Agronegócios ganha a herança de Eduardo e tem mais uma opção para a sucessão


por marcos romão

beto-albuquerque-agencia-camara

beto-albuquerque-agencia-camara

A escolha do deputado federal  gaúcho, Beto Albuquerque para ser o vice de Marina, parece garantir a presença do poderoso setor do agronócios na intimidade do poder, seja quem for o candidato ou candidata eleita para presidente.

O setor responsável em 2010 por cerca de 76 bilhões de dólares em exportações (vide agricultura/governo), já possui um bom lobby no congresso e parlamento, além de ter na senadora Kátia Abreu uma presença com forte influência no governo.

Com entrada de Beto Albuquerque de carona no páreo da sucessão presidencial., caso Marina vença o pleito, existe uma grande possibilidade do Agronegócios manter o status quo de sua influência nas decisões governamentais, quando não aumentá-las. Depois que o imponderável e inesperado, mexeram com as pedras do tabuleiro da sucessão, o lobby do agronegócios pode apostar em várias fichas.

Segundo matéria de Felipe Bachtold na Folha, o deputado Beto Alburqueque teve dissenções com Marina da Silva já no primeiro governo Lula, em quando a então ministra do meio-ambiente. O pessebista Beto Albuquerque, como vice líder de governo na época, trabalhou para a edição da medida provisória que liberaria a o plantio da soja transgênica enquanto Marina critiva a medida..

Também foi pubicado no artigo que o novo candidato a vice, tem uma grande afinidade com o agronegócios. ao ser citado que “empresas do ramos estiveram entre as principais doadoras de sua campanha.

saiba mais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s