Falece José Maria Nunes Pereira


por marcos romão

Amauri Mendes Pereira escreveu sobre também meu grande amigo José Maria Mendes Pereira, um dos poucos homens brancos brasileiros que soube cruzar as fronteiras do Apartheid brasileirom com dignidade, humildade, generosidade sem arrogância e nu diante de sua própria história de homem branco no Brasil. O Brasil carece de homens brancos assim, machos o suficiente para enfrentar sem autopiedade todas as formas de racismo, que por nascença em nosso país lhe traria vantagens. Pagou o preço da incompreensão acadêmica por sempre estar ao nosso lado na luta de solidariedade aos povos sob o jugo dos apartheids, colonialismos e neocolonialismo, mas pode com isto gozar e viver em mundos de alegria e luta jamais imagináveis para os brancos presos no modo de ser racismo brasileiro:
” Pessoal, faleceu ontem um decano – e o mais militante – entre estudiosos de África no Brasil. José Maria Nunes Pereira Conceição-O Zé Maria, criador do Centro de Estudados Afro-Asiáticos, em 1973, e do primeiro curso de pós graduação em História da África e do Negro no Brasil, em 1996, na UCAM-RJ. Um homem branco, militante de primeira hora do Movimento Negro no Rio de Janeiro, nos anos 70. Vamos nos despedir dele no cemitério São João Batista. VIVA ZÉ MARIA!!!!!

José Maria Nunes Pereira
Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1972), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Cândido Mendes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s