Racismo Online. Como uma torcida organizada funciona. As vaias online.


por marcos romão

macaco ou viadoFoi um deus nos acuda entre os moderadores do Sos Racismo Brasil que organiza uma manifestação online no Facebook, em apoio ao ato de coragem do goleiro Aranha, que reagiu  contra o racismo de uma forma que deixou todo o país embasbacado.

Todos tiveram a mesma decepção que o goleiro Aranha teve na última quinta-feira, quando a torcida do Grêmio aplaudiu através dos 90 minutos de vaias, os atos racistas que aconteceram no jogo anterior entre Santos e Grêmio.

A manifestação de apoio online ao  cidadão Aranha iniciara no sábado e  no domingo já contava com mais de cinco mil apoiadores solidários ao goleiro Aranha.

Foi quando apareceu uma senhora que postou, que se lá estivesse também o vaiaria porque era GAÚCHA em letras maiúsculas. Em poucas horas choveu uma série de “vaias/apoio”, que como em uma torcida organizada para o mal, passou a desancar desaforos e lições aos que estavam apoiando a atitude do goleiro Aranha.

Os moderadores ficaram em dúvida, deleta ou não deleta, afinal era um documento histórico, que demonstrava que as vaias de aplauso ao racismo, estavam além dos gramados, estavam dentro das casas.

Confirma-se ali que o gesto de indignação de Aranha havia atingido o “alma cordial” do Brasil, alma que pode odiar com cordialidade, pois a vítima é sempre a culpada e não entendeu o amor do algoz. Finalmente entendemos Sergio Buarque de Holanda, pois no Brasil, quem odeia é sempre outro.

Que poderíamos traduzir para o caso futebol, que ele, o jogador negro, cheio de dinheiro no bolso, é que se odeia ao não ficar quieto e levar o rabo de macaco para casa.

Os moderadores decidiram aguardar, ir copiando as postagens contra Aranha, para ver até onde iam.  Mas a horda furiosa foi rápida, as postagens chegaram às centenas e passaram a ameaçar “inbox” as pessoas, principalmente as mulheres negras que ousavam dizer, que a atitude da torcida do Grêmio fora racismo. Decidimos então botar para fora do Estádio Virtual a turma “não somos racistas, temos até alguns amigos negros na geral”.

Fica o documento. Os moderadores tem certeza infelizmente que aparecerão mais vaias, mas que vão remar contra a corrente… afinal #somostodos aranha

Documento sobre o racismo online

PUBLICAÇÕES RECENTES

Feed de Notícias

Kelen Zanetti

21 h

### Aos que não entenderam as vaias da torcida do Grêmio contra o Aranha ###

O “inocente e politicamente correto” Aranha não entendeu o porque das vaias ontem, e ao final do jogo reclamou…
Pois bem Aranha, saiba que ontem tu foste vaiado por pessoas de bem e foste vaiado não pq tu é negro, mas sim pq generalizou um estado inteiro, nos chamou de racistas, exigiu respeito mas não nos respeitou!
Se estivesse lá te vaiaria da mesma forma, não pq sou racista, mas pq sou GAÚCHA!

Formularbeginn

CurtirCurtir ·  · Compartilhar

Letícia Domingos de Assis Você é uma idiota.

18 h · Curtir · 11

leitor Não só o RS é racista como o Brasil inteiro o é. Isso não é generalizar, é conhecimento histórico e compromisso com a verdade. Coisas que seres como você e toda essa corja racista tentam negar por pura falta de vergonha na cara e exorbitante necessidade de oprimir. Não está gostando de ver negro usando sua voz e apontando racismo? Volta para a sua terra!

17 h · Curtir · 9

leitor Corrigindo a sua frase de racista velada “se estivesse lá te vaiaria pq além de gaúcha, sou racista!

17 h · Curtir · 7

leitor Corrigindo todo o post da “racistinha-sou-sinhá-quem-esse-preto-pensa-que-é”: “Porque gente preta pode falar, hein?” Escuta bem, sinhazinha, não adianta empacotar em palavras vazias e desculpas esfarrapadas, nós sabemos traduzir! E todas as traduções dão em: racismo, racismo, racismo, racismo.

17 h · Curtir · 8

leitor Se esses “não sou racistas” gastassem 1% do tempo que eles gastam negando esfarrapadamente o racismo deles, em desconstruir o racismo que tanto prezam, (a ponto de defender com unhas e dentes, o direito de ficar com ele guardadinho no ladinho esquerdo do peito) esse mundo seria pelo menos mais suportável!

17 h · Curtir · 7

Vevê Verônica Gengo Primeira coisa q td racista fala é “Não sou racista”

16 h · Curtir · 4

Kelen Zanetti Nossa que pessoas democráticas, estou absurdamente apavorada com a educação e respeito à opiniões!
É corriqueiro o ignorante responder com agressividade quando contrariado, com esse ataque gratuito provam que são preconceituosos e intolerantes, agem como os que julgam, vocês são patéticos…
Agora todos são politicamente corretos, reflitam meus queridos, deixem de ser hipócritas!

16 h · Editado · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Seu povo foi super educados com o Aranha e vc achou bom ainda… Quem msm é hipócrita!!!

Ele tem td o direito de não gosta da sua terra…nela ele foi hostilizado e humilhado!!!

Seja humilde filha e perceba q ele nai está errado!!!

No Brasil é assim a vítima vira o agressor…sai fora!!!

16 h · Curtir · 5

Kelen Zanetti Meu bem, leia o meu post de origem com calma e entenderá, não nego ele estar certo quando não aceitou o que aconteceu, fui e sou contra, é olha, achei providencial a punição; porém, generalizar um estado inteiro não é correto, tu acha positivo?
E quando chamam os gaúchos de viados, tu acha correto?
Então posso generalizar teu estado e chamar todos de assassinos, inclusive você, que acredito ser uma pessoa de bem, e está aqui somente defendendo a tua idéia?
Acredito que todo extremismo é insalubre e infelizmente você continua julgando todos por um!

16 h · Editado · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo E qdo se chamar um negro de qq coisa ofensiva pode…pq td negro é subjugado no nosso país… Seja ae ou aqui!!!

Para de quer ser vítima flor… Entenda a causa…aqui estão pessoas lutando por um ideal e vc veio fazer o q aqui??? Dar seu apoio??? Não né…vc veio defender seu estado… Estou estamos falando de seres humanos q são subjulgados e humilhados!!!

15 h · Editado · Curtir · 2

leitor Ai, meus deuses, como esse ser é ignóbil! Como a capacidade cognitiva da pessoa é mínima! Olha eu vou estar me ofendendo em responder para uma pessoa, que é tão, mas tão ignorante a ponto de comparar homofobia com racismo e colocar assassinos no meio, mas…a propósito, isto sim é generalizar! Mas vamos lá, que eu estou caridosa, hoje. Cara estultice ambulante, jamais será extremismo dizer a verdade, dessa maneira, eu não sou extremista ao dizer que o Brasil inteiro é racista e me desculpe eu não te explicar pq, pq… Olha só, não sou obrigada! Os seus tiveram tempo mais do que suficiente para aprender e se não fizeram é pq além de acara de pau ainda são preguiçosos. E não, não sou uma pessoa de bem, pq esse termo foi usado pela Ku Klux Klan pelos seus adeptos para se descrever, então, usa o restante dos seus neurônios para descobrir pq esse termo não serve para me descrever. Ser que ofende a minha inteligência, eu não estou expressando a minha opinião ou idéia como vc diz, eu estou citando fatos, teorias, que foram defendidas em academias, em universidades e foram aprovadas por estudiosos do assunto, ou seja, tenho base para afirmar.

15 h · Curtir · 5

leitor hahahahaha! Ai gente! E não é que eu tinha perdido o comentário acima da senhorita ame**! Fala de democracia, mas não quer que quem esteja contra as sua idéias rasas e racistas veladas se manifeste! ahahaha E vejam só como ela não é racista, nos chamando de “incivilizados”! De onde vocês conhecem esse discurso? Racista é assim mesmo quanto mais a gente aperta mais eles soltam o veneno, mas sempre chegam na conversa mansa de “eu não sou racista”… Queridinha, quer elogio vai dançar pra o papai, com certeza ele bate palminhas!

15 h · Curtir · 4

Carlos Eduardo Oliveira Kelen, a resposta do Aranha veio após as reiteradas vaias. E por qual motivo ele seria vaiada senão pelo jogo anterior e sua resposta?
Entenda ele não usou disso como forma de promoção ,não foi a programas e, até onde entendo tentou levar sua vida para além disso.
Ocorre que o fato foi usado pela grande mídia para criar um clima de redenção, o que não foi possível dada a hombridade que o jogador mostrou em perdoar a pessoa, mas não o ato, já que trata-se de um crime previsto por nossa constituição.

15 h · Editado · Curtir · 3

leitor Ai, gente número 2, como a pessoa pode ser tão parva em mandar os outros deixarem de ser hipócritas, sendo o cúmulo da hipocrisia? E fofa, sua opinião não serve nem para limpar a bunda, de tão suja que é.

15 h · Curtir

Kelen Zanetti Carlos Eduardo Oliveira, respeito sua opinião, expressou o que quiz sem ataques. Quanto a leitor sei lá das quantas… Não vou perder meu tempo com você, pois enquanto você está aí na frente do seu comoutador pagando de ativista de Facebook, preciso trabalhar… mas enfim, evolui meu bem, pensamento retrógrado, engessado, extremista e intoletante!

15 h · Curtir

leitor  Querida, a sua síndrome de sinhá não tem cura! É claro que vc adorou ver um homem negro falar mansinho com você, o nome disso é memória coletiva. Na sua cabeça, o que ele fez é sinal de subalternidade, ele está agindo exatamente como vc espera que pessoas negras ajam. Você não veio aqui para aprender, você veio para doutrinar. Você fez o mesmo post no seu perfil, mas lá vc usou um emoticon, para ilustrar a sua fúria (por que será que aqui vc omitiu, hein?). Bem eu sou ativista de facebook mesmo, estou na Alemanha e não posso dar a força que gostaria aos meus pessoalmente. Além disso eu estou trabalhando no meu Magisterarbeit (algo como um mestrado, vc sabe o que é?) e por isso mesmo trabalho o tempo todo no computador… Fazer o quê? Trabalhar no campo das idéias (não como vc menciona, como substituto para opinião…) não é pra todo mundo… Beijos pretos pra você!!!!

14 h · Curtir · 5

leitor Ah! e meu nome é difícil de se pronunciar mesmo, é eslavo, procura o que quer dizer no google, que fica mais fácil pra vc…

14 h · Curtir

leitor Olha só o post da sinhá “sou só gaúcha”:

 

14 h · Editado · Curtir · 2

leitor e olha só quem deu like no comentário da menina que chama o Aranha de escroto:

 

14 h · Curtir · 2

Kelen Zanetti Nossa, tu é muito alienada, cada vez mais prova que é extremista, cuidado hein, na Alemanha não é tolerado comportamentos como o seu. Se visitou meu perfil, conseguiu ver o quão “racista”sou certo? Meu bem, meus conhecimentos vão muito além do que a tua ignorância sugere. Tu se coloca como um ser superior, se há alguém tentando doutrinar aqui é somente vc, e cada vez que você fala, fica explícita sua intolerância, a maior racista aqui é você!

14 h · Curtir · 1

Luana Galdino Ignorem!!!
Quem não se solidariza com a vítima de um CRIME, seria cúmplice!
Vaiaria se estivesse lá como tb engrossaria o coro de macaco no jogo anterior… CÚMPLICE!

14 h · Curtir · 2

leitor“Na Alemanha não é tolerado comportamento como o seu?” Qual? O de dizer a verdade? O de desconstruir racismo? O de fazer a máscara de racista que não quer admitir racismo e se esconde por trás de palavras doces, quando alguém dá bola? Cuidado vc senão quem acaba dormindo no meio do seu post sou eu! ZZZZzzzzzzzz Vc é tão rasa, mas tão rasa que acha que dizer que tenho mais base no assunto sobre o qual discutimos é denominar-me superior! Nossa mas está sendo muito fácil mesmo! Ok, querida, vc afirma que quem tem mais conhecimento acadêmico é superior ao outro, pois bem isso sim é racismo! Você fala, fala, fala e acaba no mesmo lugar, deixando claro nas entrelinhas como é renitentemente racista, e dos piores, daqueles que não admitem , que acham que porque não trabalharam em crematório nazista tá bom. Prove que eu sou racista, se os seus conhecimentos vão assim tão além.

14 h · Curtir · 2

Luana Galdino Chega de dar confete pra essa gente cara de pau! Esse povo que vá demonstrar seu orgulho gaúcho aonde for conveniente!!! Não os deem voz!!!

14 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Kelen…os comentários ao seu post no seu perfil são de extrema educação sulista né…estou impressionada!!!

Aranha me representa…pq não se abateu perante aos agressores…bateu no braço e falou sou negão!!!

Tá tendo postura de homem negro e tem orgulho de suas origens!!!

