126 anos de abolição para começar a libertação: Quilombo do Sacopã recebe 23/9 Título Definitivo de Propriedade de suas terras!


libertação-do-sacopã11

126 anos de abolição para começar a libertação

Quilombo do Sacopã vai receber Título Definitivo de Propriedade de suas terras!

O Movimento Social e toda a sociedade civil estão convidados para este grande dia da verdadeira abolição/libertação do Quilombo do Sacopã

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA…

Luiz Sacopã recebeu na semana passada, a informação da presidência do INCRA, que no próximo dia 23 de setembro, as autoridades de Brasília, irão entregar pessoalmente o Título Definitivo de Propriedade da área reconhecida como Quilombo Urbano do Sacopã.
“20 anos de sofrimento e perseguições para termos simplesmente, o que sempre foi nosso. Não sei se me alegro ou se me revolto, por termos esperado tanto tempo e passado por tantas ameaças e sofrimentos.” Afirma Luiz Sacopã, o presidente da Associação Quilombola que defende os interesses das famílias que lá vivem.
Luiz também se lembra de “Tia Neném” sua irmã mais velha (foto ao lado da bandeira do Brasil) que passou para toda a família o espírito de luta quilombola.
Tia Neném faleceu de infarte do coração em março de 2007, pouco depois de uma discussão com o vizinho e desembargador Duarte do TJ-RJ e outros condôminos dos prédios que invadiram e tomaram 2/3 da área pertencente à famíla.
Já são 40 anos que o processo de usocapião, de toda esta área de 23 mil metros quadrados corre na justiça.
Graças à Constituição de 1988, que garante as terras Quilombolas, as famílias do Quilombo do Sacopã, vão receber neste dia 23 de setembro o título que garante a propriedade de 1/3 do terreno, o que equivale a cerca de 7 mil m2, depois da usurpação e grilagem dos poderosos dentro do Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro.
Em 2013 um dos desembargadores envolvidos na perseguição aos direitos do Quilombo do Sacopã, Roberto Wider, foi aposentado compulsoriamente por venda de sentenças e corrupção em cartórios.
DEPOIS DISTO TUDO VAMOS FESTEJAR!
A FAMOSA FEIJOADA ESTÁ GARANTIDA!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s