DAS INVERDADES PUBLICADAS NO JORNAL O GLOBO DE ONTEM (25/07)


por Erika Gavinho

publicado no Facebook

foto O Globo

foto O Globo

Muitos de vocês sabem que atuei, nos últimos dias, para a liberdade do meu primo, IGOR PEREIRA D’ ICARAHY. Na quinta, depois do tal do “sarquemento” ser, finalmente, realizado, quase 24 horas depois da decisão do Desembargador Siro Darlan, me dirigi ao Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu), vez que, então, IGOR seria libertado.

Lá chegando, soube que o oficial de justiça já havia entregue o alvará de soltura e que estavam realizando os procedimentos para a sua liberdade. O agente me disse que eu poderia aguardar, mas que não poderia colocar o IGOR no carro, pois o procedimento determina que o preso tenha que sair do Complexo Penitenciário a pé. Ele deveria andar os cerca de 3 km até a saída e, depois desse registro, já do lado de fora do Complexo, aí sim, poderia entrar no meu carro. Mas a SEAP terminou por enviar um furgão que levaria IGOR até a porta principal. Tentei, em vão, falar com a segurança do Complexo, na porta principal, para que, após os tais procedimentos de segurança, o IGOR pudesse entrar no meu carro, sem passar pela aglomeração de pessoas e jornalistas.

O IGOR foi o primeiro a sair. Atravessou, a pé, o portão principal do Complexo, como determina a SEAP, abraçou os seus pais e o levamos ao carro de seu tio. Houve muita pressão de fotógrafos e cinegrafistas, em busca de uma imagem sua, mas saímos sem qualquer confusão. O carro onde estava o IGOR na frente e o meu atrás. Fomos, diretamente, para a casa dele, onde sua avó de mais de 90 anos o aguardava para jantar, e ali ficamos até que ele foi dormir. Ontem, pela manhã, soube dos incidentes, envolvendo manifestantes e imprensa, na porta do Complexo de Gericinó.

Isto foi o que eu vi e vivi. Portanto, fiquei muito incomodada com a versão do jornal O GLOBO de que os três (Igor, Camila e Elisa) teriam saído numa fiat uno. ISTO É MENTIRA! ISTO NÃO É JORNALISMO!

Sobre fatos, envolvendo a prisão de IGOR, lamentavelmente, não é a primeira INVERDADE que O GLOBO publica. Uma outra foi a de que, no dia 12 de julho, quando todos foram presos e ocorreram buscas e apreensões, teriam sido encontrados explosivos em sua casa. MENTIRA!

IGOR, como se sabe, foi preso na casa da Camila, sua namorada. Na casa de sua mãe, onde o IGOR reside, houve uma busca e apreensão, mas foram apreendidos, tão somente, uns panfletos e uma listagem com nomes e e-mails.

Sou uma entusiasta da DEMOCRACIA e reconheço na imprensa um papel importante para esta garantia. Mas, assim como há advogados e advogados, há jornalistas e jornalistas. Tenho diversos amigos jornalistas e me orgulho de suas atuações, mas o que O GLOBO publicou ontem foi, mais uma, MENTIRA.

Deixe um comentário

