povos indígenas. Nas fronteiras das “reservas”, este tratamento dos povos indígenas como “bestas” acontece no Brasil todos os dias.
            Mesmo aqui no Rio de Janeiro o indío quando passa pelas ruas é tratado com desdém, posso testemunhar isto, pois tenho muitos amigos nas aldeias Maracanâ e Camboinhas, que me contam, como é difícil ser bem tratado nas cidades. Eles me dizem que so veem para as cidades, porque seguem os exemplos dos pássaros e animais, pois ao serem destruídas as florestas, eles teem que partir para as cidades para sobreviverem.

      • Ainda bem que não se aprende nada com a história, porque ,com certeza a igreja católica seria banida de cima da terra , ja que matou e torturou muita gente na época que o clero mandava mais do que qualquer um.

      • É crime sim.

        LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973.

        Dispõe sobre o Estatuto do Índio.

        CAPÍTULO II

        Dos Crimes Contra os Índios

        Art. 58. Constituem crimes contra os índios e a cultura indígena:

        I – escarnecer de cerimônia, rito, uso, costume ou tradição culturais indígenas, vilipendiá-los ou perturbar, de qualquer modo, a sua prática. Pena – detenção de um a três meses;

        Código Penal – CP – DL-002.848-1940

        Parte Especial

        Título V

        Dos Crimes Contra o Sentimento Religioso e Contra o Respeito aos Mortos

        Capítulo I
        Dos Crimes Contra o Sentimento Religioso

        Ultraje a Culto e Impedimento ou Perturbação de Ato a Ele Relativo

        Art. 208 – Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:

        Pena – detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, ou multa.

        • Na Bíblia não existe nada claro e aqui estamos defendendo o índio brasileiro, e ninguém mais quer saber de conversão seja voluntária ou involuntária. chegam falando mansinho como se estivesse ao lado de bichos e aí atacam com conversa mole. Todos são ignorantes e andam de bíblia debaixo do braço, não respeitam ninguém. A pena por “conversão por ato voluntário” deveria dar aos de cadeia. Os padres mesmo sendo os jesuítas poucos se destacaram e os índios eram os escravos. Não sabiam se comportar na igreja e em lugar de se sentar caminhavam sobre os bancos, comentavam. Que conversão voluntária era essa?

          • exato. Quem conhece alugun ateu que mata para impor a nao crença em um Deus ? Indios matam par impor suas crenças ? A palavra conversao ja é intolérência.

  7. Um descalabro nacional! ( mais UM) Pentecostais : Fanáticos ignorantes de nível baixo que agora descobriram um a”religião ” para aliená-los ainda mais.

      • O verdadeiro cristão não “convence” ninguém! Ele ora pedindo a intervenção do espírito santo para que o mesmo mostre os verdadeiros caminhos a serem seguidos. Deus é bom! Não é de violência e de imposição. Para isso nos deu livre arbítrio em nossas decisões.

  8. Muito me envergonha o poder judiciário do Brasil, até quando esses fanáticos religiosos vão continuar insultando a população, não bastasse a lavagem de dinheiro que rola na maioria, agora estaaão atacando até a população indígena, PODER Judiciário, dá uma basta nisso>..

    • Lavagem de dinheiro? Vc acha que o Vaticano foi construido com o dinheiro de quem?Dizia-se que uma pessoa era bruxa ou possuida pelo diabo, queimava ou enforcava e outras atrocidades a mais, depois ficava com as fazendas e todo ou pouco dinheiro que o coitado tinha, dizendo que fazia em nome de Deus, essa foi a primeira religião que apareceu, se existe fanatismo, tudo começou com a igreja católica

      • So que pastores significa que são evangélicos e não católicos logo a corja de evangélicos estão roubando o direito, a terra e a liberdade dos índios, esses evangélicos fanáticos são da legião de satanas. 36 seitas evangélicas roubando e destruindo tudo. O povinho miserável.

