QUE DEFENSOR FAVELADO DE MERDA EU SOU?


por Deley de Acari

Chacina do Acari

Chacina do Acari

Enquanto os 200 “robocops” do BOPE, o CHOQUE e o 41º BPM, palmeavam, pilhavam e matavam na favela, dia 17 de Julho, 5ª Feira passada, eu e mais dois defensores favelados, vagueávamos favela de ponta á ponta tentando ajudar famílias que tiveram casas invadidas, mães, irmãs, esposas de supostos traficantes executados.

Do “alto” de minha suprema autoridade defensora de direitos humanos favelada, fui cada vez mais tomando consciência da impotência e inutilidade como militante, e me envergonhava intimamente de carregar dentro da pasta de napa, uma carteira da associação de moradores que me credencia como responsável pelo núcleo de direitos humanos, uma de defensor da carteira de frontline e a medalha de direitos humanos Chico Mendes do Tortura Nunca Mais.

Que direito, que merecimento que legitimidade tem um um defensor de direitos humanos tem de ser arvorar e se-crer o que pensa que é, que dizem que é, que acham que a ponto de lhe conferir e confiar tais graciamientos?

Se das 3 da manhã até as 17h40 e poucos não conseguiu evitar tantas violações de direitos humanos contra sua favela, a qual, pensar pode proteger?

Diante da minha impotência e inutilidade e vergonha, só me restou chorar muito, sentir o estresse subir tanto até quase romper a consciência, pegar três peças de roupa e um livro e ir me abrigar bem longe de Acari, no colo gentil e terno de uma tia de 90 anos.

Um dia depois baixou o estresse, mas permanece uma tristeza e depressão abssal e sufocante e dolorosa desvontade de ainda estar na luta.

E a pergunta intima que mantem-me as pálpebras baixas e o olhar ficando no chão?

QUE MERDA DE DEFENSOR FAVELADO SOU? MERDA DE POMBA DA PAZ OU MERDA DE ABUTRE DA GUERRA? QUE IMPORTA QUE MERDA, SE TUDO É UMA MERDA SÓ?

 

Deixe um comentário

