Senegal inaugura Museu das Civilizações Negras, com 14.000m²


Viena – Enviado por Christiane Kassama

Tradução Marcos Romão

Fonte: Fresh Black Austrian Lifestyle

museecivilisationsnoires-1050x581

Musée des Civilisations Noires à Dakar – ©Beijing Institute of Architectural Design

Inaugurado o ” Museu das Civilizações Negras” em Dacar, Senegal, o “Musée des Civilisations Noires”. O edifício está equipado com uma área funcional de mais de 14.000 m². É sem dúvida o maior museu na África Ocidental.

Composto por salas de exposições, salas de conferências, escritórios administrativos, um centro multiuso, auditório, etc., é o Museu dedicado ao desenvolvimento das civilizações negras na África, começando com Núbia, o antigo Egito, Etiópia etc …

Criado com o apoio da China, o museu é um sonho dos anos 60.
De 1 a 24 de abril de 1966 , Dacar, a capital senegalesa, foi “ocupada por 2.000 artistas de países africanos, da diáspora africana e hóspedes de todo o mundo Africano.
Eles participaram do primeiro Festival Mundial das Artes Negras – nègres Festival des Arts.
Durante o festival, valores e realizações culturais dos negros e sua diáspora foram apresentados sob o lema “negritude”.
Exatamente 50 anos depois, a abertura deste museu é uma mensagem clara de Senegal para o mundo inteiro, como formulou o Ministro da Cultura e Comunicações, Mbagnick Ndiaye, em seu discurso de abertura no sábado, 23 de janeiro.
“O museu foi concebido como uma “Casa de renascimento e reconhecimento reparador das Civilizações Pretas da África e da sua Diáspora”.

Em Dakar, Cheikh Anta Diop, fundador da historiografia e modernidade Africano, realizou um trabalho pioneiro sobre a renovação da historiografia da África.
Cheikh Anta Diop é considerado um dos mais famosos egiptólogos do continente Africano. Aliás, a maior universidade de Senegal em Dakar leva o seu nome.

 

Anúncios

5 pensamentos sobre “Senegal inaugura Museu das Civilizações Negras, com 14.000m²

  1. Interessante, tomara que tal iniciativa não venha a fechar as portas no futuro, pelo contrário vamos torcer para que tal Museu irradie na Diáspora Africana igual valorização da Cultura Civilizatória Negra, afinal vem do berço da Humanidade. Que aliado a isto surjam pacotes turísticos a preços compatíveis e convidativos para nós brasileiros de ascendência africana. Porém, uma coisa me intriga, qual o porquê da China estar patrocinando este “renascimento”, reparação ou dominação, o tempo irá nos esclarecer…

    • O Senegal com suas portas abertas para todo o mundo recebe da china uma proposta de investimento em varios setores e um desses é o cultural dai o porque da china investir neste ?majestoso empreendimento, claro que por trás desse interesse de investir no Senegal está o da facilitação do governo senegales em receber imigrantes chineses que vem se instalar no Senegal e eles crescem a cada dia

    • Boa ideia essa dos pacotes de viagem para descendentes de povos africanos. A questão chinesa se trata de um novo modelo de colonização da Africa. O que está postulado é que China não possui a quantidade de terras para plantio suficiente, por isso importa alimentos em grande quantidade. Então surge essa política de buscar na Africa as terras para cultivo, por meio de compra e parcerias com a diferença de que
      os chineses estão dando bolsas de estudos a estudantes africanos em suas universidades, criando mesmo universidades na Africa, reconstruindo cidades, pavimentando estradas,implantando centros de pesquisa etc. O Brasil fez esse mesmo movimento em direção ao continente africano concedendo empréstimos a juros baixos e até perdoando antigas dívidas; pois isso permite o crescimento econômico desses países e o estabelecimento de empresas brasileiras por lá.

  2. Pingback: [Fatos, Curiosidades, Notícias] Museu das Civilizações Negras

  3. Ninguém dá nada ao outro, sem pensar em ganhar algo. Creio que Senegal inaugurou os ,museu e para civilizações africanas né? Porque se for negras, então devemos ver nesse museu civilizações em todo mundo, inclusive na Europa. Lembrando tem milhares de provas, no que eu digo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s