COPENE: Quando começou a organização dos Pesquisadores Negros? Lídia Cunha precisa ser lembrada.


por Jeruse Romao

Lídia Cunha pioneira na coordenação dos COPENES!

Lídia Cunha
pioneira na coordenação dos COPENES!

Um dia , mestranda ,no final da década de 1990, fui assistir os trabalhos sobre negros e escravidão , da programação de um encontro nacional de história que acontecia, na UFSC, em Florianópolis. Na mesma sala estavam Paulino Cardoso e Lídia Cunha… Depois de ouvirmos uma parte dos trabalhos, desconfortáveis, nos retiramos.

Nos encontramos num banco no pátio de um dos centros academicos , perto de um dos cafés. Falávamos sobre como a academia não entendia a nossa perspectiva e determinamos que tínhamos que ter o NOSSO encontro.

A Lidia Cunha, saiu com a missão a mobilizar a idéia. Cumpriu tão bem os propósitos que,  menos de dois anos depois, com sua coordenação e articulação, acontecia o primeiro Encontro de Pesquisadores Negros em Recife. Organizados por Lídia Cunha, Henrique Cunha, Paulino Cardoso e eu..

O Encontro foi maior e teve mais repercussão do que esperávamos.  Nas idas e vindas.. eu gostaria de fazer justiça histórica à Lídia Cunha.  A História do Copene precisa ser contada desde o começo.

Começou onde? Em Florianópolis! Com tres negros acadêmicos que não aceitaram as perspectivas que a academia não negra tinha sobre nós: objetos de estudos.

Eu queria tanto ir a Copene Belém para falar dessa história. Lidia Cunha, professora doutora , é a acadêmica negra e foi quem criou as bases para a materialização e a realização do COPENE!

Lídia Cunha precisa ser lembrada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s