14 h · Curtir · 4

Vevê Verônica Gengo Falou td Luana Galdino

Ela com ctz seria mais uma!!!

14 h · Editado · Curtir

leitor Extremo é você perder três pessoas da sua família por causa do racismo, é lavar o sangue do seu filho da frente de casa por causa do racismo, é vc perder a vaga de um emprego por causa do racismo, é você ver seu filho chorando porque o chamaram de macaco na escola, é ver suas amigas chorando porque a branquitude, só sabe as humilhar em todas as formas de representação midiática e histórica. E EXTREMAMENTE DESRESPEITOSO é choramingar por causa de futebol, enquanto tem gente morrendo por causa do racismo. Você deveria ter vergonha de existir!

14 h · Curtir · 5

leitor Pessoas como você me enojam!

14 h · Curtir

Kelen Zanetti É recíproco meu bem!
Sem mais perda de tempo.

14 h · Curtir

leitor Querida, que pessoas como eu causem asco em pessoas como vc já sabemos faz tempo! Existem teses e teses sobre isso, eu inclusive já li muitas, já senti na pele também. Agora vindo de mim, já tem outro significado, pq eu me refiro ao seu ego racista exacerbado, ao egoismo em colocar time de futebol acima de um assunto que diz respeito a vida de tanta gente e que como eu já disse: mata. Cada vez que você volta aqui, com seu orgulho branco ferido, você só confirma o que já é latente: o seu racismo.

13 h · Curtir · 7

Laise Chimoio  leitor,
Você é incrível!
Se pudesse curtiria mil vezes. Em gênero, número e grau.
Beijos

13 h · Curtir · 6

Kelen Zanetti Cara, não te desprezo por ser negra, te desprezo por ser alienada. Visitei teu perfil, assim como fez com o meu, e olha, tu tem um sério problema de auto confiança e auto estima, precisa a toda hora se auto promover pra se sentir amada? Te liberta disso! Tu vive numa tensão descomunal, é triste!
E deixando bem claro, não é por que tu é negra, é pq tu tem o pensamento limitado, só isso.

13 h · Curtir · 1

leitor hahahahaha gente! dá vontade de printar tudo e usar num curso antiracista! Argumentos número um dos pseudos-não-racista: dizer que a pessoa que aponta racismo tem baixa autoestima, dizer que é alienada (mas olhe só a pessoa quer provar que não existe racismo num mundo racista, no máximo 1, 2 ou três! No Rs então! Só procurando com lupa!) Ela acha que ter uma causa (que para quem é negro, nem é preciso ser explicado pq ela é tão importante) é falta de auto-confiança! Eu fico imaginando o que seria melhor que escrever sobre o racismo, que aliás faz parte do meu tema de pesquisa… peraí… sobre futebol! Sobre como é malvadeza o que estão fazendo com o grêmio! Aí, sim eu estaria com a minha auto-confiança lá em cima, minha autoestima, então? Nossa eu até poderia entregá-la na universidade em lugar das vinte páginas analisando o papel da mulher negra no filme “Cidade de Deus”. Eu posto coisas sobre as quais eu penso e das quais entendo, assim como vc faz com os seus assuntos “extremamente pertinentes”. Quem entende de veganismo fala de veganismo e o que vc faz com eles? Diz que têm distúrbios alimentares? Ai, ai…

13 h · Curtir · 3

Bobynho Blue Kelen você está debatendo no evento errado. O seu evento correto deve ser o renascimento da KKK…

13 h · Curtir

Glória Castro O pior ataque daqueles que não possuem argumentos dentro de uma discussão é partir para o ataque pessoal. Como pode alguém já sair falando de outra pessoa e traçando um perfil psicológico. Lastimável quando parte para isto. Mas dever ter uma bola de cristal para traçar perfis de outras pessoas. As vaias do último jogo foram de racismo velado, além de racistas foram covardes tapando a boca para não serem presos. Mas esta conclusão é certa, todo racista é um covarde. Moro em Porto Alegre e não me senti ofendida de maneira nenhuma, até porque não sou racista, o bairrismo foi criado por estes covardes e agora querem se indignar e inverter o jogo, querendo colocar todo o povo gaúcho a defender os criminosos. Ficou muito claro nisto tudo que não estamos generalizando e dizendo que todo o RS é racista, uma forma de vitimizar os criminosos e colocar o povo gaúcho a favor destes. Todos os gaúchos e gaúchas que temos consciência e lutamos contra qualquer tipo de discriminação não caíremos neste discurso maniqueísta.

13 h · Editado · Curtir · 3

Joselia Oliveira A torcida só confirmou o que nós ja sabíamos são racistas asqueirosos e arrogantes, Deixaram a máscara cair não fazem mais questão de esconder. Moderados expulsem esses racistas aqui do nosso espaço de luta pq as coisas que eles escrevem doi nossos olhos e não somos obrigados.

13 h · Curtir · 2

Kelen Zanetti Glória Blue, leia todos os comentários e conclua quem partiu para o ataque pessoal, para comentar isso presumo que não tenho lido!
Chega, vcs me dão pena.

13 h · Curtir · 1

Davenir Viganon Eu não sou gaúcho, sou Sul-riograndense. Não reproduzo essa pseudo cultura do gauchismo, que é racista sim! Esquece a história do negro no RS. Eu sou descendente de italiano e sei o que a “italianada” fala em suas rodas de conversa quando não tem um negro por perto e isso é o mais comum. Se não mudasse meu pensamento daquilo que foi me ensinado a reproduzir sem pensar serie eu tão escroto quanto aqueles torcedores do Grêmio. Então a todos os “gaúchos”, prefiro sul-riograndenses, vamos deixar de ser hipócritas e parar de querer justificar o racismo de nosso estado com o racismo dos outros. Abraço!

13 h · Curtir · 9

leitor E são pessoas como o Davenir e muitos outros, que sabem que ouvir que se é racista só dói quando a gente tem problema em deixar de ser, que me dão esperança!

13 h · Curtir · 7

Lucas Pordeus Leon Na verdade, ele entendeu muito bem as vaias contra ele. Olha a fala do aranha: ” – Vieram falar que eu estava insultando a torcida. Quando me chamaram de preto, de macaco, essas coisas, eu virei para eles, bati no braço e disse: “Sou preto, sim. Sou negão sim”. Se isso é insultar, eu não sei. Todo mundo que vem jogar aqui sabe. Não são todos, mas sempre tem alguns racistas aí no meio.”

Ou vc não quer entender ou é mais um a defender as agressões a aranha.

13 h · Curtir · 2

Lucas Pordeus Leon “Não são todos”. Ele generalizou né?

13 h · Curtir · 2

Luana Galdino Gente… Quem é Kelen além de uma abusada? Vcs são inteligentes, ela não sabe nem o que está falando… Não dêem espaço pra ela! Daqui a pouco ela vai parar no programa da Fátima tb! Kkkkkkkk
Deixemos claro que o que ela tem pra falar NÃO INTERESSA!

13 h · Curtir · 3

Luana Galdino Só dá mais força pro abuso, pra ousadia… Daqui a pouco vem mais um ajudar-nos a entender o motivo das vaias!!

13 h · Curtir · 1

Joselia Oliveira O moderador ontem expulsou vários idiotas…Moderação please!!!!!!!

13 h · Curtir · 1

Luana Galdino (Nem demorou tanto já veio o tal de Lucas…)

13 h · Curtir · 1

Glória Castro Kelen Zanetti, você traçou o perfil de uma menina dizendo não ter amor próprio e por aí vai, isto é ataque pessoal, acredito que você é quem não está entendo o que escrevemos. Mas não se preocupe vamos começar a desenhar para que você comece a entender melhor. Ou você está sendo esperta tentando distorcer o que houve ou não está entendendo mesmo, se for o segundo caso damos um desconto.

13 h · Curtir

Ismael Pereira Eu não pediria para expulsar não! Queria ver até onde ela vai!

13 h · Curtir

leitor Olha aqui, como essas pessoas agem, bem desenhadinho, com o meu deus africano-baiano o Lázaro Ramos e o excelentíssimo Wagner Moura:http://www.youtube.com/watch?v=Tpjog5PQJRE

13 h · Editado · Curtir · 2

Luana Galdino Começa do seguinte: quem é ela pra achar que a palava dela vale alguma coisa aqui, vindo, toda superiora e representativa, “generosamente” explicar pra nós as vaias!? O que ela está sugerindo ou subestimando com isso??? Com a necessidade de “ensinar/ esclarecer” o que já está muito claro pra gente (claro até demais… rs)?
Manda ela calar a boca e pronto!
Esse povo nao nos respeita… De onde era tirou coragem pra essa ousadia? Tá acostumada a falar o que quer pra preto… Corta as asas dessa gente!!!

13 h · Curtir · 2

Lucas Pordeus Leon Gente, quem é esse “tal” de Lucas? Devem estar me confundindo…

12 h · Curtir

Kelen Zanetti Aff Please!

12 h · Curtir

leitor Hahahahaha gente! Eu morro com essa menina! vê se o argumento final dela com esse “aff please!” não é a cópia da reação do Wagner na cena?

12 h · Curtir · 2

Kelen Zanetti Tu é muito ridícula meu, alienada… teoria da conspiração tu acredita?

12 h · Curtir

leitor Eu não falei? Eu não falei? Muda a frase, mas a reação idêntica ao personagem do Wagner continua! kkkkkkk

12 h · Curtir

Роберто Ж. o MINIMO que vcs tinham que ter feito então vc que não se considera racista (rsrsrs) era ter calado a boca para se redimir depois do que fez parte da sua torcida.
O Aranha generalizou um estado? não lembro disso…mesmo se o fizesse eu estaria do lado dele nesse caso porque uma coisa é ser agressivo ao se defender e outra bem diferente é uma massa humilhar uma pessoa.

12 h · Curtir · 1

Glória Castro Está se utilizando deste argumento, que o Aranha generalizou chamando o povo do RS de racista para mudar o foco da discussão. E colocar o povo contra ele chamando os gaúchos e gaúchas a serem coniventes com o racismo que ela defende. Mas não vamos entrar neste jogo, até porque deve acreditar que todos somos massa de manobra.

11 h · Curtir · 1

leitor É… Engracado, né? Por que não deixam de generalizar quando a gente entra nas lojas, nos shopping centers, quando apertam a bolsa ao corpo, mal nos veem… Pois é… Fácil falar de generalizar, né?

11 h · Curtir · 2

Silas Moreira Brancos falando que não são racistas, que o culpado foi o Aranha… Serião caras, vocês perdem muitas chances de calarem a boca, perdem muitas oportunidades de não cagarem pelos dedos.

11 h · Curtir · 4

Camila Messeder Tentar transformar a “ofensa a um estado”, algo maior e mais importante que o problema CRÔNICO e HISTÓRICO que é o racismo, é simplesmente digno de piada.
Sentiu-se ofendida pelo seu estado? Meu Deus, que lástima. Agora pensa quantas crianças negras estavam assistindo ao jogo, e tenta, só tenta, de longe, imaginar o que essas crianças sentiram quando viram que as pessoas da sua cor, são consideradas macacos.
Mas claro, a “grande ofensa ao grande estado do Rio Grande do Sul”, é muito maior que tudo isso. Lamentável.

11 h · Curtir · 4

Marina Longhi Ué, Kelen, não me dói nem um pouco ouvir que brancos são racistas, mesmo sendo branca. Não me dói ouvir que o povo de SP é racista ( e de fato é) mesmo sendo de SP e tentar ao máximo prestar atenção em minhas atitudes para evitar a propagação do racismo. Se tu não é racista, por que se ofendeu tanto? Querendo vaiar um homem que apenas denunciou um crime (sim, racismo é crime conforme o código penal brasileiro). Agora como pessoa e mãe de um menino negro, me doeu ver o Aranha ser vaiado por lutar não só pelos direitos dele, mas por de meninos e meninas como meu filho. Todo apoio ao Aranha, para que nem ele nem outro negro ou negra tenha que passar novamente por isso.

10 h · Curtir · 2

Роберто Ж. Essa mina é arrogante e só pela arrogância dela nesse caso ela mostra seu racismo velado, que talvez nem ela mesmo entende que é racismo.
Vamos parar de jogar pérola pros porcos pq eles não entendem é nada. São tapados.

10 h · Curtir · 3

Luana Galdino Lucas, o outro Lucas apagou o comentario

9 h · Editado · Curtir · 2

Ismael Pereira Eu me pergunto: a troco de que ela veio expor uma opinião como essas justamente aqui? Achou q seria elogiada? Se ela tem esse entendimento, azar o dela, mas fosse compartilhar com os dela! Tem gente que pede para ser detonada.

8 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo http://www.youtube.com/watch?v=lx1L3y-G3aU

8 h · Curtir

Роберто Ж. Como assim o cara não se ofende quando chamam ele de macaco?

8 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo Talvez pq o Cara sabe como funciona o folclore do futebol gaúcho, por não ser de partido de esquerda e pq assim como outros negros viram as provocações do Aranha que a imprensa de cima não mostra.

