Golpe frio no Brasil. Deu no Der Spiegel


por  Spiegel

pela tradução Marcos Romão

Os opositores de Lula  conseguiram o que sua frágil sucessora Dilma Rousseff, não conseguiu desde que tomou posse: Eles conseguiram colocar juntos com o governo, a base do Partido dos Trabalhadores, os sindicatos e os movimentos sociais.

Centenas de milhares de apoiadores de Lula protestaram na sexta-feira à noite em todo o país contra a tentaiva de tirar a presidente do cargo por meio de impeachment. (Impeachment) do cargo. Na Avenida Paulista, em São Paulo, que é considerado como um termômetro dos protestos, eles ocuparam onze quadras da cidade da cidade de São Paulo..
As manifestações permaneceram calmas, Lula foi conciliador, ele evitou ataques contra o sistema judiciário e chamou para o diálogo. Dificilmente se ouviu Incitação ao ódio nas manifestações no Rio e em São Paulo.
Ao contrário do protestos contra o governo na semana passada, em que cada vez mais rebeldes, extremistas de direita e caronas da desordem ganham voz. Eles não representam a maioria dos manifestantes, mas eles ganham popularidade. Isto é preocupante para o ainda jovem democracia brasileira.

Pela primeira vez desde o fim da ditadura militar em meados dos anos oitenta, o maior país da América Latina, sofre uma Crise de Estado, que poderia destruir muitas realizações dos últimos trinta anos. Parte da oposição e o Judiciário. juntamente com o grupo da poderosa TV Globo, tem inflamados os ânimos e desencadeado verdadeira uma caça às bruxas contra o ex-presidente Lula.

Sérgio Moro, juíz ambiciosos do sul do Curitiba do Brasil, aparentemente, tem apenas um objetivo: levar o ex-presidente para atrás das grades. Moro comanda os inquéritos do escândalo de corrupção, que envolvem a empresa petrolífera estatal Petrobras, e centenas de gestores, lobistas e políticos, incluindo vários altos representantes do Partido dos Trabalhadores de Lula.

Como um furacão o juíz varreu a elite política e econômica do Brasil. Ele descobriu bilhões desviados. Mais de cem suspeitos estão na prisão, a maioria sem condenação. Muitos brasileiros celebram os juízes-lo como um herói nacional.

As evidência são poucas.

Mas nos últimos meses o sucesso de Moro, aparentemente subiu à sua cabeça. O juiz faz política, que não não lhe seria permitido. A publicação de conversas telefônicas interceptadas entre Lula e Dilma poucas horas antes da nomeação de Lula como primeiro, perseguiu por si só, fins políticos, e foi legalmente duvidosa, para dizer o mínimo.

Moro até agora não tem sido capaz de forjar uma acusação contra Lula, embora dezenas de promotores e agentes federais de Curitiba, vasculhassem as finanças e condições de vida pessoais do ex-presidente durante meses. A evidência é ainda escassa.

cunhae

Para aliados de Dilma, Eduardo Cunha protelou início do trâmite na espera de piora no cenário

Lula não tem milhões na Suíça, como o poderoso presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, um juiz do Supremo Tribunal de Justiça referiu a ele como um criminoso. Mas isso não impede que Cunha assuma a presidência da comissão, que é responsável pelo impeachment da presidente.

Nesta honrosa comissão de impeachment, senta-se entre outros, um ex-governador de São Paulo, que foi condenado na França por acusações de corrupção, mas não foi entregue pelos brasileiros, porque ele é brasileiro.

O fato de que tais figuras possam dizer palavras decisórias para derrubar um presidente, que até agora não tem nenhuma culpa que a incrimine. destrói a legitimidade de todo o processo.

Seguidores de Lula alertam sobre estar acontecendo um golpe frio contra a democracia brasileira. Vinda do vento, essa preocupação não é.

Anúncios

47 pensamentos sobre “Golpe frio no Brasil. Deu no Der Spiegel

  1. Uma mentira contada várias vezes torna-se verdade. Sempre foi a temática do PT de João Santana… Não tentem defender esses vagabundos que vilipendiam nossas riquezas!

    #VivaBrasil #AdeusPT #Corruptos

  2. A imprensa estrangeira ao relatar acontecimentos em outros países , querem mostrar que estão por dentro dos assuntos estrangeiros e evocar sensacionalismo sem conhecer detalhes periféricos destes acontecimentos. No presente artigo, que dá a impressão que Lula e o PT estão sendo injustiçados e perseguidos, não divulgam evidências colaterais que motivaram tanta repugnância contra eles.
    Lula tem um histórico tenebroso: recebeu dinheiro dos maiores corruptores do país há decênios para as mais diversas causas obscuras (sítio Atibaia, reforma de apto. no Guarujá, palestras desconhecidas, etc.),teve uma amante que nomeou a um cargo internacional elevado que permitia a companhia desta moça casada no seu avião presidencial), fez coalizações com partidos que se tornaram infiéis e os maiores corruptos da história da república, deixou a Petrobras ser dilacerada pela corrupção, etc.etc…
    E aí afora.