      • Engraçado como, diante de uma situação de todo INJUSTIFICÁVEL, alguns se apressam a apontar os crimes praticados pela Igreja Católica, como se os erros de um justificassem os erros de outros!!!

    • O poder Judiciário nada pode fazer. É o Ministério Público que precisa tomar uma providência, mas somente se assim for determinado por lei. Como NÃO há lei que barre essa abdução oportunista das igrejas, nada mudará! Quanto ao Judiciário, agradeça ao Lula e à Dilma por estar desse jeito. Todas as decisões são compradas e manipuladas ao bel prazer desses porcos imundos esquerdistas.

    • Os Juizes estão muito ocupados pegando dinheiro dos agricultores para poder tirar terras dos indios e dar aos criadores de gado e plantadores de soja.

  9. DEpois quando o Estado interfere em casos como esses, diz-se que os cristãos ou alguns ditos cristãos, são perseguidos, vitimas de intolerância mas ..o contrário pode? demonizar a cultura alheia. Aí Deus, Jesus, vê isso ai, manda fogo sabe, a gente agradece , não vai fazer falta não..esses “ungidos” com óleo composto é de doer.

    • Deus ta vendo meu caro!! E pode ter certeza, no dia do julgamento esses ditos “pastores” vão responder pelo que fizeram se não se arrependerem antes… Nenhum falso cristão entrará no reino de Deus, mas ficarão fora por serem hipócritas. E o castigo será eterno. Deus não tarda na justiça, Ele só tem o tempo dEle. Quem busca por justiça em Deus alcançará, não a própria, mas a perfeita justiça de Deus.
      Boa semana rapaz!! ^^ fica com Deus.

      • Odeio esse conformismo de “Deus julgará e castigará”.

        Os homens precisam julgar e condenar antes, para evitar que milhares de indios continuem a ser prejudicados.

        Reze pro seu deus para pedir paz, amor, ajuda, o que quiser, mas nao confie a ele a solução de coisas que o homem pode solucionar. Isso é um conformismo idiota.

  10. Nada diferente do que as igrejas cristãs fizeram durante toda a história (não falo das outras religiões pois não sei se fizeram o mesmo).
    Sempre se colocando como melhores e tornando as outras como erradas.
    Uma pena que algo que prega o amor ao próximo (apesar de seu livro sagrado não mostrar isso muito bem), mas é o que dizem fazer, se proponha a mais uma vergonha como essa…

  11. Este tal igreja de ta pregando a palavra DEUS esta e mostrando o seu verdadeiro lado demonico. vai trabalha bando de pastores vagabundo. fica dando o golpe nas terra do governo pra ser própria do que não e de vcs. os índios já não tem sossego deixa a vidas dos coitado. DEUS já deu o livro arbitro para todos fazer da sua vida o quer qui zé.

  12. Incapazes de formular juízos próprios os pentecostais seguem em crescimento rápido, alheios a qualquer capacidade critica inerente à razão dos homens. Escolha ou não a questão do outro é negada quando este não participa de suas praticas tidas como verdades absolutas, ainda mais quando os argumentos se valem de crenças desesperadas, milagreiras, ligadas quase sempre aos desejos de se integrar ao mundo do consumo sem depender da disposição do Estado organizado. Não vejo muita diferença entre os fanáticos de hoje e aqueles que chegavam nas caravelas.

  13. Cuidado com falsas religioes Deus é Um Só ( Verdadeiro ) nesta Era em que Vivemos ainda existe essa injustica preconceitos isso sim que é obra do diabo imundo esses idiotas
    que pensam ser de Deus eles próprio devem olhar-sem no espelho pra ver realmente o que eles sao.As Religions devem ser Respeitadas. Para o Bem da Humanidade isso sim é
    Inteligencia.Portanto eu ordeno que acabe com essa perseguicao em Nome Do Senhor Jesus Cristo que assim seja.Amén

  14. ignorancia é fods… Quando eles vão aprender que evangelho não se prega com maldade ou violencia, e sim com amor e pacificidade? Eles estão fazendo nada mais do que destruir… bom, esse “pastores” estão fazendo o trabalho do diabo pq é pra roubar, matar e destruir que ele vive. De novo, Ignorancia é fods…
    Estão acabando com o evangelho de Jesus, não é contra as pessoas que é a luta e sim contra as opressões do pecado e da maldade, coisa que muita igreja de hoje em dia faz… Oprime e escraviza… Ganancia é tenso. Por isso só confio em Cristo. Pessoa nenhuma pode fazer a obra que Ele fez e faz… Glória a Deus por que os pequenos serão chamados grandes e os grandes serão nada perto de Deus.