8 h · Curtir · 2

Bruno Silveira Cardozo Ele não é o unico negro a fazer issso

8 h · Curtir

Роберто Ж. tem idiota pra tudo né? Todos os negros que eu conheço apoiam o Aranha e a maioria não é de partido de esquerda. E se fossem, melhor esquerda que direita.
Enquanto alguns idiotas colocarem camisa de time acima de questões importantes como essas, nossa sociedade não vai pra frente…sem mais

8 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo P.S: Ah, eu sou Gaúcho! boa sorte com os seus problemas de Brazileiro

8 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Só no Brasil msm q a vítima vira o agressor!!!

Ah Bruno vai dormir e vê se acorda mais feliz…

Eu não aceito ser chama de macaca… Se alguém chamar meu filho assim vai me ofender…sai fora!!!

8 h · Curtir

Роберто Ж. problemas de brasileiro??

8 h · Curtir

Роберто Ж. fodam-se os gaúchos racistas

8 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Vevê para de ler as asneiras que o PT te faz ler e começa a saber mais sobre a História Brasileira. Quando o Rio Grande do Sul se separou do Brazil em 1835. Adivinha, os negros eram livres e aqueles que quisessem poderiam lutar pela a sua liberdade junto com os brancos separatista. Aqui foi o primeiro lugar que a escravidão foi abolida e voltou após o Brazil tomar conta do estado.

8 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Gaúcho não brasileiro… E depois não querem ser chamados de racista…mas em sua última frase o racismo camuflado é gritante!!!

8 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Nasci com a pele branca, mas me orgulho dos negros que junto com os brancos formaram esta terra.

8 h · Curtir

Camila Messeder Meu sonho era que o Sul tivesse se separado do Brasil. Voltem com essa ideia maravilhosa.
Quero ver de que vai viver o estado. De uva?
Poupe-me…

8 h · Curtir · 1

Роберто Ж. racistas separatistas vão se foder!

8 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Se tem uma coisa que este Aranha fez de bom é quem sabe formar uma segunda revolução farroupilha, e não estranhem se olharem negros e brancos lutando contra ao mesmo lado em nome do Rio Grande. Apenas quem não é gaúcho não entende como as coisas funciona aqui.

8 h · Curtir · 2

Bruno Silveira Cardozo Podem falar o que quizerem… isso não faz o Aranha menos mau carater…

8 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Obrigada pai celeste por permitir q eu não seja gaúcha… Q eu seja humilde e não me julguei superior a ser humano algum!!!

8 h · Editado · Curtir

Роберто Ж. eu apoio o separatismo gaúcho. Separem-se do Brasil e mudem-se pra Argentina e o Uruguai, terra de maioria branca.

8 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo vevê? vc é muito linda, mulher guerreira… apenas não seja inferior a ninguém. Quem me dera se eu tivesse uma namorada como vc

8 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo e Pq vc nao vai para CUBA ou venezuela?

8 h · Curtir

Abner Silveira Tomazelli Aranha um otário que chamou todos os gaúchos de racistas, o maior preconceituoso é este babaca, agora não pode vaiar a dondoca que fica magoadinha… Orgulho de ser Gaúcho, de pertencer a uma povo que não abaixa a cabeça.

8 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Não estamos falando de caráter… E sim de seres humanos!!!

Bom caráter é a gremista q vai chorar na tv depois q fez merda…q ela pague pelo q fez…assim como o Aranha quero justiça pro meu povo!!!

8 h · Curtir

Роберто Ж. Boa pedida, até iria pra Cuba, melhor educação, Saúde e qualidade de vida da América Latina. Grande exemplo pro nosso continente.

8 h · Curtir · 1

Роберто Ж. Mas amo meu Brasil.

8 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo Cuba é tão bom que a Sininho pediu asilo para a Inglaterra

8 h · Curtir

Abner Silveira Tomazelli a guria tem que ser punida com certeza, mas o idiota do aranha vai no fantastico dizer que o racismo aqui no RS é normal, só posso dizer para ele o seguinte, aranha vai pra puta que te pariu.

8 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Veve, isso que eu não intendo… pq vc fala meu povo? a minha cor de pele não pode fazer com que eu seja do seu povo? para mim todo mundo é igual, diferente do aranha que me chamou de racista mesmo eu não sendo. Alias, minha namorada é negra

8 h · Curtir · 3

Bruno Silveira Cardozo Racismo no sul é tão normal quando em são paulo, rio, nordeste

8 h · Curtir · 2

Abner Silveira Tomazelli Cuba é uma beleza, tanto é, que o povo vive tentando fugir de la, e a nossa presidente patrocinando construção de porto pra eles, e agora vão leiloar o que nós idiotas bancamos…por mim essa mafia do PT poderia morrerem todos ou irem para cuba.

8 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo http://noticias.uol.com.br/…/casal-gay-agredido-em-sp…

7 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo http://exame.abril.com.br/…/pai-e-filho-acusam-pms-de…

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Ah, desculpem, essas matérias não podem existir… os gaúchos são racistas

7 h · Curtir

Роберто Ж. são paulo tá cheio de idiotas como vocês, infelizmente

7 h · Curtir

Guilherme Monteiro http://globoesporte.globo.com/…/diego-mauricio-ouviu…

7 h · Curtir

Роберто Ж. isso não faz de vcs menos idiotas

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Expliquem o que faz um negro ser contra o Aranha?

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo O Negro é racista?

7 h · Curtir

Роберто Ж. tá cheio de negro racista…

7 h · Curtir · 1

Роберто Ж. tem até negro em grupo neonazista

7 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo Vcs estão de acordo com a midia, gostaria de convida-los a virem para cá para conhecer o Rio Grande do Sul. Se acharem algo racista ou nazista vamos junto denunciar.

7 h · Curtir

Роберто Ж. Achamos, parte da torcida do grêmio…bora denunciar

7 h · Curtir

Pedro Kalil quem defende o aranha tem que tomar no cu na moral

7 h · Curtir

Pedro Kalil ignorantes

7 h · Curtir

Pedro Kalil usando fake e tentando fala bonito

7 h · Curtir

Pedro Kalil a internet é realmente engraçada

7 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Abner o racismo infelizmente é normal em nosso país… Parem de achar q é exclusidade gaúcha… E é por isto q estamos aqui a favor do Aranha…q não baixou a cabeça ao ser ofendido…bateu no braço e falou sou negão…ele é um negro q me da orgulho sim!!!

7 h · Editado · Curtir

Pedro Kalil cala boca só falou tentou falar, mas bá na moral toma no teu cu

7 h · Curtir

Роберто Ж. internet é o único lugar onde vc pode se esconder né palhaço?

7 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Qq um pode sim ser meu povo se assim o quiser!!!

A questão não é a cor da pele…mas sim o respeito de devemos ter pelas pessoas!!!

Não somos tds iguais…cada um tem suas próprias características…e tds devem ser respeitados!!!

7 h · Curtir

Lucas Pordeus Leon Nossa, o nível da discussão subiu com a chegada de Pedro em, muitos argumentos fortes. #sqn kkk bizarro

7 h · Curtir · 1

Fernanda Medeiros Os gaúchos vaiaram o aranha não pq ele é negro, e sim pq ele demonstrou um preconceito enorme com os Gremistas e Gaúchos, ai se fez de coitado e disse que foi vaiado pq é negro! Os negros que eu conheço (e que não sao ignorantes e manipulados pela mídia) tem nojo do aranha, disseram que ele não representa a causa negra, a verdadeira luta contra a discriminação racial

7 h · Curtir · 5

Fernanda Medeiros O aranha só incitou o ódio

7 h · Curtir · 1

Abner Silveira Tomazelli “Parem de achar q é exclusividade gaúcha”…bem pelo contrario Vevê, quem disse que aqui no sul o racismo é normal foi o aranha, eu sei que aqui existe racismo como em todos os lugares, mas não do jeito que esse idiota falou, que é normal por causa da descendência dos Gaúchos. Nunca deve-se generalizar sob pena de cometer injustiças, por isso ele foi vaiada e será todas as vezes que vier jogar aqui, pois ele mexeu com um povo que não leva desaforo e não admite ser taxado de algo que não é.

7 h · Curtir

Роберто Ж. nossa, tá chovendo racista aqui

7 h · Curtir

William Saraiva Giuliano o Aranha cometeu um crime (calúnia), pois chamou a torcida inteira do Grêmio de racista. Até onde eu sei, ninguém pode acusar alguém de racismo antes de PROVAR que a pessoa cometeu um ato racista.

Eu estava quieto durante o jogo inteiro e ele me acusou de ser racista, só porque eu estava no estádio.

Portanto, o Aranha deveria estar respondendo a processo, tal como a Patricia Moreira por ter cometido calúnia.

7 h · Editado · Curtir · 2

Fernanda Medeiros qualquer um que tenha uma mínima capacidade intelectual, vê que o discurso do aranha é um discurso de ódio, extremamente vazio. Ele tem alguma mágoa antiga com gremistas ou até com o povo do Rio Grande do Sul, se referindo aos gaúchos sempre de forma pejorativa.

7 h · Curtir · 1

Lucas Pordeus Leon Meu deus do céu! Ficou feia a coisa.

7 h · Curtir · 1

Fernanda Medeiros racista é quem generaliza, meus amigos, vocês que se dizem vítimas do racismo, e generalizam todos os gaúchos se mostram preconceituosos, são o tipo de gente, que como o aranha quer se prevalecer de sua cor.

7 h · Curtir · 1

Lucas Pordeus Leon Vamo deixar de hipocrisia gente, todo mundo que freqüenta estádio sabe q existe inúmeros casos de racismo, não é só no sul não.

7 h · Curtir · 1

Fernanda Medeiros o raiva que vocês tem de gaúchos é a mais prova de quão racistas e hipócritas são

7 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Lucas manter um diálogo saudável não é pra qq um…o Pedro é um ótimo exemplo disto!!!

7 h · Curtir

Роберто Ж. discurso de ódio? Chamar de macaco é de boa?
Vocês são escrotos demais. Incitar o ódio é não pedir desculpas pra uma racista??

7 h · Curtir · 1

Lucas Pordeus Leon Vou repetir então meu post. Aranha disse: “não é todo mundo, mas existe um grupo de racistas na torcida”. Onde foi que ele generalizou mesmo?

7 h · Curtir

Роберто Ж. tenho raiva de gaúcho racista. Só…Conheço o sul e fui muito bem recebido no Fórum Social Mundial pelos gaúchos que conheci

7 h · Curtir

Abner Silveira Tomazelli tu não viu a matéria do fantástico?…aonde ele falo que aqui no sul é normal por causa da descendência.

7 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo Vêve Obrigado pela não generalização e para vc que não mora aqui vou explicar os fatos: 2 x 0 para o Santos, acho que uns 15 gremistas entoaram som de macaco ao goleiro Aranha por fazer cera, enrolar o jogo e cuspir em direção a torcida. Nestes gremistas estava a Patricia que a câmera pegou e também alguns gremistas que também tem pele negra. Enfim, a torcida do Grêmio não se resume em 15 torcedores, somos mais de 8 milhões de Gremistas e o Aranha ofendeu os 8 milhões, e o pior, todos os gaúchos. Patricia vai pagar pelo erro sozinha, teve a casa queimada, a familia ameaçada de morte, tentou ir nos programas para fazer o povo entender. Aranha não quis saber de falar com a moça e muito mesmo a homenagem que o Grêmio ofereceu e novamente chamou gaúchos de racista. Muitos gaúchos que moram fora do RS Apanharam por causa da generalização. E ainda o Aranha esperou flores no ultimo jogo? as vaias foi a raiva por ser taxado de racista por até mesmo defender o Aranha, foi pelos que apanharam em outros estados por serem gremistas. Enfim, a midia quer ver o circo mesmo pegar fogo.

7 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Racismo camuflado… Até qdo darão desculpinhas pro racismo

7 h · Editado · Curtir

Lucas Pordeus Leon Gremista defenderam aranha? Gostaria de ler sobre isso… Não vi nenhuma manifestação nesse sentido

7 h · Curtir · 2

Роберто Ж. assim como é normal na Europa e muitos jogadores que jogam lá já disseram isso da Europa. Não quer dizer que desmereceram a Europa inteira.

7 h · Curtir · 1

Fernanda Medeiros O aranha reclamou até do fato de os gaúchos cantarem o hino do Rio Grande do Sul, isso é uma raiva que ele tem de gaúchos

7 h · Curtir

Kelen Zanetti Vevê, quando tentei manter um diálogo civilizado, sem ataques pessoais, simplesmente não fui respeitada, mas fui atacada a to do momento, fui acusada de ser racista pela maioria aqui, convido a todos dispostos a visitar meu perfil e comprovar que não sou racista, com o Leitor falou e no momento foi glorificada, por isso a todo momento repito que o que está sendo defendido aqui é um pensamento extremista e preconceituoso!

