2015 PT NA OPOSIÇÃO?


pt na oposiçãoPor Luiz Carlos Gá

Eu gostava mais do PT no tempo das brigas com Brizola, do tempo do “Sapo Barbudo”, mesmo lembrando que foi o PT que combateu os CIEPS para não ter que assumir um “BRIZOLÃO PETISTA”. Uma vaidade desastrosa! Não é não?

Gostava mais assim mesmo, pelo menos a gente confiava no Partido dos Trabalhadores, naquela época não morria 715 homens negros, entre 12 e 25 anos todo mês como agora.

No Rio, elegemos Benedita da Silva, “A Mulher Negra e Favelada”, Elegemos Edson Santos, Carlos Santana, Jurema Batista, Marcelo Dias e pensávamos que tingiríamos o congresso, e as câmaras estaduais e municipais com a nossa tinta preta. Ledo engano!

Gostava das bandeiras com grandes estrelas vermelhas, dos sindicatos sempre a frente, defendendo os trabalhadores e do povo na rua, era muito melhor. Fazer o que?

Aí foram aparecendo os “traidores” (saiu do PT passa a ser traidor inexoravelmente), dos que eu me lembro: Chico Alencar, Luiza Erundina, Luciana Genro, Eloisa Elena (expulsa), Gabeira, e a própria Marina Silva, não necessariamente nessa ordem, mas inegavelmente pessoas de bem, pessoas honestas.

Sai a dignidade e entra as péssimas companhias e, a convite do próprio PT trocam-se o bom pelo podre: José Sarney, Michel Temer, Renan Calheiros, Henrique Alves, Collor de Melo, mais recentemente Sérgio Cabral e Bispo Macedo passaram a fazer parte desse grupo seleto.

Quanto custaria esses acordos com essas “ratazanas goela larga”? Nenhum orçamento suporta isso e sobra para quem mesmo? Para a negrada certamente não, e o racismo estará a postos para controlar esses agora que somam 53% da população. Um aumento sintomático e promissor. Aguenta coração!

As estatísticas oficiais não conseguem esconder que nesse período petista, estão diminuindo os assassinatos dos brancos e aumentando os assassinatos dos negros, o que caracteriza uma intenção macabra num silêncio sepulcral e comprometedor.

Gosto mais do tempo da Marina e, fico imaginando o PT reconstruindo-se, repensando-se, expurgando os bandidos palacianos. Fico imaginando o PT confessando o mensalão e pedindo desculpas ao povo brasileiro pelo festival de racismo contra Joaquim Barbosa, “negro ingrato e traidor filho da puta”, não é isso?

Sobre os projetos sociais era de se esperar, graças a Deus! O PT sempre foi bom nisso, é imbatível para cuidar do social. A já pensou se ele não tivesse promovido esses avanços todos? Seria muito pior, confesso.

Só que para a comunidade negra isso não basta, o que precisamos e queremos vai muito além de bolsas disso ou daquilo. Nossas demandas estão reprimidas há séculos com necessidades ultra específicas que passam ao largo do desejo e da compreensão do PT. Um dia eles entenderão, porque serão obrigados, mas vão demorar muito, até que eles descubram que existem outras verdades além da deles, vai levar muito tempo.

A gente é que não está mais a fim de esperar, está bom de falta de respeito.
Certamente que isso serve para qualquer partido, mas foi o PT que prometeu dignidade e depois de 12 anos nos enfia “Paulo Maluf Ficha Suja” por nossa goela a baixo. Definitivamente não merecemos isso!

O perigo é o PT ganhar essa eleição agora sem um bom puxão de orelhas.

Bastava incluir as questões étnicas negras em todas as agendas possíveis e imagináveis, mesmo sem soluções concretas, um leve encaminhamento, um empurrãozinho de nada e, em dez anos esse Brasil passaria da 85ª posição no ranking mundial de IDH para a 10ª ou até a 5ª. A história já demonstrou a nossa capacidade de trabalho.

O PT teve 12 anos para fazer isso e não fez porque não quis, e que se danem os demais partidos que também não fizeram, essa era a promessa depois do FHC, esse era o compromisso por mais que isso não tenha sido explicitado. A questão racial é explícita em si, não há a menor possibilidade de democratizar a felicidade brasileira como um todo sem esse recorte. Sem isso o Brasil estará fadado a ser o país das desigualdades e o PT tem muita dificuldade para enxergar isso, má vontade é a expressão correta.

Fico imaginando o PT na oposição, fiscalizando o governo da primeira presidenta negra em todas as Américas.

Gostava mais do PT do tempo da Marina Silva. Por que não Marina?
Luiz Carlos Gá

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “2015 PT NA OPOSIÇÃO?

  1. Por que Marina tem um programa neo liberal! Eu nunca fui filiada ao PT, sou brizolista mas voto na Dilma pq quem morria de fome antes do governo Lula e Dilma, não morre mais! Eu quero mais! Odeio o programa de segurança pública da Dilma, odeio ela não fazer um aceno q seja p as feministas que votam nela! O genocídio da pop jovem e negra me corrói a alma- mas Marina se coloca a favor de redução da idade penal, autonomia do Banco Central só p dar 2 ” pequenos” exemplos!

    Bjs amigos Heleninha

    Enviado via iPad

    • Pois é Heleninha, sou da mesma linha, tá na hora de um puxão de orelhas, e que Dilma tire o sapato alto francês (segundo Elio Gaspari) e com sapatos de 100 reais venha desfilar com as reivindicações femininas, negras, lgbts, indias, ciganas e tudo mais. Aí vai ficar bão, como comida e conteúdo! beijos romão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s