Antonio Pompêo 1953-2016 foi enterrado em São José do Rio Preto


montagem-pompêoPor Dulce Pereira

A despedida de Antonio Pompêo em sua terra natal, São José do Rio Preto, foi emocionante. Familiares e amigos fizeram várias preces no local em que ele escolheu como sua última morada na Terra, ao lado de sua mãe, dona Sebastiana Ferreira Pompêo, falecida em 99. Lideranças locais e o diretor de teatro e Deputado Estadual, João Paulo Rillo, com seu pai, o vereador Marcos Rillo, ambos do PT, também compareceram. Houve robusta presença da imprensa local. Após o fechamento da campa, várias pessoas continuavam chegando, inclusive seu querido sobrinho, responsável pelo reconhecimento do corpo, Paulo Alexandre. Ativista contra o racismo e contemporânea de Antônio Pompêo, fui responsável pela homenagem do Movimento Negro.

Familiares e amigos de Pompêo. — em Cemiterio Sao Joao Batista, São José do Rio Preto .

Familiares e amigos de Pompêo. — em Cemiterio Sao Joao Batista, São José do Rio Preto .

 

Maria Eugênia

Maria Eugênia

Maria Eugenia,funcionária aposentada da Casa de Cultura, acompanhou o início da carreira do ator. Ela foi formada pela professora Dinorath do Valle, também responsável pela formação inicial de Pompêo. Dinorath,segundo ela, percebeu cedo o talento do menino. Depois Sinibaldi o dirigiu. Quando foi para o Rio, sabiam que sua carreira seria notável.

Vários amigos ainda estão chegando. Todos reconhecem,com orgulho, a controbuição de Pompêo para a dramaturgia brasileira e para a luta contra o racismo. Lamentam a morte solitária e,sobretudo, a limitada valorização de seu talento no Brasil. — em Cemiterio Sao Joao Batista, São José do Rio Preto .

O portal Litoral PB esteve no velório e noticiouenterro-2-300x250e

Familiares e amigos se reuniram na manhã desta quinta-feira, 7, para dar o último adeus a Antônio Pompêo. O corpo do ator chegou no cemitério São João Batista, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, por volta das 08h40. Não houve velório. Após uma breve oração na capela do local, o corpo foi enterrado às 9h15 no jazigo onde também está enterrada a mãe do ator. Antônio foi encontrado morto nesta terça-feira (5) em sua casa, em Guaratiba, em Zona Oeste do Rio.

Oscar Pompêo, 70 anos, irmão do ator, falou com a imprensa sobre a morte de Antônio. Segundo ele, o ator sofreu um infarto fulminante, mas a informação não foi confirmada pelo IML. “Estou sem chão até agora a ficha não caiu. Ficamos sabendo da morte pela internet. Foi um choque. Não via meu irmão há 10 anos. Mas sempre conversávamos por telefone. Era um orgulho pra nós. Minha mãe assistia a atuação dele na escrava Isaura e chorava muito.”

José Carlos Pômpeo, o irmão mais velho do ator, de 72 anos, falou sobre a perda. ” Meu irmão era um lutador, guerreiro. Teve coragem de sair do interior e buscar seu sonho. Ele fez história ” disse emocionado.

Dulce Maria Pereira, líder do Movimento Negro, esteve presente no enterro. “O Toninho não foi valorizado como deveria. Ele era um excelente ator, mas sempre foi subaproveitado. Ele sabia disso e tinha essa mágoa. Mas, não se abatia, estava acima disso. Sabia que era uma questão cultural do país, que não valoriza os negros”, afirmou.

O primo do ator, Francisco Carlos Teixeira, também falou com orgulho da carreira de Antônio. Ele trabalhou, na década de 70, como iluminador das peças de Pompêo. “Sempre soube que ele iria se destacar. Era muito dedicado e estudava muito. Um batalhador”

Conhecido por ter atuado em novelas, como “O Rei do Gado” e “Mulheres de Areia”, e em filmes, como “Xica da Silva”, o ator Antônio Pompêo, de 62 anos, foi encontrado morto em sua casa, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 5.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o rabecão da corporação foi acionado por volta das 16h45 pela Polícia Militar. A princípio, o ator estaria morto há mais de dois dias, mas essa informação ainda será confirmada após perícia no Instituto Médico Legal, para onde o corpo foi encaminhado.

O ator morava sozinho no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, e tinha uma filha, que foi avisada da morte do pai pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (SATED/RJ), entidade na qual Pompêo ocupava um posto de diretoria. A causa da morte do ator ainda não foi divulgada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s