7 h · Curtir

Роберто Ж. parei de seguir esse post… muito preconceituoso junto faz mal pra saúde

7 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo

 

7 h · Curtir · 1

Lucas Pordeus Leon Kelen, mostre então quando foi que o aranha generalizou

7 h · Curtir · 1

Fernanda Medeiros parou pq não tem argumentos

7 h · Curtir · 1

Abner Silveira Tomazelli Quanto mais falarem em racismo mais ele vai existir, eu não vejo ninguém reclamando das cotas raciais, isso é o maior racismo existente neste pais.

7 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo Palavras como “este povo”, “isso sempre existiu aqui e todo mundo sabe”

7 h · Curtir · 2

Vevê Verônica Gengo Em momento alguém falei q tenho raiva de gaúchos!!!

7 h · Curtir

Abner Silveira Tomazelli preconceituoso é tu babaca, que não tem mais argumentos e fica taxando os outros de racista.

7 h · Curtir · 1

Lucas Pordeus Leon Abner, esse seu pensamento não funciona. O racismo não desaparece quando ignoramos ele, ele só pode sumir quando o enfrentamos.

7 h · Curtir · 1

Eduardo Finger Criar cotas nao é uma forma de enfrentar o racismo

7 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo No emprego publico eu sou contra as cotas raciais…. Mas tipo… No privado pelo racismo muitos gestores deixam de contratar um negro por causa de sua cor. Tá na hora de passar cotas na iniciativa privada.

7 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo No publico todos somos iguais, e estamos competindo de igual para igual.

7 h · Curtir · 2

Kelen Zanetti Lucas, na entrevista após o último jogo…
Ele disse que no sul sempre teve campanhas contra racismo, mas isso nos faz racistas ou nos faz uma sociedade que quer abolir o racismo?

7 h · Curtir

Fernanda Medeiros sabem aonde o aranha tá agora? ele tá na mansão dele em santos, rindo de todos nós, que demos o que ele queria, seus 15 minutos de fama. Vamos falar mais sobre o ativismo e a luta racial que o grande goleiro do santos defendeu em toda sua vida?

7 h · Curtir · 1

Abner Silveira Tomazelli qual a diferença entre um negro e um branco?…nenhuma, porque cotas raciais, isso me leva a crer que estão dizendo que os negros tem que ter cotas por acharem que eles não tem capacidade, o que é ridículo demais.

7 h · Editado · Curtir · 2

Eduardo Finger E aranha falou que nao perdoaria esse “povo” generalizando os gauchos! E eu tenho familiar negro, nao sou racista, e por esta razao acho ele um imbecil de generalizar um povo todo!

7 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Ignoramos o racismo e ele ae está gritando como nunca!!!

Sim cansamos de ficar quieto!!!

7 h · Curtir

Douglas Felipe Streck O povo desse nosso país é muito bosta mesmo, pqp
Isso foi tudo criado pela imprensa como uma vingança besta contra o Felipão, e o grêmio por ter acolhido ele depois dos 7-1
isso acontece todo dia em tudo que é lugar do país, mas não é tratado da mesma forma. Só que um bando de alienado completamente manipulado pela imprensa, generaliza um estado todo como racista e acha que isso é real.
O que vocês e o próprio aranha estão fazendo é discriminação também, no caso, uma muito pior do que a que foi feita naquele primeiro jogo contra o santos.
Mas, como o povo brasileiro é acostumado a discriminar gaúcho e generalizar tudo, uma a mais não muda nada.

7 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo Essa é a Racista que querem que ela pague por 500 anos de escravidão. E ao Aranha o que ele fez de bom pelo povo negro ou melhor, pobre já que ele é rico?

 

7 h · Curtir · 1

Eduardo Finger #ORGULHODESERGAUCHO

7 h · Curtir

Abner Silveira Tomazelli Só espero que daqui para frente, qualquer canto de torcida pejorativo aos Gaúchos, os jogadores do Grêmio parem o jogo e façam o mesmo que o aranha fez, se é para um é para todos.

7 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo

 

7 h · Curtir · 2

Bruno Silveira Cardozo Este Negro me representa:http://www.youtube.com/watch?v=lx1L3y-G3aU

7 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Abner tb acho q nenhum…isto eu Verônica!!!

Mas a sociedade não…pq brancos ganham mais q negros msm q tenham os msm cargos???

O branco não é subjulgados pela sua cor!!!

7 h · Curtir

Kelen Zanetti Vevê e pq as mulheres ganham menos que os homens mesmo tendo os mesmos cargos?

7 h · Curtir

Abner Silveira Tomazelli se tu faz um concurso público, não pode existir diferença de salario, e sinceramente eu não vejo essa diferença salarial que tu dizes, pelo menos na minha cidade tenho muitos amigos negros e brancos que trabalham junto e recebem o mesmo salario…deve ser um problema ai de vocês.

7 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo Veronica… vc concorda comigo que o melhor lugar de existir cotas é no privado? pq no privado? pq no privado as pessoas entram pelo olhar do patrão e não por competencia. Muitos competentes ficam de fora por descriminação.

7 h · Curtir

Kelen Zanetti Isso é um problema entranhado na sociedade e não é exclusividade dos gaúchos, é isso que defendo com meu post, nada mais que isso, não nego que o racismo exista, mas não existe somente aqui, e ser gaúcha de forma alguma me faz racista!

7 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Kelen pq são subjulgadas pelo homem…

E a mulher negra ganha menos q mulheres brancas…vc acha isto certo???

7 h · Editado · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Sou gaucho, namoro uma negra e não sou racista. Mas me dói quando pessoas de outros estados me chamam assim por causa da canalhice do Aranha. Vcs não tem culpa, vcs estão defendendo o que acham certo. o problema que as coisas que estão indo para ai não é bem assim.

7 h · Curtir · 2

Wanderlei Maso O único clube do Brasil q tem seu ídolo negro representado na bandeira por uma estrela dourada , tem seu hino composto por um negro em uma época q o racismo era latente e não velado . O clube q identificou , puniu pelos estatutos os torcedores q praticaram os atos , entregou-os a justiça , esse clube é punido com exclusão do campeonato ? A torcida q jogou um vaso sanitário e matou um torcedor segue o baile , os corintianos q mataram um menino na Bolívia tiveram até intervenção do governo federal para serem libertados . Ta bom , ta certo .

7 h · Curtir · 1

Everton Alves O sujo falando do mal lavado, sem mais!http://globoesporte.globo.com/…/diego-mauricio-ouviu…

7 h · Curtir · 1

Kelen Zanetti Vevê, não acho isso certo, de forma alguma, se o trabalho é o mesmo, o salário é o mesmo, independente de cor, credo, sexualidade ou classe social.

7 h · Curtir · 1

Wanderlei Maso Neste dia do Diego Maurício , Aranha estava na Vila , mas não ouvi uma palavra dele . O q houve Aranha ? Seu imbecil ,

7 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Abner vc não vê pq é branco… Mas pesquise q vc verá a vdd!!!

Mas parar de fingir q o racismo não existe!!!

Eu viria fã de vcs gaúcho q ao invés de pensar em seu estado… Pensam como seres humanos q somos… Lutem contra o racismo!!!

Pra hajam igualdade racial…peã q o tom da nossa pele não seja barreira…sejamos tds seres humanos q respeitamos a individualidade de cada um!!!

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Muito estranho e injusto esta ofensa de gaúcho racista. Primeiro pq na revolução farroupilha os negros aqui eram livres, se temos pouco negros é pq depois da guerra muitos negros foram perseguidos pelo exército imperial e outros se bandearam com o Netto para o Uruguay. Mesmo assim só perdemos para a Bahia em número de membros de religião africana.

7 h · Curtir · 1

Carlos Eduardo Oliveira Acredito que qualquer generalização nos leve a ignorância. Claro que não podemos imputar a apenas um estado o racismo, que temos como realidade nacional. No entanto o Aranha ser rico, não tem relação com o que ocorreu, senão por conta da visibilidade,a qual, infelizmente e diferente para um negro anônimo.
No entanto foi inegável a postura preconceituosa da garota, concordo que ela não foi a única, mas como adulta, deve ser responsabilizada por seus atos como os demais envolvidos.
Quanto as ofensas sexistas e homofobicas dentro dos estádios concordo plenamente que isso deve ser penalizado com o mesmo rigor que o racismo.
Todo o preconceito deve ser castigado.

7 h · Curtir · 3

Bruno Silveira Cardozo Veronica… o Mesmo Grêmio punido por racismo faz campanha a anos depois que um jogador do Grêmio sofreu racismo. Injusto é o Aranha dizer que toda esta campanha é por causa do seu torcedor racista

7 h · Curtir · 2

Vevê Verônica Gengo Willian FDP e macaco pra mim tem o msm peso…

Enqto ficarmos aqui defendendo estados e não seres humanos…eu prefiro defender seres humanos…pq não interessa onde nascemos…e a cor da pele tb não deveria ser motivo peã ser humilhado!!!

7 h · Curtir

Wanderlei Maso Errado Bruno ,http://registrosdeumbanda.wordpress.com/…/o-censo…/

7 h · Curtir

Wanderlei Maso Vamos fazer assim agora ,,,

 

7 h · Curtir · 1

Carlos Eduardo Oliveira Não cabe mais chamar alguém de viado, filho da puta ou macaco, e acharmos que e algo natural corriqueiro. Temos que lutar, juntos , contra todo e qualquer preconceito, seja qual for sua origem.

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Veronica, antes de olhar o video, olhe a data do video, bem antes de tudo isso acontecer: http://www.youtube.com/watch?v=1niPdWbxW7Q

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo O meu time não é racismo

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo racista

7 h · Curtir

Eduardo Finger E acham certo o jeito que o aranha falou dos gauchos? Pra mim eh um tipo de preconceito contra os gauchos tambem!

7 h · Curtir

Carlos Eduardo Oliveira Essa deve ser nossa luta comum, William. Não naturalizar o preconceito, mas atuar frontalmente contra ele.

7 h · Curtir · 2

Dênis Carvalho Jáques olhem essa pérola:

6 h · Editado · Curtir

Dênis Carvalho Jáques “então vá entender os brancos eu já disse varias vezes que eles são um povo demente e doente nao e atoa que a maioria dos pedófilos são brancos são propenso a matar os a pai e mãe propenso a suicídio de mil suicídio na america 900 sao brancos eles são suicidas pra quem estuda o branco como eu estudo eles são como pessoas deficientes mentais eles levam toda sua frustração e baixa estima sobre os preto eles não tem inspiraração própria por isso quando se juntam eles começam beber e chingar os outros com palavrões numa estéria doentia”

7 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo O q o Aranha sofreu na terra de vcs…negros sofrem tds…já fui ofendida por ser filha de negra…na minha família por parte de pai!!!

Meu filho de 6 anos já foi ridicularizado por ter cabelos crespos…pior q isto veio de outra criança de 6 anos…

Vcs acham isto certo???…uma criança sofrer???…ainda acham q defender um estado é mais importante q defender criança q ainda sofrer os efeitos da escravidão???

Quem não luta contra está a favor!!!

Não ser racista é não querer diminuir um semelhante pela cor da sua pele!!!

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo E o seu filho sofreu no Rio Grande do Sul?

7 h · Curtir

Dênis Carvalho Jáques eu NUNCA VI nada parecido em questão de preconceito como esse texto lixo, e NUNCA VI um dito branco(a) escrever esse monte de asneiras e escrotices sobre negro como esse safado preconceituoso escreveu.

7 h · Editado · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Eu não sei o seu estado Verônica, mas vc me disse que o seu filho sofreu racismo no colégio que provavelmente não é aqui no Rio Grande do Sul, talvez seja igual ou pior que o do Aranha, mas mesmo assim vc não acha todos os alunos da escola do seu filho racista, ou o estado onde vcs moram de racista

7 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Nuncaaaaa viu Dênis???…então vc não nasceu no Brasil né???

Para gente…

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo nem a criança que ofendeu o seu filho seja racista, pois o racismo vem dos pais, vem da tv que sempre colocam os negros em papel de vilão, escravo e sem futuro.

7 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo E se ele morasse no seu estado Bruno ele não teria sofrido então???

Negro sofre racismo em nosso paia tds os dias e em qq lugar!!!

7 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Parem de falar do estado de vcs…vamos falar de seres humanos!!!

7 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Olha, até sofreria… Como eu te falei eu namoro uma negra e o sobrinho dela estuda em colégio de rico, lá ele não sofre racismo. A unica forma de acabar o racismo não é para hj, mas sim começar a instruir as crianças de hj a não serem como os pais.

7 h · Curtir

Carlos Eduardo Oliveira Denis, devo discordar, mas esse texto me lembra muito o raciocínio ,mesmo de cientistas do século passado sobre o negro. Porem isso não justifica esse tipo de fala sobre qualquer etnia.
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=681

6 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Quem começou a falar de estado foi o Aranha que vc defende, talvez eu posso falar das pessoas que apanharam por causa dele em outros estados.

