Perdi a aposta, mas ganhei o dia…


Por Alex Mello

Alex Melo

Alex Mello- ator e diretor de teatro na Alemanha

Apostei com a moçada do projeto teatral que estou dirigindo, que se conseguíssemos levantar todo o espetáculo antes das férias de páscoa, haveria café e bolo por minha conta, e fora dos muros da escola!

Levei 15 cabeças, entre 12 e 14 anos, até padaria mais próxima para o café da tarde. Geralmente trabalho com grupos mistos ou tendo em sua maioria imigrantes, mas este quebrando a regra, é composto apenas por alemães.

O funcionário, um jovem alemão na casa dos 20 e poucos anos, ao me ver encabeçando a trupe não se contendo perguntou aos alunos:

– Ele é professor de vocês?

– Sim, é nosso professor de teatro, perdeu uma aposta!

Eu olho pro atendente, sorrio e digo :

café com bolo

Café com bolo

 

– O lanche hoje é por minha conta.

Ele aproxima-se e diz :

_ Pago metade, faço questão!

Levei na brincadeira, claro… Mas pra minha surpresa no caixa ele reafirma e quita a metade da nota. Disse a ele que não era necessário, mas ele insistiu e num sorriso sincero disse: – ]

_Quando meu moleque crescer quero que ele faça parte de grupos assim.

turma de teatro

Voltando pra casa pensei nas escolas públicas que frequentei, pensei nos professores que me inspiraram, pensei nos colegas de classe, pensei no menino negro da Baixada Fluminese que fui, pensei em tantos meninos negros que precocemente se foram … Pensei em tanta coisa … Tanta coisa que chorei e nem deu tempo pra ser escondido …

Deixe um comentário

