Modesto da Silveira morreu! Viva Modesto da Silveira!


Morreu meu amigo Modesto da Silveira, um parceiro da luta antirracismo desde a década de 80. Época em que poucos grandes advogados brancos se interessavam pelo tema. Racismo era um tema, que para muitos da esquerda nem existia.

Estou triste, Modesto se vai, logo depois dos terríveis acontecimentos em Cidade de Deus.

Modesto se vai em um momento que precisamos de mulheres e homens, que defendam a democracia, e saibam que a defesa dos direitos humanos, não tem mas nem talvez.

Uma pessoa violada em seus direitos humanos, é uma pessoa a ser defendida na manutenção da sua dignidade.

Defensor dos direitos humanos não pergunta o passado de ninguém que esteja pendurado em um pau-de-arara levando choques elétricos.

Um defensor dos direitos humanos faz das tripas coração para, tirá-lo de lá, de debaixo da tortura e devolver-lhe a dignidade humana.

modesto-da-silveira

foto: romao@mamaterra.de

A última vez que estive em uma ação com Modesto, foi em janeiro de 2013, nas negociações para proteger os povos indígenas que ocupavam a Aldeia Maracanã. Conversamos na época em particular, ele previu que o Brasil estava caminhando para trevas diferentes, mas talvez piores, que as trevas da ditadura, pois estávamos nas mãos de governadores para os quais direitos humanos eram coisas do passado. O governador que era Sérgio Cabral. Pouco depois, Cabral liberou o uso de armas ultrassônicas contra os povos indígenas da Aldeia Maracanã.

Modesto parecia um garoto pulando muros da Aldeia Maracanã, nas ruínas do Museu do Índio.

Como o poeta Mayakosvisky, Modesto da Silveira tinha um defeito de nascença. Modesto da Silveira era todo feito de coração. Marcos Romão

Matéria de o Globo:

Morreu nesta terça-feira (22), aos 89 anos, o advogado Antônio Modesto da Silveira. A morte foi divulgada no site da Ordem dos Advogados (OAB) do Brasil no Rio de Janeiro, que lamentou o fato. Segundo as informações da OAB, Modesto da Silveira será velado nesta quarta-feira (23) na sede da OAB no Rio, no Centro, e o sepultamento vai ocorrer às 16h no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

O nome de Modesto da Silveira está ligado à defesa das liberdades democráticas. O presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, afirmou que o advogado era “um dos grandes defensores da democracia do país”.

“Ele foi deputado federal eleito basicamente pelos defensores da anistia, das liberdades. Sempre se pautou por uma conduta ética de grande correção. Pessoalmente, tenho muita gratidão, pois ele foi advogado da minha família durante a ditadura, do caso do desaparecimento do meu pai. Um homem que deixou como exemplo um modelo de advocacia para que possamos seguir”, disse Santa Cruz.

A OAB informa que Antônio Modesto da Silveira era mineiro de Uberaba e nasceu em 23 de janeiro de 1927. Os pais, Joaquim Modesto da Silveira e Elvira Modesto da Silveira, eram lavradores sem-terra, e, em 1948, Modesto migrou para o Rio, na época Distrito Federal.

Concluiu o ensino médio e, em 1962, se formou em Direito pela antiga Universidade do Brasil. “Em 1964, com o golpe civil-militar, tornou-se desde o primeiro dia defensor de presos e sequestrados políticos. É considerado o advogado que mais defendeu os perseguidos pelo regime autoritário de 1964-1985.”

Anúncios

2 pensamentos sobre “Modesto da Silveira morreu! Viva Modesto da Silveira!

  1. Lamento muito o falecimendo do advogado Modesto da Silveira. Também lutei de longe, com abaixo assinados, enviando sementes da árvore milagrosa Moringa oleifera para a Aldeia Maracanã e até escrevendo diretamente para diversas autoridades da ápoca. Lamentável o que fizeram com o ex-museu do índio! Mas, uma pergunta: o Ministério da Cultura havia conseguido tombar o local como Patrimônio da Humanidade e ficar aos cuidados do Instituto Tamoio que o ocupara e estava cuidando dele. Como destruíram esse tombamento de Patrimônio Público? Áurea de Andrade
    .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s