6 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo o jeito boçal do Aranha tá muito longe de ser um Mandella, martin luther king que venceram o racismo com elegância

6 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Concordo vem dos pais…do q passamos ao nossos filhos!!!

E o racismo infelizmente é passado de pai pra filho tb…se eu filho dou racista e vc não reagiu contra…vc tb é cúmplice de racismo!!!

6 h · Curtir · 1

Kelen Zanetti Vevê concordo em mudar o foco, mas concordemos que se repassares a discussão, o Estado foi tachado como racista pelas pessoas que acompanhavam os comentários do  , que aqui não se faz presente, inclusive não entendi o porque, já que ela gosta tanto de pregar sua superioridade.

6 h · Editado · Curtir

Vevê Verônica Gengo Bruno então pq vc não fala dos negros q apanham tds os dias???

Pq não os defende tb???

6 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo E o jeito boçal a qual o negro é tratado a séculos???

6 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Que boa foi esta conversa… espero que pelo menos vcs de outro estado não tenham ódio por nós gaúchos e gremista… não sabem o quanto é duro tentarmos mudar esta imagem depois de tudo.

6 h · Curtir · 1

Dênis Carvalho Jáques Vevê, me refiro a algo tão preconceituoso e escancarado como esse texto.

6 h · Editado · Curtir

Dênis Carvalho Jáques e você como destacada lutadora contra o preconceito, compactua com as barbaridades escritas? ou só luta contra o preconceito contra o negro? pergunto pra saber né, porque se luta apenas contra a discriminação contra determinado segmento da nossa sociedade, vou achar profundamente lamentável.

6 h · Editado · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Pelo menos no meu estado vc não ve negros apanhando, convido para passar uma semana e me apontar um apanhando. O que eu entendi que por ter um negro apanhando em algum lugar do Brasil deixamos que um gaúcho que não tem nada a ver com as merdas que o Aranha fala apanhar em prol contra o racismo.

6 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Eu não tenho odeio de gremista e tão pouco de gaúchos…

Mas não aceito racismo seja ele onde for…seres humanos pra mim são mais q estados e times de futebol!!!

6 h · Curtir · 1

Dênis Carvalho Jáques Vevê, gostaria que tu respondesse minha pergunta.

6 h · Editado · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Infelizmente não conheço a realidade ai, mas aqui branco e negro moram na favela, eu vejo na tv que favela é coisa apenas de preto. Aqui isso não existe. Eu moro na favela (Aqui chamamos de vilas) e a minha namorada mora no bairro nobre de Porto Alegre.

6 h · Curtir

Volmir da Rosa é impressionante o ódio q o o resto do país tem com o RS, a final vcs estão contra o racismo ou contra o meu estado????
“Povo que não tem virtude acaba por ser escravo” hino da minha terra.
ORGULHO DE SER GAÚCHO, PRETO E GREMISTA!!!!

6 h · Curtir · 2

Vevê Verônica Gengo Denis isto q vc leu sobre os brancos…leio diariamente sobre negros….mas só re ofende qdo falam di brancos???…desculpa a mim não…me ofende qdo qq seres humanos é subjulgados sem importar sua cor!!!!

6 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Se eu não tivesse namorada e a Verônica não fosse casada, eu me casaria com ela.

6 h · Curtir

Dênis Carvalho Jáques Veve, repito: NUNCA vi uma manifestação tão escancaradamente preconceituosa quanto ao texto que publiquei. não disse que não existe racismo, por que existe, e dois DOIS lados. e não me ofendi com o texto, até porque não passa de um monte de lixo e asneira colocada em forma de postagem. a diferença é que eu repudio o preconceito tanto do branco com relação ao negro como do negro com relação ao branco. simples.

6 h · Editado · Curtir

Vevê Verônica Gengo Volmir o evento em momento algum falou mal do seu estado!!!

6 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Bruno não sou casada…sou viúva…meu marido faz parte das estáticas onde 70% dos assisnados são negros!!!

6 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Denis para meu querido…eu vejo td dia…já Denunciei várias páginas q falam isto e vários perfil q ofendem negros abertamente!!!

Seja mais realista…não venha q falar q o branco sobre mais q os negros!!!

6 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Denis nao sou a favor de racismo ou preconceito algum!!!

Sou a favor do respeito ao ser humano!!!

6 h · Curtir

Dênis Carvalho Jáques não disse isso. e pelo jeito um debate contigo é difícil. em NENHUM momento disse que branco sofre mais. disse que existe de ambos os lados, e existe. e quando eu digo que nunca vi é porque eu nunca vi. de repente por não ficar procurando, e onde eu convivo não vejo, nem de branco com preto nem de preto com branco.

6 h · Editado · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #ORGULHODESERGAUCHO

6 h · Curtir

Pedro Kalil #VAITOMARNOCUARANHA

6 h · Curtir

Volmir da Rosa o evento é lindo, mas olha as merdas q vcs escreveram nesse post. olha o ódio q vcs tem pelo meu povo, pela minha terra. Defender o racismo por facebook é muito fácil, e eu te faço o convite, pra vir conhece meu estado, poderia ter vindo conhecer nossas tradições semana passada que era a Semana Farroupilha, que pena mesmo. depois tu podia me mostra as tradições do teu estado, né?

6 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Dênis eu vejo tds dias…pq estou em grupo q falam do assunto…grupo de mulheres de cabelos crespos por exemplo e diariamente há relatos de preconceito racial!!!

Não sei pq o diálogo cmg é difícil… Estou aqui aberta a conversa!!!

E sim existe preconceito com o branco tb…e não aceito!!!

Mas achei q vc colocou de uma forma q parecia igual e com msm intensidade…e isto não é a realidade!!!

6 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Veronica, o que vc diz do Volmir? ele é racista?

6 h · Curtir

Nando Averbach Роберто Ж. Boa pedida, até iria pra Cuba, melhor educação, Saúde e qualidade de vida da América Latina. Grande exemplo pro nosso continente.

Interessante porque tem muitos cubanos indo para os Estados Unidos viu…

6 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Volmir quem falou em ódio com o seu estados ou gaúchos???

Desculpa aqui este post não viu!!!

6 h · Curtir

Nando Averbach Vevê Verônica Gengo Obrigada pai celeste por permitir q eu não seja gaúcha… Q eu seja humilde e não me julguei superior a ser humano algum!!!

6 h · Curtir

Nando Averbach tu Veronica escreveu isso logo acima …quer que eu coloque o print???

6 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Sim me referi aos gaucho q antes se defender os seres humanos se referem ao estado q moram!!!

Eu defendo o ser humano…leiam o q Escreveram antes pra eu ter escrito isto!!!

Pq aqui vi gaúchos se acham melhores q outro ser humano…

Eu não me julgo melhor q ser humano algum…e nem julgo o lugar q cada um nasceu!!!

Em qual momento julguei a cultura do estado de vcs???

6 h · Editado · Curtir

Pedro Kalil cara eu sou melhor que tu, em todos os aspectos e sentidos da vida, tanto como em carater e outros aspectos

6 h · Curtir

Nando Averbach capaz o bruno estava sendo educado contigo explicando a vida dele e quanto orgulho em ser gaucho ele tem …..e tu disparou isso

Na boa vcs generalizaram total,fizeram esse evento sem ao menos saber o que realmente aconteceu,tudo na base de jornalzinho e televisão

6 h · Curtir

Marcelo Fernandes O Aranha é um babaca. Simples. Ele tem que aprender com o Daniel Alves como lidar com o racismo, e aprender principalmente a cultura do Rio Grande do Sul, antes de falar que ” Esse povo” é racista. Ele foi vaiado por ser um completo babaca nas suas entrevistas, e não pela cor.

6 h · Curtir · 2

Bruno Silveira Cardozo “Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo”, “sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”

6 h · Curtir

Volmir da Rosa veronica, pra um bom entendedor, meia palavra basta!

Vai pra rua e bate no peito e grita SOU NEGONA, isso sim é bonito pra nós negros. Como acho legal os brancos tentando ser que nem nós, mas eles não tem a ginga, não tem o nosso brilho… como diz o professor j

6 h · Curtir · 2

Volmir da Rosa Jor Ben ” o negro é lindo”

6 h · Curtir · 1

Marcelo Fernandes E outra. Querem discutir e defender o racismo em um pais que temos cotas para negros? Qual a função das cotas? Por que o cidadão Negro tem preferencia para o Branco se ambos não tem nenhuma diferença de intelecto? Querem acabar com o racismo, parem de falar disso. Você não conhece uma pessoa por ela ser negra ou branca, conhece por sua identidade, seu nome, seu caráter e não pela cor da sua pele.

6 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Volmir eu faço isto sempre…há bati no peito e falei q eu era até na família do meu pai q são italianos!!!

Tenho muito orgulho de ser filha de uma negra linda q nunca abaixou a cabeça…sempre se orgulhou e me ensinou a amar minhas raízes!!!

6 h · Curtir

Volmir da Rosa veve tu não achas que o aranha ta mal orientado?

6 h · Curtir

Volmir da Rosa ou melhor muito mal orientado

6 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Volmir meu pai é branco… E ama a cultura negra… Vai vários eventos de negros… Me orgulho dele…ele me ensinou muito sobre negros…agradeço aos meus pais por me ensinarem a amar minhas origens!!!

5 h · Curtir · 1

Kelen Zanetti Vevê, então tua mãe, uma negra linda como citaste, tem todo meu respeito, parabéns pelas tuas raízes, só não aceitamos que generalizem nosso povo!

5 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo O q me incomodou foi o discussão de vários aqui defendendo mais o estado do q o ser humano!!!

Eu sou ser humano em qq estado…temos q parar de ter fronteiras… Se juntar pra lutar contra o racismo!!!

5 h · Curtir

Dênis Carvalho Jáques beleza Vevê, se tu entendeu daquela forma, tudo certo. mas como falei, não quis dizer que o branco sofre mais. acho que me fiz entender, hehehe. e estamos no mesmo barco, preconceito contra negro, branco, pardo e demais formas de discriminação também me coloco totalmente contra.

5 h · Curtir · 1

Pedro Kalil cala boca veronica tu só fala merda ninguem quer tirar o orgulho dos negros ou quer fazer com que eles nao se orgulhem disso, estamos falando que o ARANHA é um AP´ROVEITADOR!!! PORQUE ELE QUER GANHAR A MIDIA E FAZER UMA BOA PRAÇA COM TODO MUNDO, MAS ELE SE QUEIMOU SENDO TAO RACISTA QUANTO A GURIA QUE CHAMOU ELE DE MACACO

5 h · Curtir

Pedro Kalil MAS TU COMO UMA IGNORANTE NAO SABE DIFERENCIAR ISSO

5 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Eu amo minha namorada negra

5 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo Deixa ver se eu entendo: Um negro chamando o Aranha de macaco pode, uma branca tem que queimar a casa dela. Um negro vaiando o Aranha pode, agora uma torcida vaiando o Aranha é racismo. Temos dois negros aqui com óticas diferentes. Um vê o aranha como um Mandela e o outro ve o Aranha como oportunista.

5 h · Curtir

Kelen Zanetti Mas tu arrastou asa pra Vevê hein Bruno, estão todos de prova… kkkk

5 h · Curtir

Volmir da Rosa legal veve!! agora responde minha pergunta sobre o aranha.

5 h · Curtir

Joselia Oliveira Pois é Veve semana passada minha amiga carioca voltou do RS com o filho em depressão ele faz terapia 2x por semana e teve o aprendizado comprometido de tanto racismo que sofreu na Escola. Chamavam de macaco e enfiavam o lápis no cabelinho dele. coisa mais triste de ver o estado psicologico que ficou a criança. São crianças que com certeza aprendem isso em casa com pais racistas.

5 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Sou contra generalizar…não acho q tds gaúcho são racista… Assim como não acho q paulistas são, carioca, mineiros!!!

O negro é generalizado sempre e subjulgados e não aceito tb!!!

A minha luta é por igualdade racial…acho q tds tem q ser respeitados…não importa sua cor e nem onde nasceu!!!

Precisamos aprender a respeitar as diferenças… Raciais e culturas do nosso país!!!!

5 h · Editado · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Pedro não vou discutir com vc!!!

Pq gosto de diálogos onde o respeito faz parte!!!

5 h · Curtir

Bruno Silveira Cardozo A Vevê é uma musa, se eu não fosse casado eu iria para o estado dela pedir ela em casamento. Respeito ela por defender um mau carater como o aranha, mas espero que esta defesa não seja descriminando e generalizando como este boçal fez. O Aranha desonra a raça humana.

5 h · Curtir · 1

Volmir da Rosa http://www.youtube.com/watch?v=JOIBqzCpUow

5 h · Curtir · 1

Volmir da Rosa recomendo

5 h · Curtir · 2

Volmir da Rosa musica boa, estão muito nervosos hehe

5 h · Curtir · 2

Volmir da Rosa falou gurizada, DALEE GREMIO!