        • Aliás, minto; DEVERIA SER laico… mas permite a intromissão da opinião estritamente religiosa de várias igrejas em assuntos de saúde pública, ciência, políticas educacionais e sociais, reforma agrária e outros. Como por exemplo a chamada “bancada evangélica”, as ações da igreja católica contra o aborto de anencéfalos – aqui, só uma digressão: estanho gente que nunca experimentará o milagre da maternidade / paternidade vir dar pitaco em questão desse tipo… rsrsrs; é MUITA PREPOTÊNCIA!!!

  15. É isso aí, grande Romão! Sempre alerta para as questões cruciais. Abração da galera do Quarteto Marakamundi, de Brasília, Brasil. Estivemos aí em Hamburgo em 2007.

  16. Isso é um absurdo que já está virando rotina em nosso país. Cadê o poder público que não toma as devidas providências contra esses desocupados e interesseiros que usam o nome de Deus em vão. Esses falsos profetas é que devem ser expulsos de terras que não lhe pertencem. A concorrência na cidade já está tão grande que agora estão roubando dos índios. O poder público deveria intervir não só nesses que se dizem pentecostais, mas em todas as igrejas que usam o nome de Deus para adquirir mais e mais lucro. Eu como evangélica abomino esse tipo de igreja/seita. Um dos mandamentos de Deus diz que “devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos”. E o que essa corja prega: a falta de respeito, o ódio, a intolerância e a inorância. Gente egoísta e mesquinha.

    • Muito embora abomine a pratica dessas igrejas tenho que alertar o amigo que o assunto nada tem a ver com Fascismo. Informe-se mais sobre o fascismo e perceberá que não há relação.

  17. Lucro acima de tudo!!! Quanto mais adeptos, mais ofertas e dízimos… Salvar almas hoje em dia é um grande negócio… Acho que vou até montar uma igreja…
    São uns palhaços idólatras da fantasia de serem diferentes e melhores que os outros. Doentes mentais…

      • Com certeza, Eduardo. Recentemente, foi noticiado aqui no Brasil, que a “empresa” igreja universal está lançando um cartão de crédito para que os fiéis paguem o dízimo…
        Realmente, é um absurdo, essa intolerância com o que é diferente. Ainda mais, num país laico, como o nosso.

    • primeiramente uma pessoa realmente humilde não se auyointitula como tal. Segundo vai estudar a história porque parece que não aprendeu na sobre a “santa inquisição”, fora a venda de “relíquias” sagradas, homossexualismo dos padres e denúncias absurdas de pedofilia. Pois é humilde…. Falar de outras religiões não é tão simples com um histórico deste.

  18. Covardes!!! No mês de Janeiro/2012, saiu uma matéria no site: http://www.meionorte.com sobre ” Um pastor” preso no Amazonas acusado por estuprar 4 crianças. Vamos observar? Quem é o diabo, o demônio? Eles são um exemplo clássico de ato hipócrita.

    Um forte abraço.

  19. SÃO OS MESMOS ESPÍRITOS, QUE A PARTIR DE 1500, DESEMBARCARAM AQUI. ELES VOLTAM, E CONTINUAM COMETENDO AS MESMAS BARBÁRIES. ELES VEEM COMO PASTORES, POLÍTICOS, ASSALTANTES, ESTUPRADORES… LABRÕES DE TUDO, AT´E DA NOSSA PAZ.ELES NÃO SE RENOVAM. CONTINUAM OS MESMOS.POR ISSO NOSSOS ÍNDIOS AINDA PAGAM A CONTA.INCENDIADOS, DOENTES, MENDIGOS.

