Facebook condenada a pagar 110 milhões de euros de multa, por ocultar que Whatsapp podia chupar dados do Facebook


Versages

EU-Kommissária  Margrethe Vestager- autoridades de Bruxelas sentiram-se enganados pelo Facebook

Bruxelas

do Handelsblatt tradução Marcos Romão

Facebook foi condenada a pagar 110 milhões de euros de multa à Comissão da UE por focultar informações na aquisição de WhatsApp.

As multas foram aplicada pelas as autoridades de Bruxelas na quinta-feira passada.

A autorização concedida em 2014 para a fusão das duas firmas gigantes da Internet não será encerrada. Facebook aceitou a punição aparentemente. “O anúncio de hoje encerra o assunto”, disse um porta-voz.

É sobre a agregação e ligação de dados dos usuários entre a rede social e o serviço Messenger, que também bota em pé de guerra os defensores da privacidade .

De acordo com o Comissário responsável por concorrência e controle de cartéis, Margrethe Vestager, Facebook esclareceu no pedido de aprovação da fusão em 2014, a empresa não não tinha condições técnicas possíveis de uma sincronização automática de dados confiável entre as contas de ambos os serviços.

Mas em agosto de 2016, no entanto, WhatsApp anunciou exatemente isso: que os números de telefone de usuários WhatsApp poderiam ser ligados aos respectivos perfis do Facebook.

“A Comissão constatou que um ajuste automático do Facebook e WhatsApp perfis de usuário – ao contrário do  que  Facebook informara da impossibilidade de controle das interligações de dados, como parte do procedimento de 2.014 – já em 2014 era tecnicamente possível, e que era conhecido pelos funcionários do Facebook esta possibilidade “. disse Vestagers..

Mas o Facebook disse: “Temos agido e desde os primeiros contatos com a Comissão em conformidade e com a boa fé. Tentamos fornecer informações precisas em todos os momentos”..

Os erros nos documentos e informações de 2014 não foram intencionais, assegurou um porta-voz. Além disso, a Comissão tinha confirmado que eles não foram decisivos para o resultado do processo de aprovação

Na verdade, disse Vestagers, que as declarações incorretas autoridade  Facebooks foram relevantes, mas não foi decisivo. “A Comissão tinha naquela época também um cenário hipotético”, reiterou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s