5 h · Curtir · 1

Bruno Silveira Cardozo Volmir… Tu é muito Mito!!!! Abraços

5 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Volmir o Aranha foi ofendido ae certo???…se ele generalizou entendo q pq…devido ao q ele sofreu em campo…isto não quer dizer q sou a favor de generalizar…pq não sou!!!

Vejo a gremista super oportunista…mas não acho q isto deferia virar agressão, a casa queimada…mas quem queimou a casa dela???…foram gaúcho né???

Acho q ela foi racista sim…e tem q pagar pelo q fez…e acho q ele tá certo q quer justiça!!!

Mas o q ela fez não me faz pensar q tds os gaúchos são racista…

E eu me orgulhei sim de ver um negro sendo humilhado e batendo no braço e falando sou negão!!!

5 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Volmir gostei

5 h · Curtir

Volmir da Rosa curti o som veronica

5 h · Curtir · 1

Volmir da Rosa tu vai curtir

5 h · Curtir · 1

Vevê Verônica Gengo Não acho q o Aranha desonra a raça…se eu pensar assim teria q pensar q a gremista desonra os gaúchos né!!!

5 h · Curtir · 2

Michele Zgiet olha,quando a empatia não é o suficiente, estudar antes de falar bobagem ajuda… David Coimbra e Peninha já pecaram nas duas etapas, reproduzir as bobagens deles dá pena… Aqui tem um texto bem bom pra começar….https://br.noticias.yahoo.com/…/um-homem-aranha…

5 h · Curtir

Thamiris Fercontine Schörderlzl Orgulho de Ser Gaúcha com certeza e DALHE GRÊMIO

5 h · Curtir · 2

Bruno Silveira Cardozo Vevê reconhece o exagero do Aranha, assim que a gremista que foi uma entre 15 ou 20 que chamaram ele de macaco, mas tem aquele que chamou ele de negro fedido que deveria estar agora preso.

4 h · Curtir

Matheus Machado Oi

Aranha sofreu injúria racial

Aranha cometeu generalização burra, de modo xenófobo

Oi

Apoio ele no caso da injúria

Porém sua Generelização absurda também merece ser punida, e não existe papinho furado de desculpa pra racismo, ou reação de oprimido, aprendam a separar, ele sofrer racismo não lhe dá o direito de cometer outro crime e permanecer mascarado, pela cegueira de alguns, afinal

Discurso de ódio também é muito feio amiguinhos.

Eu estou com o Aranha no caso de injúria racial, e estou contra ele em seus discursos ridículos e desinformados.

4 h · Curtir

Matheus Machado um Abraço e um beijo na alma de vocês

4 h · Curtir

Matheus Machado E por favor, pra que tantas palavras ofensivas, cadê o debate lúcido e saudável, se bem que, acreditar que ele está errado em procurar a justiça pra enfrentar a injúria racial que sofre e acreditar que ele tá certo em fazer discurso de ódio, pois sofreu injúria racial, e portanto, tá valendo tudo, soa meio idiotice, não?

4 h · Curtir

Kelen Zanetti As pessoas falam o que bem entendem, e depois não querem ser contrapostos. Isso é ataque gratuito, isso é generalização, isso é preconceito!

 

4 h · Curtir

Kelen Zanetti Pra que isso Josélia oliveira?

4 h · Curtir

Nando Averbach Joselia Oliveira deveria ter vergonha ,ta aqui pra lutar contra o preconceito e pratica xenofobia………

atitude é a mesma coisa de um petista idolatrar Cuba,mas ao inves de morar lá quer morar na inglaterra…hipocrisia é pouco!!

4 h · Curtir · 2

SOS Racismo Brasil Amigas e amigos que participam desta Manifestação de Apoio Online à Atitude do goleiro Aranha.
Como tem aparecido manifestações agressivas ou com um pensamento totalmente contrário aos objetivo desta ação que estamos fazendo.
Precisamos deixar bem claro a direção e linha desta manifestação online:
1- Esta manifestação está sendo feita para apoiar o fato do Goleiro Aranha ter reagido ao racismo na hora, em público, no seu meio profissional e aceitando conscientemente todos os riscos que esta atitude corajosa e inovadora lhe traria.
2- Esta manifestação online está sendo feita para dar apoio moral à pessoa do Aranha e não só. Ela está sendo feita para dar coragem a todas e todas que sejam vítimas ou vejam alguém sendo vítima do racismo reaja na hora e ajude a quebrar a espinha dorsal de um das mais refinadas formas do mundo de operar o racismo, que é o que acontece no Brasil e, que foi denunciado recentemente em relatório da ONU.
Somos um país comprovadamente racista e esta carapuça atinge a cada um de nós. Ou continuamos como estamos fingindo que nada vemos, ou enfrentamos com coragem esta tragédia humana que atinge os índios e os negros no Brasil do século XXI.
3- Esta manifestação oline de apoio à resistência do jogador Aranha não é partidária nem religiosa. É uma manifestação aberta a todos e todas as pessoas que com sinceridade sejam antirracistas, e não somente de boca prá fora “não racistas”. Temos consciência que ser antirracista é resultado de um processo longo, que significa muitas vezes cortar a própria carne, ao se reconhecer o racismo que cada um carrega em uma sociedade racista. Racista sem adjetivos, sociedade que é simplesmente racista em todos os poros e só.

Dito isto, os e as moderadoras de nossa rede solidária, definiram que:
Aqui não é um muro de lamentações para brancos que ainda não encararam sua branquitude. Para estes existem outros foruns para aprenderem e quando estiverem prontos podem chegar.
Foi definido também que aqui não é o forum apropriado para negros que não querem reagir. Para estes dizemos, reajam e apareçam.
Agressões racistas serão deletadas. Para os racistas nossa tolerância é ZERO. Para sermos eficientes e seguirmos na construção de uma rede de solidariedade contra o racismo, pedimos que todos e todas fiquem atentas e nos informem inbox quando rolarem ofensas, não sem antes fazerem um print da ofensa.
Felizmente nas milhares de postagens que já pintaram, até agora só pintaram meia dúzia procurando sarna para se coçar.

 

Comentado por Marcos Romao · 2 h · Curtir · 5

Роберто Ж. tem racista pra caramba aqui, e direitistas de grupos organizados, não se enganem

2 h · Curtir · 2

Wanderlei Maso Como toda esquerda , o contraditório não é bem-vindo , é isso ?

2 h · Curtir

Marina Longhi Não, a burrice não é bem vinda. …

2 h · Curtir · 5

Marina Longhi A direita é super democrática. .. aceita super bem a diferença. .. os presos da ditadura militar que o digam…

2 h · Curtir · 1

Joselia Oliveira SOS Racismo Brasil Só gostaria de saber se os racistas vão continuar por aqui nos ofendendo? Basta ler os comentários para ver a intenção dos mesmos.

2 h · Curtir · 3

Joselia Oliveira Não somos obrigados a aturar racista

2 h · Curtir · 3

Роберто Ж. Não venha com palavreado eufemista Wanderlei. Vocês vieram aqui despejar racismo.

2 h · Curtir · 2

Wanderlei Maso A ditadura militar falhou , haja visto o q acontece com por exemplo a Petrobrás .

Formularende

Formularbeginn

Cíntia Melo Caraca, os gaúchos q vieram comentar aqui, além de racistas, são burros. Difícil discutir com gente burra…

1 h · Editado · Curtir · 3

Wanderlei Maso Eu estava no estádio no dia do ato racista da garota . E sim , ela deve ser punida , o clube entregou a justiça ela e outros . O ato foi tão localizado , q não percebi , só soube pelo rádio depois . Aliás , o juiz , dentro do campo não percebeu . E querem punir todo o clube e toda a torcida ? Não , enquanto sócio não concordo .

2 h · Curtir

Cíntia Melo Aham…Senta lá, Wanderlei.

2 h · Curtir

Роберто Ж. puniram a torcida que grita macacos em todos os jogos? rsrs

2 h · Curtir · 1

Wanderlei Maso Preconceito na sua cabeça é mato Cintia!

 

2 h · Curtir · 1

Роберто Ж. o Sr. parece ter adquirido surdez. Vá a um otorrino e aproveita e passa num psicanalista.

2 h · Curtir · 1

Cíntia Melo Cara, todos os 5 ou 6 gauchos comentando aqui sao burros. Acho q o RS deve ter vergonha de vcs.

1 h · Curtir · 2

Роберто Ж. E é burro mesmo, dizer que os gaúchos que vieram aqui são burros não é generalizar que todos os gaúchos são burros. Os que vieram aqui em especial, o Sr. e outra meia dúzia de arrogantes são burros.
Os gremistas inteligentes ou não concordam com o ato racista ou não vêm aqui vomitar besteiras.

1 h · Curtir · 1

Wanderlei Maso A ignorância graça no X , tira a viseira meu filho ,o macaco se refere a torcida do Inter q se auto denomina assim , inclusive se vc for na loja do clube estará lá o boneco a venda . A Ponte Preta , segundo clube mais antigo do pais , se autodenomina macaca , seu arqui rival , Guarani , se auto denomina Bugre , aí é normal , ,,,

1 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Quase tds gaúchos q se manifestaram aqui estão preocupados com o grêmio e com o RS apenas…

Não estamos aqui por causa de times e tão pouco por questões regiões!!!

Estamos falando de algo muito sério RACISMO!!!

1 h · Curtir · 2

Wanderlei Maso O racismo q vcs tratam é o q vcs fazem questão de alimentar . Assim são vcs .

1 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Aqui alguns dos motivos q o RS tá levando fama de racista!!!

Não queiram colocar a culpa no Aranha!!!

 

1 h · Curtir · 2

Cíntia Melo Wanderlei, vai ler um livro, cara!

1 h · Curtir · 1

Wanderlei Maso Cíntia Melo, leio mais livros em um ano , do q vc em sua vida toda . Não trate as pessoas a sua imagem e semelhança .

1 h · Curtir

Роберто Ж. chamaram o Aranha de macaco porque ele é do Inter? Não. Porque ele é negro.
E qual a origem do termo macaco pra torcida do Inter? Será que por coincidência é porque admitiram negros no time antes do Grêmio?
Aqui em São Paulo o Palmeiras foi o último time a admitir negros. Não por acaso é a torcida mais racista. Digo mais, porque em todas as torcidas tem racismo. Infelizmente a minha torcida tem racistas apesar de ser o primeiro clube paulista a admitir negros. Mas eu procuro rebatê-los.

1 h · Curtir · 2

Роберто Ж. a tabela que a Vevê colocou já diz tudo, não preciso ficar me repetindo aqui. Boa noite.

1 h · Curtir · 1

Cíntia Melo Wanderlei, sai do face e vai se informar. Essa Kelly, dona do post, tbm devia sair das redes sociais, adquirir um pco de cultura e voltar depois. Ta feio.

1 h · Curtir

Wanderlei Maso Chamaram o Aranha de macaco por racismo sim, e quem chamou foi identificado , punido e responde a processo . Agora vc acha q eu tenho q aceitar ser taxado igual a ela sem ter culpa nenhuma . Ou como vc diz , no seu clube tem torcedor racista , por isso vc tbem é?

1 h · Curtir

Роберто Ж. Acho que o que aconteceu com o Grêmio foi um exemplo pra que pare essa merda de vez e trouxe à tona a discussão pelo menos. Se foi o mais justo não sei. Mas foi justo com o oprimido e isso que importa.

1 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Não não foram tds identificados…infelizmente só uma responde…e q a justiça seja feita!!!

1 h · Curtir

Wanderlei Maso Vc deve ser de um nível de inteligência estratosferico Cintia , mas infelizmente ainda está longe de ter a capacidade de pautar a presença dos outros em redes sociais .

1 h · Curtir

Kelen Zanetti Cintra Melo, primeiramente meu nome é Kelen, e outra, quem deveria sair da redes sociais é vc, ativista de Facebook é fácil ser, faça algo concreto, pare de atacar as pessoas, use argumentos, pelo menos alguns!

1 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo Quem não é racista…não vem aqui perguntas se é racista!!!

1 h · Curtir

Wanderlei Maso Kelen , não exija isso da Cintia , cérebro dela explode .

1 h · Curtir

Kelen Zanetti A questão está novamente retornando ao time, ok, Vevê os torcedores foram identificados e estão sendo investigados, acho que deveriam ser punidos juntamente com a menina, mas generalizar, isso é absurdo.

1 h · Curtir

Cíntia Melo Kelly, eu so discuto com gente inteligente. Vcs dois podiam sair daqui. Pq vcs tão no lugar errado. Aproveitem pra ler um livro, se informar e talz. So uma sugestão…

1 h · Curtir

Sonia Anjos Quem merece uma vaia? O que ela significa? Depende do contexto em que aparece… a revolta das pessoas encontra-se no fato do Grêmio ser eliminado… só! Além disso, se nos recordarmos, os fatos e insultos racistas envolvendo Tinga (Cruzeiro) e Daniel Alves (Barcelona) encontrou apoio no Brasil e no meio artístico porque o racista era o “outro”, o “estrangeiro”, o que está fora das linhas limítrofes que constituem um país. Agora, o racista é de nossa terra: é brasileiro e, quando é que um brasileiro que se “preze” assumirá que foi racista? Quando muito foi engano ou por ventura saiu sem querer… Agora, o racista é de nossa própria pátria… canta o mesmo hino nacional mas não tem civilidade. Para quem pensa como alguns post que encontrei nessa página, só lamento… e espero que as viradas da história os faça compreender que um dia muita coisa ainda vai mudar porque somos os novos kamikazes da causa!