  20. Isto é um absurdo. Onde está a FUNAI que não proteje os índios. Esta intolerância religiosa tem que ser tratada com o rigor da lei. Eles são muito abusados mesmo. Além de ocupar terra que não é deles ainda desrespeitam os verdadeiros donos da nossa terra. Estas igrejas picaretas usurpam os menos esclarecidos fazendo com que vendam além de bens também a sua dignidade. Aqui em Brasília eles estão por todo lado. São uma verdadeira praga.

  21. Eu até tento ter paciência com essa gente evangélica, mas esses que se dizem crentes do Senhor, cometem os mesmos erros que a igreja catrólica cometeu a centenas de anos atrás e pregam uma fé sem amor e sem respeito a fé alheia. Deixemos cada um seguir seus cultos e os índios remanescentes preservarem o pouco que restou da sua cultura. “Bosta do diabo”! Povinho que gosta muito de falar do diabo e não faz nada aconselhado por deus nenhum! #prontofalei!

  22. Choro muito com isso. Fundamentalistas religiosos são execráveis!!! Sua violência espera por uma resposta violenta. Seus Deus é violento!!! Que problema!!!

  23. O Ministro Gilberto Gil já havia feito essa crítica…

    GUERRA SANTA:

    Ele diz que tem, que tem como abrir o portão do céu
    ele promete a salvação
    ele chuta a imagem da santa, fica louco-pinel
    mas não rasga dinheiro, não

    Ele diz que faz, que faz tudo isso em nome de Deus
    como um Papa na inquisição
    nem se lembra do horror da noite de São Bartolomeu
    não, não lembra de nada não

    Não lembra de nada, é louco
    mas não rasga dinheiro
    promete a mansão no paraíso
    contanto, que você pague primeiro
    que você primeiro pague dinheiro
    dê sua doação, e entre no céu
    levado pelo bom ladrão

    Ele pensa que faz do amor sua profissão de fé
    só que faz da fé profissão
    aliás em matéria de vender paz, amor e axé
    ele não está sozinho não

    Eu até compreendo os salvadores profissionais
    sua feira de ilusões
    só que o bom barraqueiro que quer vender seu peixe em paz
    deixa o outro vender limões

    Um vende limões, o outro
    vende o peixe que quer
    o nome de Deus pode ser Oxalá
    Jeová, Tupã, Jesus, Maomé
    Maomé, Jesus, Tupã, Jeová
    Oxalá e tantos mais
    sons diferentes, sim, para sonhos iguais

  24. Bando de FDP, não conhece a cultura nacional, os verdadeiros brasileiros, não tem respeito. De religiosos não tem nada se dizem seguidores de JE$U$, sei, sei….
    REligião deveria uniar e não causar essas ações separatistas….nogento….

  25. Não são 25 mil Guarani! São mais de 70 mil pois apenas a jurisdição da Funai de Ponta Porá tem + de 30 mil! Tds vivendo em péssimas condições! As Igrejas Pentecostais transformaram muitas lideranças em pastores. Se ainda hoje é impreciso o nº de indígenas que existem, mais incerto é os estragos que o poder e desmandos que estas Igrejas fazem nas aldeias! E creio tb que elas se apropriam de recursos para trabalhos sociais.

  26. Depois algumas ditas “Igrejas”, falam dos católicos..porém até hoje elas continuam com a Inquisição, falando o que não sabem, e não repeitando o próximo, isso por que na Biblia tem varias passagens que diz, “Amai-vos uns aos outros, como ama a si próprio”, logo, eles querem ser respeitados de tal forma.

