As agências de inteligência dos Estados Unidos contrataram durante a Guerra Fria, pelo menos 1.000 ex-nazistas como espiões ou informantes.


pela tradução: Marcos Romão

Washington (dpa) – as agências de inteligência dos Estados Unidos de acordo com informações do “New York Times” contrataram durante a Guerra Fria, pelo menos 1.000 ex-nazistas como espiões ou informantes.

Edgar Hoover

Edgar Hoover

Chefe de polícia e de inteligência como diretor do FBI J. Edgar Hoover e o diretor da CIA, Allen Dulles “recrutaram ex-nazistas com potencial agressivo de todo e qualquer escalão ” na década de 50, segundo o jornal publicou nesta segunda-feira citando documentos registros e entrevistas liberadas recentemente de arquivos secretos.

O valor dos nazistas para trabalhar contra os russos e os comunistas teve maior peso para os serviços secretos, do que os “lapsos morais”  em suas atuações parao regime nazista.

No geral, os militares dos EUA, a CIA, FBI e outras agências de inteligência juntos, recrutaram e contrataram pelo menos 1.000 ex-nazistas e colaboradores após a Segunda Guerra Mundial, resume Richard Breitman, da Universidade Americana, em Washington. O especialista em Holocausto tornou pública uma pesquisa de uma equipe nomeada pelo governo, em documentos guardados a sete chaves em arquivos.

Os serviços secretos dos EUA garantiam também proteção aos agentes contra qualquer pena por crimes cometidos anteriormente no regime nazista. Assim foi o caso, de um oficial da SS contratato pela CIA como espião, embora ele tenha cometido “pequenos crimes de guerra”. Em 1994 autoridades de inteligência dos EUA foram obrigadas a abrirem uma investigação contra um ex-espião associado a massacres de dezenas de milhares de judeus na Lituânia.

Outro oficial da SS que trabalhou como espião para a CIA na Europa, em sua vida anterior era assessor de Adolf Eichmann, chefe da organização responsável pela deportação do Departamento Judaico no Escritório Central de Segurança do Reich. Ele recebeu uma comenda da CIA, de acordo com os registros de 1954, “como uma recompensa por seus e de sua família, leais serviços prestados depois da guerra”.

Judeus provavelmente cavam suas covas antes da execução-Lituânia

Judeus (provavelmente) cavam suas covas antes da execução-Lituânia

 

Captura de um menino pela SS-1943-Russia

Captura de um menino pela SS-1943-Russia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s