Os Deuses do Futebol sao Laicos


por Negra Panther( ras adauto)

Frango de Macumba

Frango de Macumba

É muito ridículo para mim ver aquelas cenas repetidas em todos os jogos da Seleção Brasileira, dos jogadores rezando de mãos estendidas ou braços para o alto e muitas ds vezes ajoelhados em círculos piegas como verdadeiras beatas. Com o avanço dessas religiões pentecostais, com a proliferação dos tais “Atletas de Cristo”, essas cenas se tornaram cada vez mais epidêmicas e presentes, como se assistem nos templos evangélicos.

Mas antes eram a macumba, a catimba, o bozó, o candomblé que eram usados como forma de pedir aos astrais a vitória e proteçao para um time numa partida de futebol. No Rio de Janeiro isso era levado aos extremos e lembro-me muito bem os famosos ebós e despachos que eram encontrados na portado Maracanã ou despachados atrás das balizas dos gols, principalmente nas grandes partidas dos grandes clássicos. E cada time tinha por trás um pai ou uma mãe de santo ou algum catimbozeiro para segurar o babado.

O Flamengo, talvez seja o time que mais se utilizou dessas artimanhas e desconfio até que um dos motivos de que o símbolo do Flamengo, o Urubú, seja isso. Pois como estamos tratando de coisa “masculina”, nao seria de bom tom ter um Galinha Preta como símbolo. Mas, quando jovem, gente que era Fluminense, quando o pessoal do Flamengo nos chamava de “Pó de Arroz”, a gente respondia na bucha que o Flamengo era uma “Franga de Macumba”, ou uma “Galinha de Macumba”. E quantas vezes estava no Maracana e vi galinhas pretas voarem e mais tarde urubus sendo lançados pela torcida.

Eu tinha um parente que toda vez que o Flamengo ia jogar no Maraca, o tio se aprontava todo como se fosse ir para uma Sessãode Macumba. Mas antes de sair de casa fazia despacho, com charuto e cachaça, colocava galho de arruda atrás da orelha e dependurava no pescoço aquelas famosas guias de prata com uma imensa figa de guiné preta e vermelha que os adeptos da Umbanda carregam consigo.

Meu pai, um velho e cético baiano, quase um ateu, gostava sempre de sacanear esse nosso parente, principalmente quando era uma peleja do Fla x Flu e o nosso Fluminense metida de enfiada no Mengão, dizendo uma frase que hoje sei que nao era dele, mas que ele dizia sempre para umas situações dessas:

– Se Macumba resolvesse partido de futebol, na Bahia só daria empate.

Por isso é que acho que nao adianta se ajoelhar ridiculamente no meio do campo, agora parece que a febre é geral, e ficar rezando para os céus, pois os Deuses do Futebol são Laicos e não estão nem aí para isso. A bola é que é o verdadeiro deus numa partida. O resto é teatro religioso barato. A prova disso foram as cenas “religiosas” de craques do seleção brasileira e logo após tomarem de enfiada dos alemães e da derrrota pela Holanda. Ou então eles estao cultuando ou rezando para deuses errados.

Negra Panther.

Anúncios

Um pensamento sobre “Os Deuses do Futebol sao Laicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s