Presos Jornalistas da “Voz da Comunidade”, do Complexo do Alemão


Editor Marcos Romão

Atualizado às 15 horas pela jornalista Melissa Canabrava da  equipe da Voz da Comunidade:

“O fundador e editor-chefe do jornal Voz das Comunidades, Rene Silva e o fotógrafo Renato Moura foram presos pela Polícia Militar e encaminhados para a 45DP (Alemão) no fim da manhã de hoje acusados de desacato e desobediência.

Os comunicadores faziam a cobertura da remoção da Favelinha da Skol, na Avenida Itaóca, quando não obedeceram a ordem da PM que os obrigaram a desligar os equipamentos, para que não registrassem a ação.

“Um dos policiais arrancou o celular da minha mão e eu fui atrás, nesse momento ele me deu voz de prisão por estar desobedecendo ordem. Nisso, fui algemado e levado para a delegacia. Ainda no carro, pediram meu celular novamente, que já estavam com eles.” – Disse Rene Silva, após ser liberado.

A página do Voz da Comunidade denunciou ao vivo e até o momento as polícias Civil e Militar não comentaram a prisão dos jovens.

A Anistia Internacional e a Defensoria Pública enviaram representantes para auxiliar os jovens no caso e estão recebendo assistência da doutora Eloisa Samy.  A reação truculenta da polícia será denúncia.”

Rene Silva e Renato Moura foram liberados após depoimento.
A família e a equipe do #VozDaComunidade estão no local.rene-solto

Hoje sábado pela manhã. pela manhã três jornalistas do do jornal Voz da Comunidade,  do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, foram presos quanto faziam a cobertura de uma ação da Polícia Militar na favela da “Skol”. Um deles foi Rene Silva, criador do periódico comunitário

Recebemos no Sos Racismo Brasil o pedido de socorro via redes sociais até de internautas de São Paulo:
“Prenderam o Rene Silva e a equipe do Voz das Comunidades por estarem filmando a remoção violenta da favela da Skol no Complexo do Alemão.”

Na página da “Voz da Comunidade” vinha o seguinte relato da prisão:

“Rene Silva e o fotógrafo Renato Moura foram levados pela PM e até o momento nossa equipe não conseguiu contato com nenhum dos dois!

Fomos informados pela PM que eles seriam levados para a 22DP, mas segundo informações estão na 45ª DP (Alemão)

flagrante-da-detencao

Foto: Voz da Comunidade

Uma colega do time de jornalistas que filmou parte da detenção, enviou também informações para as redes sociais.