  27. E o pior disso tudo é que o famoso ator coadjuvante dessas investidas ditas religiosas, o tal Sr. Diabo, é uma arqui invenção de algum religioso para dominar os desavisados há séculos …

  28. Vergonhoso, permicioso, aviltante, um verdadeiro massacre cultural que essas religiões ditas “cristãs” estão fazendo com nossos indígenas. Um genocídio imperdoável. Algo precisa ser feito para defender a cultura indígena. Uma lei que proiba esse desaculturamento, uma cadeia para prender esses fanáticos sacerdotes do mal travestidos de “pastores”.

  29. Pingback: Pastores tocam fogo em templos indígenas - FRECAB - UMBANDA / CANDOMBLÉ

  30. Me deixa absolutamente indignado essa falta de respeito e perspectiva. Os Nativos brasileros tem uma cultura riquissima que tem que ser preservada. Eh obrigacao do Estado proteger esses povos e sua cultura. Estes pastores sao criminosos patrocinados pelo governo (nao pagam imposto) e merecem ter uma reuniao com o diabo numa cela de alguma prisao do Norte.

  31. religião só serve pra isso
    é uma desgraça mesmo esse bando de pastor vagabundo….
    religião é como tráfico !!enquanto houver usuários,nunca vai acabar

  32. A BOCA DEVE SER BOA, MUITO BOA POIS USO URUCUM DESDE CRIANÇA, E TENHO CERTEZA QUE BOSTA DO DIABO E O CEREBRO DESTES PSEUDOS SERVIDORES OU REPRESENTANTES DE DEUS, BOTA-LHES UMA FOICE OU UMA ENXADA NAS MAOS E FAÇAME PARAE ELES AJUDARM NA AGRICULTURA DESTES POVOS, INFELIZMENTE ESTES APROVEITADORES VAO SEMPRE EXISTIR SEM QUE NINGUEM FAÇA NADA, E PRECISO QUE O GOVERNO FAÇA UMA FISCALIZAÇAO NAS IGREJAS, ELS NASÇEM COMO NASCEM OS PARTIDOS POLITICOS, SOMENTE PARA TIRAREM PROVEITOS PARA PESSOAS QUE OPTAM PARA VIVER A VDA LUDIBRIANDO O PROXIMO, SEM UM PINGO DE PUDOR OU VERGONHA, PRONTO FALEI, QUEM QUISER QUE OS APOIEM

  33. Cristianismo: Há mais de 2000 praticando todos os delitos possíveis. Tinha era que tacar fogo nas Igrejas que construíram em terras que não eram deles, e banir de lá aquela corja de pastores imundos!

  34. Calhordas do inferno, tacar fogo em lugares sagrados (mesmo que não sejam para você) anulam qualquer argumentos de ‘minha religião é melhor’ que você possa ter. Tenham senso, vadios.

  35. Pelo amor de Deus. Calem a boca Pastores, cuidem de suas vidas mediocres e deixem esses povos em paz com sua respectiva cultura. A energia que existe na terra é a mesma pra todo mundo vista de maneiras diferentes. Respeitem os deuses de outros povos pois são através deles que esses indios criam força para lutar pelo seu espaço, por suas vidas. Vocês não tem o direito de coagir religiosamente ninguém, vocês não são a verdade maior do mundo, acreditem.

  36. Até onde eu sei, de uma amiga professora que trabalha numa tribo, a FUNAI tem o maior rigor com quem entra nas tribos, e mesmo profissionais como médicos, professores, sociólogos, etc, se eles descobrem que a pessoa é crente e fala disso com os índios, a pessoa é retirada. Nenhum branco pode interferir na cultura indígena, seja crente ou não.
    Mas ae essa gente reclama dos crentes, mas vários brancos introduzem maus costumes entre os índios, como o vício em bebida, suborno, compra de pessoal, etc.

  37. OLá!

    Primeiramente: se eles realmente são cristãos, devem respeitar o seu próximo, tanto como a sua religião.
    Segundo lugar: Eles estão fazendo com os Índios o que fizeram com muitos crentes. Portanto, estão revidando o mal com o mal?
    Terceiro: Estão dando motivos para escandalos.
    E por aí vai…

    A Bíblia diz que não é por força e nem por violência, mas, pelo Espírito de Deus.
    Por várias vezes, Jesus pregou em lugares que Ele era rejeitado…Ele ia embora para outro lugar.