1 h · Curtir · 3

Ismael Pereira

 

1 h · Curtir · 2

Wanderlei Maso Essa Cíntia Melo é inteligente demais . To pasmo . Os argumentos são muito superiores , deve ser de outra raça , uma ET , sei lá , algo assim .

1 h · Curtir · 1

Marina Longhi Sério mesmo que vc acha um campenato de futebol mais importante que a dignidade de um SER HUMANO? Me diz o que mudou na tua vida depois que o Grêmio foi eliminado, que já seriamesmo pelos resultados que estava tendo? Você passou a receber menos? as pessoas passaram a te tratar diferente? Sou Corinthiana e espero que toda vez que a torcida do meu time (como de qualquer outro) se manisfestar de forma racista que seja denunciada e que o meu time sofra as consequências, bem como os torcedores responsáveis. Não acho que meu time esteja acima de qualquer ser humano. Inclusive, achei muito pouco a punição que recebemos depois da trágica morte do rapaz na Bolívia.

1 h · Curtir · 8

Frederico Borges Machado A Aranha deveria ter sido recebido com palmas e não com vaias. O Grêmio deveria ser expulso do Campeonato Brasileiro para ver se aprendem!

1 h · Editado · Curtir · 2

Wanderlei Maso Tipo o PT devia ser expulso pela roubalheira na Petrobrás ?

1 h · Curtir

Cíntia Melo Marina, n adianta falar. Eles têm uma limitação cognitiva e intelectual latente.

1 h · Curtir · 1

Cíntia Melo 3, 2, 1 pra começar o mimimi. Aff. Fui.

1 h · Curtir · 1

Marina Longhi Ah, flor, não falo para eles…. vc acha que um cara que cita o que lê na Veja merece resposta? Não, não… falo para as pessoas que ainda acreditam num mundo melhor, para que saibam que não estamos sozinhos… assim, como me sinto acolhida com as postagens de vcs… Pros reaças, é só beijinho no ombro…rs

1 h · Curtir · 2

Wanderlei Maso Marina Longhi, torcedores do seu time ASSASSINARAM um garoto na Bolivia , houve comoção nacional pela liberação deles , com até ministro da justiça e deputados indo a Bolivia . Por causa disso vc é tbem uma das assassinas do garoto ? Não ,, pois bem , eu estava no jogo , nem vi o q acontecia e estou sendo taxado de racista , ta bom assim ?

1 h · Curtir

Klebson Wanderley Parece papo de criança que era e coloca culpa nos outros. As faias foram racistas sim, aconteceram antes de Aranha dizer que a maioria da torcida do Gremio é racista. colocando a culpa exclusão do Gremio da Copa do Brasil em Aranha. Chamar Aranha de Branca de Neve e de covarde tb foi pq Aranha generalizou???

1 h · Curtir · 3

Cíntia Melo Boa, Marina!!! Dx eles falando ai. Vamos argumentar com quem tem o mínimo de capacidade pra isso!

1 h · Editado · Curtir · 2

Wanderlei Maso Cintia se vc souber o q quer dizer cognitiva apaixono ,,,

1 h · Curtir

Vevê Verônica Gengo

 

1 h · Curtir · 1

Frederico Borges Machado Wanderlei se você não concorda com o que aconteceu por que então defende?

1 h · Curtir · 3

Wanderlei Maso http://m.globoesporte.globo.com/…/diego-mauricio-ouviu…,,, neste dia Aranha estava na Vila , Pq não se manifestou ?

1 h · Curtir

Wanderlei Maso Frederico , defendo a punição de quem praticou o ato , não de quem estava lá como eu e a grande maioria .

1 h · Curtir

Wanderlei Maso A Cintia deve ter ido procurar no Google o q quer dizer cognitiva , precisa não .

1 h · Curtir

Frederico Borges Machado Então foi uma pequena minoria que vaiou e xingou o Aranha, é isso que vc quer dizer?

1 h · Curtir · 1

Fabiana Mathias Porque não deletam essa galera? É alguma Síndrome de Estocolmo? Democracia com racistinha e pseudonazi nem pensar.

1 h · Curtir · 2

Alessandra Soares Esse povinho preconceituosos q sao baixos nao sabe ao menos o Significado da palavra RESPEITO

1 h · Curtir · 2

Wanderlei Maso Foi a grande maioria q vaiou , q foi punida por um ato de uma minoria identificada . Mas o clube e TODA a torcida foi punida , aliás por uma câmara onde um dos auditores tinha conteúdo de extremo racismo em seu perfil no facebook .

1 h · Curtir

Marina Longhi Wanderlei, quem te chamou de racista? Sinceramente, não vi o Aranha fazendo isso. E olha qu estou acompanhando tudo de perto. Sim, houve essa comoção rídicula e absurda para dizer o mínimo em relação aos assassinos do menino. Não apoiei, na verdade me manifestei de maneira bastante contrária a essa palhaçada. Agora, querer deslocar o eixo da discussão é querer, sim, encobrir o racismo. Não tenho, e seria muito imbecil da minha parte ter, qualquer tipo de sentimento negativo em relação aos gaúchos e o RS. Mesmo porque penso que antes de gaúchos, riograndenses, e brasileiros, são seres humanos, como eu, o Aranha, a galera que está nessa página. Só acho muuuuito sem noção achar que o mundo acabou porque o meu time está fora de um campenato, mas não me abalo em saber que um SER HUMANO sofreu tamanha violência…

1 h · Curtir · 5

Wanderlei Maso

 

1 h · Curtir

Wanderlei Maso

 

1 h · Curtir

Reginaldo Bispo Infiltrado, provocador neo-nazista! Exclui esses tipos SOS Racismo Brasil.

1 h · Curtir · 3

Frederico Borges Machado Wanderlei. Você se contradiz, tem argumentos toscos. Se vc não é um troll, que tipo de ser humano vc é? Você achar que seu time num campeonato é mais importante que a luta por uma sociedade mais informada, mais justa e menos preconceituosa é no mínimo lamentável, triste.

1 h · Editado · Curtir · 4

Wanderlei Maso

 

1 h · Curtir

Wanderlei Maso Estas fotos eram do perfil de um dos julgadores , que a meia noite excluiu o perfil do facebook e no dia seguinte pediu licença do STJD .

1 h · Curtir

Frederico Borges Machado É o que isso tem a ver? Wanderlei. Se vc não é um troll, que tipo de ser humano vc é? Você achar que seu time num campeonato é mais importante que a luta por uma sociedade mais informada, mais justa e menos preconceituosa é no mínimo lamentável, triste.

1 h · Curtir

Wanderlei Maso Vou repetir , cago e ando para meu time estar fora do campeonato . Não concordo com a punição generalista .

1 h · Curtir

Frederico Borges Machado Entendo. Sua preocupação é com a justiça desportiva então? Realmente isso é muito mais importante que a luta contra o racismo?

1 h · Curtir

Reginaldo Bispo Rei-diculo! Ele quer discutir futebol, não os atos racistas….É um Nazi!

1 h · Curtir · 2

Fabiana Mathias Que lixão é esse? Quem pode tirar essa criatura, processar, ou coisa parecida. Vou começar a fazer print screen dessas postagens dele.

1 h · Curtir · 3

Fabiana Mathias Feito.

1 h · Curtir

Wanderlei Maso Processa Fabiana , printa,, mas ache um motivo .

1 h · Curtir

Fabiana Mathias HEHEHEHH, falei de ti. Ficou nervoso amigo? Ué…hehehhe. Adoro ver nazi ficar brabo. Dá uma satisfação, nem te conto. Não falei que era você.

1 h · Curtir · 1

Fabiana Mathias kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…adoro fazer nazi pular

1 h · Curtir · 1

Alessandra Soares Meu povo tb nos nao temos direitos nenhum d charma alguém d lixo,pelo amor d Deus,Isso e Inadmicivel

1 h · Curtir · 1

Fabiana Mathias Deletem ou ignorem essa galera. Não se vai a lugar algum dando papo. Voltemos a discutir a manifestação por nosso povo, por nossos direitos e nosso apoio ao Aranha.

1 h · Curtir · 1

Wanderlei Maso Não , para quem leu o tratado sociológico sobre racismo e punição pedagógica , até q estou bem calmo . Mas sim ,quando entra pessoas mais inteligentes como vc , fico nervoso .

1 h · Curtir

Fabiana Mathias kkkkkkkk

1 h · Curtir

Frederico Borges Machado Fabiana envia os prints para a polícia. O perfil ele é falso foi criado só para constranger as pessoas. Ele é um troll. Mas se denunciarmos a polícia pode encontrar quem está por trás desse perfil falso.

37 min · Editado · Curtir · 2

Fabiana Mathias Que figura, camarada. Que figuras. Agora comecei a achar graça da galera. Pessoal, lembram do filme Malcom X? A cena em que eles estão preparando a marcha pelos direitos civis dos negros? A disciplina em seguir Malcom? Pois bem, sigamos nossa luta sem nos importar com o opressor.

1 h · Curtir · 2

Wanderlei Maso “Manifestação por nosso povo” ,, ai ai ,, e eu sou racista ,, kkkkk

1 h · Curtir

Fabiana Mathias Deixem a galera espernear, tenham frieza, ninguém pode nos fazer perder a calma. O opressor é um sujeito com medo. Olha, tá aí, tenho um trecho de um livro que adoro sobre isso.

1 h · Curtir · 1

Fabiana Mathias Vou lá buscar.

1 h · Curtir

Frederico Borges Machado Pessoal aqui no site da Polícia Federal tem como fazer denuncia por crime na internet e por racismo:http://www.dpf.gov.br/servicos/fale-conosco/denuncias

1 h · Curtir

Wanderlei Maso É tão falso Frederico , que tenho um restaurante aí em Brasília , com fotos do mesmo , e outro aqui no Sul. ,,mande sim para a polícia .

1 h · Curtir

Fabiana Mathias “O preconceito nada mais é do que o medo; mas o medo por excelência neurótico. (…) Refugia-se no sonho de um mundo puro, causa de sua causa, onde pudesse ser medíocres em paz, sem a ameaça do diferente e as cobranças, para eles insuportáveis, da racionalidade; esconjuram a variedade da realidade, sua diversidade, seu insuportável ir e vir, os infinitos mundos humanos, os infinitos intervalos interpenetrantes, a alternância sempre surpreendente do dia e da noite; seus olhos não suportam contrastes fortes, pois os contrastes são geralmente fecundos, e eles escolheram previamente a infecundidade, a esterilidade de suas próprias figuras constantemente reproduzidas.” SOUZA, Ricardo Timm de. Ainda além do medo: filosofia a antropologia do preconceito. Porto Alegre: Dacasa, 2002.

1 h · Curtir · 1

Frederico Borges Machado Estou mandando mesmo. Aqui tá o linkhttp://denuncia.pf.gov.br/ é só copiar a url, colar lá e fazer o comentário da denuncia. Não podemos deixar esse cara impune. Isso q ele tá fazendo é crime e ele tem q responder pelos atos dele.

1 h · Curtir

Wanderlei Maso Se precisarem do fone e endereço , é só pedir a polícia para contatar por aqui ou inbox ,sem problemas . Quem não deve , não teme .

1 h · Curtir

Fabiana Mathias Valeu Frederico!

1 h · Curtir · 1

Wanderlei Maso Frederico , me processe por achar ridículo o que vc está falando . Outro motivo vc não tem .

1 h · Curtir

Wanderlei Maso É a história de jogar xadrez com pombos , cagam no tabuleiro , derrubam todas as peças , estufam o peito saem dizendo q ganharam o jogo .

59 min · Editado · Curtir

Frederico Borges Machado Não vou te processar. Estou te denunciando para a Polícia Federal

59 min · Curtir · 2

Wanderlei Maso Denuncie , mas como disse, por te achar ridículo . E sim , será uma denúncia falsa a q vc faz, e óbvio , responderá por ela .

58 min · Curtir

Fabiana Cristina Esse grupo não é de apoio ao Aranha? Então pq aceitam quem é contra?

57 min · Curtir · 4

Frederico Borges Machado Wanderlei. Vou deixar para PF decidir sobre minha denúncia.

56 min · Curtir · 1

Wanderlei Maso Ok, aguardo ansioso .

55 min · Curtir

Fabiana Mathias Denúncia feita.

55 min · Curtir · 2

Wanderlei Maso Vou te deixar uma foto como sugestão para tua foto de perfil .