  3. Golpe frio????? desde quando ???? Dizer que os manifestante contra a corrupção não representam a maioria??? de carona?? Não meu velho são pessoas trabalhadoras que pagam seus impostos Ninguem foi coagido a entrar numa manifestação ,Quem fez ameaças de perder seus empregos e distribuiu sanduiches ,pagou frota de onibus ,deu 3 notas de dez reais a cada integrante Foi o PT

  4. De qualquer modo o que se passa no Brasil tem pouco a ver com corrupção. Trata-se de política. Pura, dura e suja. A direita não aceita as sucessivas derrotas eleitorais e quer regressar ao poder o mais depressa possível. A bem ou a mal. Nem que seja preciso recorrer a um golpe militar já que o judicial está em curso. Este é aliás outro ponto importante. A forma como a justiça no Brasil tem atuado não é isenta. Leonel Moura/Negócios. http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2016/03/a-vinganca-lula-da-silva-brasil.html

  5. Deixa de ser besta cara, o Sergio Moro tem provas o suficiente para botar na cadeia, o Lula a Dilma e até você seu abestado por ficar escrevendo abobrinhas sem ter conhecimento de causa.

  6. Já estamos em um regime de exceção aqui no Brasil e isso precisa ser denunciado pela imprensa internacional já que a nossa mídia assim como o nosso judiciário é totalmente partidária. Eu como cidadã brasileira quero realmente a apuração de todos os escândalos de corrupção. Mas a situação aqui é grave, pois a mídia liderada pela globo alimenta a população com falsas informações praticando um jornalismo antiético, enquanto os juízes estão mais preocupados com os holofotes. Derrubar a Presidenta Dilma, democraticamente eleita (gostem ou não) e prender o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (mesmo sem provas consistentes) parece ser mais importante do que a verdadeira luta contra a corrupção, fazendo com que o judiciário atropele as leis de forma vergonhosa, colocando em risco nossa Democracia. Meu questionamento e o de muitos brasileiros é: A questão é o combate a corrupção ou apenas derrubar a presidenta, prender o Lula e manter as mesmas velhas raposas, comprovadamente corruptas no poder?
    Que a imprensa internacional fique atenta denunciando ao mundo o que está acontecendo no Brasil.

  7. Nossa democracia ainda é uma criança, mais uma criança muito frágil e com o fim das eleições presidenciais de 2014 vencida pelo partido dos trabalhadores o PSDB não desmontou seu palanque político não aceitando o resultado das urnas, aí deu no deu sofrimento para todo um povo trabalhador inclusive seu próprio eleitorado que eles não estão nem aí pra eles só querem como massa de manobra

  8. Escândalo de enriquecimento ilícito milionário, – de mais de 350 mi desde a déc. de 90 -, crime organizado e lavagem de dinheiro em Niterói. José Roberto Mocarzel, secretário de transportes e braço direito de Jorge Roberto Silveira (- q carreira…) – quatro mandatos, hoje em Miami -, foi autuado em sua mansão em Itaipú e no Recreio dos Bandeirantes. Em reportagem do RJTV do Rede Globo de televisão, a prefeitura envolvida no escândalo c/ suas empresas ditas de fachada, a Translar (hospitais) e a Arkitec (projetos), “ñ quis se pronunciar”. – Eu me pronuncio: confisco e 30 anos de penitenciária p/ todos os criminosos. Mais detalhes desta farsa em dossiê.

  9. Muito interessante e completa essa análise, que infelizmente não conseguimos ler em nenhum veiculo da grande midia brasileira. Aliás nem próximo a isso.
    Vejam bem , mesmo que acreditemos nas “boas intenções” do Juiz de Curitiba, um fato que ninguém (nem ele) se preocupa em explicar é o motivo de ignorar que já existem esses dois citados na matéria e mais alguns onde as provas de envolvimento na corrupção são irrefutáveis, e que até o presente momento continuam exercendo suas funções normalmente. E o mais grave com poder para tirar a presidente que foi legitimamente eleita por mais de 56 milhões de brasileiros!
    Isso pra mim e pra muitos compatriotas é surreal e inaceitável !
    Infelizmente , como bem lembrado na matéria a nossa democracia ainda é jovem e um tanto frágil. Além de possuirmos em nossa população um caráter extremamente passional , muito bem explorado pelos “jornalistas” das grandes empresas, que aliás funcionam em sistema de monopólio.
    Daí que pessoas estão perdendo toda racionalidade e sensatez, ao ponto de muitos que defendem o estado de direito e o respeito a Constituição , estarem sendo hostilizados, nas redes sociais , nas ruas etc.
    A sensação que eu tenho é que não é e nunca foi contra a corrupção, caso contrário Cunha, Maluf, Aécio e outros já estariam atrás das grades. O motivo real é reconduzir ao poder aquelas famílias que sempre estiveram nele .

  10. Acho sim que está se desenhando mais um golpe ,com as mesmas características do golpe de 1964, quando a globo anúncio o golpe e lançou o Brasil nas trevas, e desta vez estão contando com o apoio da impressa, do supremo Tribunal,dos juízes , inclusive um juiz insano que já atravessou todas as barreiras da irresponsabilidade Nunca visto em país algum. No Brasil tem que ser mantida a ordem alguém algum órgão tem que fazer alguma coisa. Querem derrubar a presidenta e prender um líder, sem provas sem eira sem beira.

