“MUITO ALÉM DO ESPETÁCULO” DOS URUBUS DE NOTÍCIAS


Via Ana Paula Martins, colhido em Ativismo Social

enem bizarroO espetáculo que está sendo progressivamente criado em cima dos alunos atrasados para o ENEM é BIZARRO. Qualquer um que ria, faça piada, escárnio ou que participe disso de alguma forma é bizarro também.

Eu vejo, a cada ano, a imprensa transformando um acontecimento triste, mas banal (banal no sentido de que chegar atrasado a um compromisso e, por vezes, perdê-lo, é uma coisa pela qual TODOS NÓS já passamos), em um espetáculo perverso e nojento.

A cada ano, mais fotógrafos, mais manchetes, mais espaços nas mídias e nos jornais, mais urubus sobre os cadáveres dos estudantes atrasados, pra noticiar o quê? NADA. Sim, uma notícia sobre um atraso a um compromisso, jornalisticamente falando, é NADA. O que tá acontecendo com isso não é que a mídia está MOSTRANDO ali um fato, um acontecimento, importante que merce ser noticiado, o que está acontecendo é que a mídia está PRODUZINDO um espetáculo perverso de exposição de pessoas pro escárnio e pra condenação pública.

Já observaram quem, que tipo de pessoas, são, todo ano, fotografadas e expostas pra avaliação pública por chegarem atrasadas?

Dificilmente você vê a playbozada branca classe média da zona sul chorando de desespero sentada no chão cercada por fotógrafos urubuzentos que vivem da desgraça alheia.

É sempre o pobre, o cara que mora longe, que depende de um sistema de transporte desgraçado pra chegar na prova. Aqueles que trabalham, ajudam a família, pra quem, mais um ano de estudos seria impossível ou, então, muito difícil mesmo. Aquele que nunca pode, ou não poderá de novo, pagar um cursinho pré-vest pra estudar e tentar de novo no ano que vem.

Muitas vezes, são essas as pessoas que choram, que se desesperam e, cercadas e fotografadas por urubus sedentos de inventar um fato pra jogar a apreciação e escárnio público, têm seus corpos e seus dramas expostos pra condenação pública que a mídia incita.

Chegar atrasado ao ENEM não tem graça. Chorar abraçado ao portão do lugar da prova não tem graça. Isso não me faz rir, não me faz esboçar um sorriso de deboche sequer. Porque eu tenho COMPAIXÃO por esses jovens.

Caras, olhem essa foto, que BIZARRA.

 

Anúncios

Um pensamento sobre ““MUITO ALÉM DO ESPETÁCULO” DOS URUBUS DE NOTÍCIAS

  1. O problema não são os fotógrafos… O problema é o entusiasmo e a busca por este tipo de espetáculo que os URUBUS em nossa sociedade tanto gostam… Se vende a notícia… a imprensa vai atrás… O que tem que ser avaliado é porque a sociedade que reclama tanto do sofrimento e da violência, consome tanto este tipo de material… O discurso está diferente da realidade que vemos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s