CEARÁ MOLEQUE 1915 – 2015: 100 ANOS DO BODE YOYÔ


por Pedrina de Deus

Bode Boêmio

O BODE YOIÔ

Um dos tipos mais populares e queridos da Fortaleza antiga foi o BODE YOYÔ, uma espécie de mascote da cidade, uma figura obrigatória nas rodas da boemia e nas reuniões irreverentes da cidade. Ele foi trazido para Fortaleza na seca de 1915 por um retirante do sertão, e oferecido à venda de porta em porta. Foi comprado por uma quantia irrisória pela firma Rossbach Brazil Company, empresa inglesa instalada na Praia de Iracema, cujos armazéns ficavam nas imediações da alfândega. Ali o BODE YOYÔ passou a viver sua vida de boêmio, primeiro somente pela praia, e mais tarde, pela cidade inteira.
Diariamente se dirigia à Praça do Ferreira, na época centro cultural da cidade, onde funcionavam os principais cafés da cidade. Em pouco tempo ficou conhecido e se tornou popular, mas ninguém o incomodava, nem mesmo os fiscais municipais quando dos seus costumeiros passeios diários pelas ruas.
Muitas histórias são contadas sobre o bode que BEBIA CACHAÇA E TINHA PREFERÊNCIA POR ESTAR AO LADO DAS MOÇAS. O BODE YOIÔ participou de atos políticos em coretos, praças e saraus literários, comeu a fita inaugural do Cine Moderno, assistiu peça no Teatro José de Alencar, passeou de bonde, perambulou pelas igrejas e até pela Câmara Municipal, levado e cuidado pelas mãos dos irreverentes e gaiatos cearenses.
Morreu em 1931 mais de velhice do que de outra coisa. Sua morte foi sentida, comentada e seu necrológio foi publicado pelos jornais da época. A firma proprietária do caprino mandou embalsamar o corpo e ofereceu-o ao MUSEU HISTÓRICO DO CEARÁ ONDE ESTÁ ATÉ HOJE, integrado ao acervo, entre as tradições curiosas do Ceará.
VIVA OS 100 ANOS DO BODE YOYÔ.
VIVA O SAMBA! SAMBA É CULTURA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s