Pano de fundo do movimento Gülen ou “O Serviço” em português


Fonte:mdrAktuell

O Movimento Gulen ou Hizmet ou (em português: o serviço) é um movimento religioso e social do pregador islâmico turco Fethullah Gülen, que está presente em mais de 160 países na educação, saúde, mídia e finanças.
Às vezes, é visto publicamente como um ,ovimento pacifista e que defende um islamismo moderno. Os críticos se queixam de práticas sectárias.
O número exato de seguidores não é conhecido, uma vez que o movimento é bastante fechada em si e não libera nenhuma informação oficial de sua estrutura e número de adeptos. Estima-se que tenham cerca de oito milhões de seguidores.
Pai do movimento: Fethullah Gülennachrichten-136-resimage_v-variantSmall24x9_w-640

Gülen nasceu em 1941 como filho de um imã e lecionou em uma mesquita em Erzurum. Mais tarde, ele se juntou ao movimento Nurcu. Ele recebeu em 1959 uma licença de pregador religioso do governo em Edirne, onde começou a trabalhar como um imã. 1966 Gülen foi transferido para a mesquita de Kestanepazarı em Izmir, onde ele aperfeiçoou a doutrina de seu ídoloSaid Nursi, ao agregar elementos sociais conservadores e nacionalistas.
Suas pregações itinerantes aumentou consideravelment o número de seus seguidores , especialmente em círculos educados. Seus sermões foram espalhados através de cassetes de áudio e vídeo.
Depois de se despedir das atividades como pregador estatal, em 1981 Fethullah Gülen pode se concentrar em seu movimento.
Através de boas relações com o governo Turgut Özal ele chegou a um vasto público no final dos anos 80.
Na década de 90 ele virou-se cada vez mais contra o governo conservador religioso de Erbakan e defendeu um estado secular e laico.
Gülen iniciou então, uma campanha para a promoção da educação e fundou centenas de escolas privadas e abrigos estudantis, nos estados com população turca da antiga União Soviética e mais tarde em todo o mundo.
Suas três preocupações principais são em suas próprias palavras, educação, o diálogo e trabalho através dos meios de comunicação . No entanto, os críticos advertem contra a difusão mundial do movimento Hizmet.

Pela tradução:Marcos Romão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s