 

54 min · Editado · Curtir

Fabiana Mathias Eu não jogo nenhum jogo sujo. Gente maluca pra mim é com a lei. hheehe

54 min · Curtir · 2

Wanderlei Maso Idem Fabiana , aguardo ansioso .

54 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias hehehheheheh

54 min · Curtir · 1

Alessandra Soares ja chega estamos aqui para Apoiar ao Aranha,os que sao contra por favor nao comente mais nada aqui!!”

54 min · Curtir · 2

Alessandra Soares ja chega estamos aqui para Apoiar ao Aranha,os que sao contra por favor nao comente mais nada aqui!!”

53 min · Curtir

Wanderlei Maso Gente maluca é com a lei mesmo .

53 min · Curtir

Fabiana Mathias Já propus. Vamos ignorar esse povo Alessandra Soares e outros.

53 min · Curtir · 2

Fabiana Mathias Agora que se cumpra a lei, o resto é bobagem. Voltando ao assunto…Alguma coisa nova da situação. Hj coloquei a carta de apoio ao Aranha no Mural da escola e as crianças foram como formigas olhar…foi muito legal.

51 min · Curtir · 3

Fabiana Mathias Acho que amanhã vou fazer umas cópias e deixar a disposição. Meus guris e gurias, brancos e negros de periferia precisam se sentir mais unidos e fortes contra gente que só tem ódio pra repassar.

50 min · Curtir · 5

Wanderlei Maso Isso se chama incitar ! Boa noite, aguardo suas denúncias para resposta !

48 min · Curtir

Lucas Motta “Esse povo” “Nazi”

Vocês seguem mesmo o Aranha, generalizam o povo… francamente

44 min · Curtir

Fabiana Mathias Já tenho cerca de uns 30 personagens históricos negros para usar numa tarefa da escola. A ideia é cada turma escolher uma pessoa negra importante nas mais diversas áreas e criar um trabalho para expor (peça, cartas, etc) numa mostra na Semana da Consciência Negra que terá muitas atividades. Alguém tem uma personalidade que tenha uma história interessante pra usar? Talvez eu não tenha incluído na lista.

44 min · Curtir · 2

Fabiana Mathias Aceito sugestões. Preciso delas…

43 min · Curtir

Dinha Corrêa Também não estou entendendo,se for para receber crítica de racistas to fora.

43 min · Curtir

Fabiana Mathias Que críticas irmã…? Vamos conversar? hehhehe É só ignorar que eles desaparecem.

41 min · Curtir

Débora Corrêa Gomes Sou gaúcha e gremista e parabenizo Aranha pelo seu gesto de altivez e dignidade. Sigamos na luta.

40 min · Curtir · 3

Sonia Anjos Fabiana Mathias também farei um trabalho assim, vamos compartilhar depois!

39 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias Luís Gama, Esopo, José do Patrocínio,André Rebouças, Lima Barreto, Machado de Assis,Malcom X,Luisa Mahin, Abdias do Nascimento,Rosa Parks,Nelson Mandela,Cruz e Souza,Rubem Valentim,Zumbi, Ganga Zamba,Lupicínio Robrigues, Angenor de Oliveira – Cartola, Charles Drew, Bob Marley, Jesse Owens, Muhammad Ali,Lilian Thuram, Frantz Fanon, Francisco de Paula Brito, Carlos Marighella -líder político, Manuel Raimundo Quirino – arquiteto, Juliano Moreira – psiquiatra,
Grande Otelo, Ademar Ferreira da Silva – atleta,
João Carlos de Oliveira – João do Pulo, Carolina Maria de Jesus – escritora, João Candido – o Almirante Negro, Negro Cosme – líder na Revolta da Balaiada, Isaura Bruno – primeira protagonista negra de telenovela, Aleijadinho – escultor, Pixinguinha, B.B.King, Milton Santos,
Leônidas da Silva, Juliano Moreira – médico que lutou pela aprovação da assistência as pessoas com doenças mentais, Zezé Mota – atriz,
Lázaro Ramos, Castro Alves, Chiquinha Gonzaga, Artur Timóteo da Costa – pintor, Auta de Souza – poetisa, Tia Ciata, Antonieta da Costa – Presidente do Instituto da Mulher Negra, Jacyra Sampaio – Tia Anastácia, Luiz Gonzaga, Eliézer Gomes – ator, Jovelina Pérola Negra,
Solano Trindade – poeta, pintor, ator, teatrólogo, Wilson Simonal,
Baden Powel – músico, Clementina de Jesus, Tim Maia, Lélia Gonzales – intelectual negra do feminismo, João Nogueira, Dorival Caymmi, Jamelão, Tim Lopes, Moacir Santos – maestro, Bezerra da Silva, Milton Nascimento

36 min · Curtir · 2

Fabiana Mathias Quem mais? hhehehehhe

36 min · Curtir · 1

Alessandra Soares Vamos ingnorar ao aos Racistas e vamos continuar apoiando ao Aranha,….Eles nem deveriam comentar nada aqui pq estamos apoiando ao Aranha e nao Aceitamos preconceitos ok,Entao peço aos preconceituosos por favor n comente nada,,contra ao Aranha pq isso nos nao aceitamos mas.

36 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias Isso Alessandra!!!!

35 min · Curtir

Reginaldo Bispo Lelia Gonzales!

34 min · Curtir · 1

Lucas Motta Deixa eu entender, quem voces denominam preconceituosos… Qualquer pessoa que não concorda com o Aranha é preconceituoso… é isso? Logo sou preconceituoso e racista?

34 min · Curtir

Fabiana Mathias Obaaaaa! Obrigada Reginaldo Bispo. Vou colocar aqui.

33 min · Curtir · 1

Reginaldo Bispo Tereza Santos!

32 min · Curtir · 2

Fabiana Mathias Queria uns negros latino americanos pra inserir…bah, estou no lugar certo, uhuuu

32 min · Curtir · 1

Débora Corrêa Gomes Uma foto que para mim diz tudo sobre o racismo no RS hoje:https://www.facebook.com/coletivo.negracao/photos/a.850063258372782.1073741844.747332675312508/850063295039445/?type=1&theater

32 min · Curtir · 2

Fabiana Mathias Bah, Débora, adorei essa foto. Compartilhei ela.

31 min · Curtir · 1

Reginaldo Bispo Yedo Ferreira.

31 min · Curtir

Lucas Motta Débora, vou usar um comentario da propria foto… Quem disse que pra ser escravo tem que ser negro?

30 min · Curtir

Lucas Motta Fabiana

Lupicínio Rodrigues

30 min · Curtir

Lucas Motta Autor do Hino do Grêmio…inclusive

30 min · Editado · Curtir

Débora Corrêa Gomes TEm mais lá no Negração olha lá.

30 min · Curtir

Reginaldo Bispo Abdias do Nascimento, a escritora de “Quarto de Despejo”; Zózimo Bubul;

30 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias Esse eu coloquei.

30 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias Sim, ela coloquei, o Zózimo esqueci, que tonta

29 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias Débora, nem entra na onda. Vem na onda negra, ehehhehe. Vamos discutir o nosso futuro, nossos direitos, nossos herois, etc…

28 min · Curtir · 2

Débora Corrêa Gomes Não te faz de besta Lucas Motta, aqui no Brasil, depois que a escravidão indígena não se fez mostrou eficiente, a etnia que sofreu com a perda da liberdade e exploração do trabalho foi a Negra e não outra.

28 min · Curtir · 1

Lucas Motta Se utilizam de cada argumento…

26 min · Curtir · 1

Débora Corrêa Gomes É o argumento que leva em consideração a história do teu país.

26 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias Vai alimentar troll Débora?

25 min · Curtir

Reginaldo Bispo Carolina Maria de Jesus – Escritora do “Quarto de Despejo”

25 min · Curtir

Fabiana Mathias Isso, ela eu coloquei.

25 min · Curtir

Lucas Motta Do NOSSO pais, não te faz de inocente…
Me respondam porque é BRANCO, AMARELO, VERMELHO, mas não PRETO, e sim Negro?

24 min · Curtir

Lucas Motta Me responde, quem é que vendiam os negros na Africa?

24 min · Curtir

Débora Corrêa Gomes Quem é que ia comprar escravos na África? Essa é a pergunta, o resto é retórica racista.

23 min · Curtir · 1

Lucas Motta Ou seja, o que você colocar como argumento é verdade absoluta sem abertura para discussão, deve ser por isso que viram uma extrema no qual o povo não leva sério, já pensaram nisso?

22 min · Curtir

Lucas Motta Se não tivessem a venda, não teria compra…

21 min · Curtir

Carlos Eduardo Oliveira Fabiana Mathias, muito interessante essa ação. Pensou na Tais Araújo e na Lea Garcia

21 min · Curtir

Reginaldo Bispo O poeta Gaucho, Oliveira Silveira.

20 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias A Lea sim, a Taís não tinha pensado por que me deixou ansiosa quando veio com a aquela que não sabia a cor do filho. What? hehehehhe

20 min · Curtir · 2

Carlos Eduardo Oliveira São grandes atrizes e representam nosso povo como o Milton Gonçalves

20 min · Curtir

Fabiana Mathias Ohhhhh, Reginaldo, ehehhehe, capaz que não. Sou louca por ele.

20 min · Curtir

Reginaldo Bispo A Jornalista negra Gaucha, Vera Dayse Barcelos.

20 min · Curtir

Débora Corrêa Gomes Hahahahah, as criaturas eram caçadas como animais, e você vem me falar de um mercado de escravos na África? É claro que sempre tem uma “elite” que acaba se aproveitando da dor dos explorados, mas isso é posterior no tempo.

19 min · Curtir

Fabiana Mathias Bah, boa!

19 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias Débora, qual é negrita?

19 min · Curtir · 1

Carlos Eduardo Oliveira Fabiana Mathias,acho que a Tais se expressou mal, mas em sua trajetória está nosso povo, com certeza

17 min · Curtir

Lucas Motta Eram caçadas por outros grupos de mesma cor… da mesma origem…

Porque não me respondem da Cor?
Outra pergunta, são a favor ou contra cotas raciais em faculdades?

16 min · Curtir

Débora Corrêa Gomes ´Lucas motta, vou sair para assistir ao Roda viva que hoje é com um dos maiores historiadores do país. Aproveite e faça o mesmo. Como disse a Lu Genro: vai estudar, menino.

14 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias Momento único gente: o homem branco vai legitimar nossa opinião sobre um direito adquirido. Não percam.

14 min · Curtir · 1

Fabiana Mathias kkkkkkkkkkk

14 min · Curtir

Lucas Motta Se nos botarmos lado a lado, sou mais negro que você Fabiana… não quer debater não debate…

13 min · Curtir

Fabiana Mathias Acho que ela se expressou mal e se tiver que defendê-la defenderei, exceto se der uma de negra Pai Tomás, como chamava o Malcom X.

12 min · Curtir

Fabiana Mathias uhuuuuu, faz beicinho, pega seu ursinho e vaza amigo!

12 min · Curtir · 1

Wanderlei Maso Cuidado Lucas , que a moça te denuncia pra PF…

11 min · Curtir

Abner Silveira Tomazelli é muita hipocrisia nesse pais ta louco…não bastasse o aranha chamar todos os gremistas e gaúchos de racistas, agora um bando de hipócritas pagando de politicamente corretos…sou a favor da punição aos que cometeram o ato racista, mas transformar aquele rapaz em mártir é demais para minha cabeça.

10 min · Curtir

Wanderlei Maso Citar “Lu” Genro ,me caiu os butiá do bolso ,,

9 min · Curtir · 1

Carlos Eduardo Oliveira Achei massa essa sua proposta de valorizar nossas referências,Fabiana Mathias

9 min · Curtir

Fabiana Mathias hehehehheheheheh…que saudade, tchê…hehehe

9 min · Curtir

Fabiana Mathias Sim, Carlos e isso tem funcionado muito bem na escola. Bah, a rede municipal tem um trabalho bem legal de consciência negra. Se contar cada trabalho das colegas da zona sul, vai cair teu queixo.

8 min · Curtir

Carlos Eduardo Oliveira Infelizmente conhecemos pouco.

8 min · Curtir

Formularende

Hilarina Godinho confirmou presença.

21 h

Formularbeginn

CurtirCurtir ·

Formularende

Edu Maia Jr. confirmou presença.

3 h

Formularbeginn

CurtirCurtir ·

Formularende

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Racismo Online. Como uma torcida organizada funciona. As vaias online.

  1. Ela realmente não devia te-lo chamado de macaco, afinal assim está ofendendo os macacos.

    Esse goleiro não tem a menor moral de reclamar, casa com uma loira e depois se enche de razão.

    Os grupos afros, minorias e companhia limitada certamente rotulam esse indivíduo de oprimido, sofrido e por aí vai. No entanto o que ele tem de sofrido? Ele tem fama, é rico, está bem de mulher (e com a feíura que ele tem). Queria ver se ele é trabalhador assalariado, sem carro, mora com os pais (e é caucassiano) se ele iria estar bem de vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s