Merkel, a “Grande Alexandre” e seu Nó Górdio na G-20


por Kristian Stemmler do Junge Welt, tradução Marcos Romão.

Nós desempenham ocasionalmente um papel na história do mundo. O mais famoso deve ser o “nó górdio”, que Alexandre, o Grande, segundo a lenda, usou como inspiração na sua conquista da Ásia, para solucionar problemas.através da espada.

logo G-20

Foto: Lino Mirgeler/dpa

Para o militar profissional, a violência foi a sempre a melhor escolha para resolver problemas aparentemente  insolúveis.

Início de julho Angela Merker pretende fazer o papel de Alexandre o Grande.

A chanceler Merkel espera acumular capital na cúpula do G-20 em Hamburgo, conseguindo romper o nó górdio dos conflitos entre as potências imperialistas .

Atualmente o ceticismo é predominante.

Agora acontece até mesmo uma gafe embaraçosa com o logotipo da cúpula.

A agência premiada Scholz & Friends projetou e selecionou um motivo marítima: um nó lembra o nó direito ou nó de Hécules.

Os marinheiros o conhecem  o “como uma conexão estável e resiliente”, afirma a propagando na website da G-20.

O colunista  Thorsten Grenz do “Gerente Magazin” desmascarou tão completo absurdo. Ele cita uma obra de referência sobre nós: o nó direito não é seguro, tem “provavelmente” mais mortes e ferimentos na sua conta, que o fracasso de uma meia dúzia de outros nós juntos.

” Maravilha! – poderia alguém exclamar, pois se encaixa muito bem como um logotipo de uma reunião de chefes de Estado, responsáveis por  guerras e crises em todo o mundo.

Mas ainda tem mais. Grenz descobriu que o logotipo quando mostrado em animação, não mostra nenhum nó direito, mas um chamado nó de ladrão, um nó de brincadeira que desata sob pressão. É usado em truques de mágica e brincadeiras. Costuma-se amarrar as redes de marinheiros inexperientes com este nó, para torná-los dolorosamente conscientes, de que você tem que prestar atenção em quem você confia.

Toi, toi, toi!

Nota da Mamapress

Nó Direito

Na antiguidade era conhecido pelos gregos como nó de Hércules, este nó é muito utilizado por ser fácil de fazer e pela simetria, útil para fechar pacotes, amarrar sapatos, terminar amarras, etc, mas quando submetido a tenção em apenas uma de suas pontas este nó pode se desfazer.

Este nó serve para unir dois cabos de igual material e bitola (diâmetro), serve também para emendar ataduras. O nó direito quando feito com cabos de diferentes bitolas (diâmetros) se desfaz sozinho, na verdade não é aconselhável fazer uma emenda com o nó direito, pois quando puxamos por um só dos cabos ele se desmancha.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s