  38. SERÁ VERDADE ???? AO LONGO DE SUA HISTÓRIA, O PROJETO “CIVILIZADOR CRISTÃO ” MASSACROU AS CULTURAS NATIVAS. MAS ALGUNS CRISTÃOS SINCEROS ( MESMO Q POR VEZES EQUIVOCADOS ) ARRISCARAM TUDO, E AINDA O FAZEM, PARA DENUNCIAR E COIBIR TAL CRUELDADE.

  39. AMIGOS NAÕ VAMOS GENERALIZAR INFELIZMENTE EXISTE MAÇÃS PODRES MAS TEM MUITA GENTE SERIA E COM DEUS NO CORAÇÃO FAZENDO O BEM POR ESSE MUNDO

  40. Seja que denominação for… Pastores devem guiar seu rebanho, zelar e cuidar. Então não considero esses sem noção pastor de nada. Quem afinal eles seguem? Quem eles deviam representar na terra? Não deviam estes doutores da lei “apascentar as ovelhas” de Jesus?! No entando a unica coisa apascentada são os interesses de seus bolsos.

    Consta nas escrituras sagradas:

    “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
    E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”Mateus 7:22-23

  41. Esses maníacos religiosos mereciam pena de morte!Pena que no Brasil essa loucura está se propagando e chegando até os postos políticos.Daqui a pouco, quem não for da religião “X” ou “Y” vai ser preso ou condenado,porque até as leis esses doidos andam mudando.E a culpa é de quem?Quem paga dízimo prá esses vigaristas chegarem aonde chegam,porque pobre e desconhecido, ninguém é eleito nem tem poder prá cometer tantas atrocidades.ACORDA BRASIL!

  42. Cara, como você pode criticar um indivíduo e não da-lo direito de resposta ou de defesa à crítica ?

    Só tem um lado entrevistado da história nesse vídeo, então é loucura tirar conclusões.

    E quem ateia fogo em propriedade alheia tem que responder por crime contra o o patrimônio publico ou privado, no mínimo pelo seu valor cultural; independentemente de religião.

    Essa situação tem que ser investigada e depois entrevistar e dar direito de respostas aos possíveis culpados.

  43. Nada a estranhar, o Brasil vive um bum da corrupção e da inversão de valores, os mais espertos se apresentam como podem e tudo fazem para superar uns aos outros e, um
    dos meios é aquele que atige diretamente ao povo influenciado-o através de lavagem
    cerebral.É sériamente a proliferação de “templos religiosos” que vendem em troca de tudo que tem o “credor”, para que ele obtenha um lugar no “paraiso”, metalidade de um povo trogrodita, igual ao que vivia nas cavenas pré-histórica, esses espertos tudo fazem para obter seus intentos, inclusive essa aberração sobre o corantes utilizados pelos
    silviculas e, assim vai pelo Brasil afora tudo é válido para obter vantagens.

  44. Não basta o que os índios sofreram anteriormente com a Igreja Católica?
    Sofrerão agora, com as Igrejas Evangélicas?
    Urucum é erva do mal? Ora, vão se catar, bando de vagabas. Trabalhar que é bom, nada, né?

    • É tão cruel, custamos crer que possa ser realidade. Pessoas que dizem conhecer a palavra de “DEUS” agirem de forma tão desumana.

  45. eu nem imagino estes idiotas, falsos lideres, sacrificar a religiosidade dos indios, bando de fanaticos, e com certeza, geralmente estes imbecis, eram vagabundos !!!!

  46. Pingback: Pastores pentecostais tocam fogo em templos indígenas no Brasil, e dizem:“Urucum é bosta do diabo” | Cliografia

  47. Sabe o que eu acho muito horrivel??? É o total descaso das autoridades e de lideres de renome que representam estas igrejas nacionalmente!!! Quem esta financiando esta barbaridade na região?????? Estamos voltando para o período Medieval neste país!!! Não concordo e nem acredito neste fundamentalismo doente que estes pastores e suas equipes de amebas estão fazendo contra os índios. ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGO DE CONCRETO!!!!!!! MUITO TRISTE APROVEITAR DA DESGRAÇA ALHEIA NESTE PAÍS!!!!!

