Música para Corpo & Alma: Jurema & Malunguinho


Já ouvir falar na Jurema?

Entre as pesquisas sobre música e espiritualidade, nos últimos anos fui tendo um contato mais profundo com as tradições indígenas e afro-brasileiras, que brando pre-conceitos e me abrindo para toda sabedoria presente nestas tradições, e que muito mais que um estudo racional e intelectual, representa um resgate de meus antepassados, da espiritualidade de nosso Brasil, ha muito ocultada, pra não dizer apagada de nossa memoria, mas meu coração ao entrar em contato bateu e bate mais forte…

Um exemplo desse resgate, foi minha participação a um ano atras de um evento chamado “Kipupa Malunguinho”, relacionado a espiritualidade indígena da região de Pernambuco conhecido como “Jurema Sagrado”, quando passei por Recife participando do Congresso de Vegetarianismo.

O Evento aconteceu num Quilombo, na região de Abreu e Lima, fortalecendo a tradições espirituais da Jurema, no âmbito religioso, politico, entre outros, com um posicionamento diante das perseguições religiosas, fortalecendo a luta para manter viva estas raízes. O evento celebra e lembra o nome de Malunguinho, importante figura daquela região que participou da libertação de escravos, realizou curas, entre outros importantes feitos.

Um dos momentos marcantes deste encontro, foi ouvir o grupo Bongar e sua musicalidade única, com toda força e espiritualidade… enquanto isso a poeira levantava com as pessoas dançando coco, sobre o coco vamos conversar mais em outro momento… no fim da postagem compartilho o grupo Bongar cantando pra Malunguinho!

Daqui algumas semanas embarco para Recife para participar novamente deste lindo e importante evento, que me reconecta com minhas raízes, e que de alguma forma depois trazemos um pouco desta energia aqui pro Sul.

Prana Artes e Terapias

Já ouvir falar na Jurema?

Entre as pesquisas sobre música e espiritualidade, nos últimos anos fui tendo um contato mais profundo com as tradições indígenas e afro-brasileiras, que brando pre-conceitos e me abrindo para toda sabedoria presente nestas tradições, e que muito mais que um estudo racional e intelectual, representa um resgate de meus antepassados, da espiritualidade de nosso Brasil, ha muito ocultada, pra não dizer apagada de nossa memoria, mas meu coração ao entrar em contato bateu e bate mais forte…

Um exemplo desse resgate, foi minha participação a um ano atras de um evento chamado “Kipupa Malunguinho”, relacionado a espiritualidade indígena da região de Pernambuco conhecido como “Jurema Sagrado”, quando passei por Recife participando do Congresso de Vegetarianismo.

O Evento aconteceu num Quilombo, na região de Abreu e Lima, fortalecendo a tradições espirituais da Jurema, no âmbito religioso, politico, entre outros, com um posicionamento diante das perseguições religiosas, fortalecendo a…

Ver o post original 114 mais palavras

Deixe um comentário