  11. Ladainhas ptistas, não merece resposta, a cartiha é sempre a mesma: distorcer os fatos, desconstruir a imagem dos homens sérios, tentar contruir uma boa imagem de crapulas como Lula e seus aceclas, colocar como ilegalidade as ações, proteger os bandidos dilma, Lula e demais súditos. Inverter os fatos, tentar enganar e confundir a opinião pública ,se esquecendo que quem é bobo é quem está do lado da facção criminosa chamada PT, estes entram em Transe com estes argumentos mentirosos, dito por lula larápio e seus porta vozes, viram verdadeiros zumbis. O “rei ” está nu e vai precisar de muito dinheiro e dos corruptos para se safrarem, o supremo está sob suspeita, depois de serem chamados de covardes num Tom que parecia significa assim, estão corrompidos e não fazem nada para parar a lava jato , Sergio moro,estão esperando um milagre para se safrarem. Ele sabia realmente o que e porque chamava a todos os órgão de covardes. Não tentem enganar a opinião pública com estes argumentos, ou melhor dizendo sofismas. Falar que não tem nada é de um cinismo ,de um mau caratismo , de uma distorção. A lava jato não vai ser interrada hipócritas, as provas estão nela , a investigação mostra que esses vagabundos roubaram o PAÍS até o presente,sucatearam, tornou público a imundisse, o mar de lama, a corrupção, a propina etc… Contra fatos não há argumentos, só cumplicidade de ideologia e roubalheira.

  12. Kkkkkkk é obvio que seria extremamente difícil conseguir provas significantes nessa altura do campeonato para prender Lula e cia. O fato principal que mais evidência nessa ocorrencia é a corrupção; portanto é sim necessário,como você disse, “varrer a elite economica do Brasil”.

  13. A única verdade que está explícito no grampo do Sergio Moro na presidente e no ex presidente é que a Corte Suprema do Brasil está verdadeiramente ACOVARDADO diante da República de Curitiba.

  14. Tirar uma presidenta eleita democraticamente, que não está envolvida nos diversos escândalos de corrupção que existe dentro da corte dos políticos, para deixar o poder cair nas mãos de pessoas que estão envolvidas até o pescoço em desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro, contas em paraísos fiscais, é querer transformar o Brasil em uma republiqueta de canalhas.

  15. NÃO GOSTEI DO TEXTO, NA MINHA OPINIÃO, O TEXTO É TENDENCIOSO, O AUTOR ESQUECE DE DIZER QUE O SR LULA DEVE SER OUVIDO REFERENTE A PROCESSOS FORA DO BRASIL, NA ITÁLIA E PORTUGAL OU É UMA CONSPIRAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL CONTRA O PT OU ESSE TEXTO É TENDENCIOSO! http://folhapolitica.jusbrasil.com.br/noticias/160644013/reportagem-de-tv-portuguesa-expoe-lula-envolvido-em-esquema-internacional-de-corrupcao-e-propinas-veja E http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2015/10/15/internas_polbraeco,502538/italia-quer-ouvir-ex-presidente-lula-em-processo-envolvendo-berlusconi.shtml, apenas como exemplos, e para piorar tem outras denuncias graves que responde no Brasil!!

  16. Pingback: Imprensa internacional noticia tentativa de Golpe no Brasil | NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

  17. Não é a toa que os EUA derrubaram líderes (ditadores ou não representavam um estado independente) do Iraque, Afeganistão, A. Saudita, Venezuela, Nicarágua, etc, etc, etc. À força do dinheiro, corrupção, intriga internacional e morte de milhares de pessoas no mundo inteiro através de guerras para massificar seu imperialismo. O Brasil como todo potencial econômico e de recursos naturais, porque iria passar ileso? Ledo engano! Acham que só existe um Snolder no seu sistema de espionagem e de morte? A crise pela qual o Brasil passa é uma das metas de expansão do imperialismo americano. Infelizmente este imperialismo é combatido isoladamente pelos “terroristas” islamitas. Quem de fato são os “terroristas” quem matou maior número de pessoas? Infelizmente centenas de pessoas inocentes estão sendo mortas por estes “terroristas”, mas quem são os co-criadores deste terrorismo?
    abaixo o imperialismo americano, abaixo sua política de morte, abaixo esta falsa democracia, abaixo estes abutres devoradores da humanidade.

  18. Pingback: Como ser bem sucedido nos negócios | Crab Log

  19. Pingback: Imprensa Internacional enxergam regressão na democracia brasileira | Noticias da TV Brasileira, Site de TV

  20. Pingback: Globo deturpa notícia para tentar justificar o golpe após repercussão internacional

  21. Pingback: Se a Constituição for desrespeitada, impeachment é golpe | Matemática em Sobral

  22. Pingback: Mídia internacional denuncia golpe e manipulação midiática |

  23. Pingback: Imprensa internacional começa a perceber risco de golpe no Brasil e alerta para retrocesso – Projeto PT no WordPress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s