  48. Presidente Dilma Rousseff.

    Até quando vamos er que tolerar esses absurdos!

    Senhores que presidem Câmara Federal e Senado, até quando esses idiotas protestantes vão continuar desrespeitando as culturas religiosas dos negros e dos índios?

    Senhores ministros do Supremo, será teremos que partir para uma guerra religiosa para conter esses fascínoras “evangélicos” ?

    E vocês das forças armadas, até quando se vai tolerar tamanhos absurdos contra as culturas alheias, em nome de um Deus que pregou o amor, a tolerância, enquanto esses bandidos somente querem poder e dinheiro, além do escravismo dos nossos indígenas.

    Acordem para a realidadade, pois, esses bandidos estão agindo em nome de uma liberdade religiosa que eles nem sabem o que realmente é.

  49. Enquanto houver idiotas e ignorantes, esta malditas igrejas e seus malditos pastores prosperarão.
    Trabalhei com um fulano de tal, que so construia salinha vip e adorava puxa-saco.

  50. Quando o bom senso adormece, os monstros acordam…No caso das seitas pentecostais, o bom senso está em coma profundo e o monstro do fanatismo e da alienação está solto, a rondar as consciências mais frágeis e ingênuas de seus fiéis (manipulados e explorados) seguidores… fazendo-os comportar-se de modo ridículo e lamentável. O Brasil deveria seguir o exemplo de Angola, onde as seitas evangélicas brasileiras foram proibidas, pelos mesmos motivos com que aqui também deveriam sê-lo: exploração, fanatismo, fundamentalismo, discriminação religiosa, homofobia, etc etc etc… Esse fundamentalismo cristão que se auto-intutula “evangélico” tem se tornado cada dia mais uma seita perigosa, uma chaga social, em pleno ocidente do século 21… Lamentável.

  51. Não são pastores . São mercenários que destorcem as palavras da bíblia a seu favor . Jesus , o Messias , já nos advertiu sobre esses falsos pastores que surgiriam , e ai esta o mundo cheio deles . Quem for digno de ser enganado , enganado será …até para que somente os escolhidos herdem o Reino de Deus !!! A conversão do próximo deve ser feita com a palavra e bons exemplos , e de forma suave , sem imposição , o resto deixe por conta do ESPIRITO SANTO , se tiver que ser será , se não …
    Os índios devem ser respeitados e defendidos nos seus direitos , independente de sua crença … e isso é cristianismo !!!

  52. Gente que recebeu projeção mental ignorante de um outro ignorante projetado. E tudo devido as colocações da Seita de Roma que mexeu nos textos dos antigos e acabou criando conceitos ocidentais para assuntos orientais. Quem sabe um dia aparece alguém na mídia que decodifique e diga a verdade de quem foi o autor da manipulação das histórias antigas, catalogadas num compendio chamado de Bíblia, onde trata de assuntos de ufanismo e interesses estritos do Judaismo.

  53. No começo eram os jesuítas que vieram encher o saco dos nossos índios, agora temos estes evangélicos. A bosta do diabo não está no Urucum e sim nas cabeças desse beóceis…

  54. Completamente contrário ao ensino da Bíblia. Zacarias 4.6 diz “Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor”. Os índios podem e devem ser evangelizados mas jamais obrigados a aceitar algo imposto a força. Cadeia pra estes pastores.

  55. Isso, já faz tempo e muito tempo. Exatamente, em relação à esses indígenas, fiz um (carta-denúncia) ao Ministério público (federal), eles não a receberam e encaminharam para o Ministério Público do Mato Grosso do Sul ou Paraná, não lembro ao certo. Havia fotos e uma imensa reportagem a respeito, inclusive, dos suicídios cometidos por esse povo, frente à alienação e perda de identidade. O tal Ministério Público de (lá), depois de muito tempo mandou uma resposta (que estava tudo muito BEM e eles não encontraram problema algum). Desisti…, infelizmente, esse grupo indígena (tronco) dos povos brasileiros está fadado ao desaparecimento (genético) e no mínimo, cultural. Simplesmente, CRIME DE GENOCÍDIO!. Foi essa e continua sendo essa a MINHA ALEGAÇÃO: GENOCÍDIO feito pelo Estdo Brasileiro (descaso, omissão) contra o Tronco Tupi-Guarani do Sul do oeste do Brasil, fronteiras com o Paraguai.

  56. A melhor maneira de proteger os índios é para deixar as crianças vão para a escola, em vez de ficar preso em rituais abusivos antigos que não têm nenhuma relevância no mundo de hoje.
    Só quando eles têm uma boa educação pode índios defender contra missionários supersticiosas e outros exploradores.

    Escola em vez de reclusão.

  57. “Deus é amor”, sem dúvidas. Essas igrejas certamente esqueceram-se disso. A tradição cristã tem preservado por séculos o mandamento do amor: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo. Não é possível realizar um sem o outro. São essencialmente dependentes. Logo, concluo: esses indivíduos não vivem de fato o cristianismo. Vivem algo que eles mesmos têm denominado como cristianismo. Ás vezes penso que muitos cristãos (e denominações cristãs) têm vivido nessa ignorância por séculos, sem perceberem que suas ações são absolutamente anticristãs. O amor é absoluto, a ignorância não.

  58. Por lei os pastores tem direito de colocarem igrejas em qualquer região do país, pois, o Brasil é um de livre crescer e ninguém segundo o 5°artigo além disso essa historia de cristão colocarem fogo em algum lugar já foi usada por Nero e cristão nenhum coloca arma na cara de ninguém para aceita Jesus essa historia esta muito mal contada pq tb não foram falar com os índios de fé evangélicos para eles falarem a versão deles da historia .

  59. Em 2014 eu fui duramente xingado por um rapaz, em uma avenida bem movimentada da Tijuca, no Rio de Janeiro. O rapaz me xingou de homofóbico, escroto e outros termos que não vem ao caso. Tudo se deu porque eu estava parado no ponto, esperando um ônibus para casa, mas a minha camisa tinha uma palavra que foi suficiente para despertar tamanho ódio nesse rapaz (e olha que ele estava dentro de um ônibus que passou em frente ao ponto). A palavra era “Jesus”. Para ele, um jovem homossexual, pelo que percebi, o simples fato de ter esse nome (Jesus) escrito em minha camisa foi o suficiente para esbravejar contra mim. Fiquei constrangido na hora. Quieto. Perplexo com tamanho insulto. As pessoas ao meu lado ficaram olhando para o rapaz que gritava, com olhar de espanto, afinal ninguém estava entendendo tamanho ódio sem motivo algum. Acredito que se ele estive na rua não iria somente xingar, mas partiria para cima de mim. Bem, segui meu caminho… O meu desejo era de que ele tivesse descido e tivesse vindo em minha direção. Queria lhe dar um forte abraço e falar que não tenho nenhum sentimento de ódio contra ele ou contra alguma escolha que ele possa fazer. Que esse sentimento que ele nutria por mim não é o sentimento que tenho por ele ou por qualquer homossexual. MAS O MOTIVO DE DIZER TUDO ISSO, é que assim como esse rapaz teve um ato isolado, que no caso foi contra mim, e que não define a postura de todos os homossexuais pelos cristãos, também entendo que essas pessoas que atearam fogo em templos indígenas não definem a postura da grande maioria de cristãos. Aliás,cristãos é o que essas pessoas não são. Onde Jesus foi visto pedindo para algum cristão incendiar algum templo que professasse outra fé? – GENERALIZAÇÃO, – ÓDIO, – DIVISÃO, + PESQUISA, + AMOR, + TOLERÂNCIA.

Deixe um comentário