Afrocentricidade e Quilombismo com o Prof. Asante no Rio de Janeiro.


Africanidades em Diálogo no MAR

O IPEAFRO e o MAR apresentam, no ano do centenário de Abdias Nascimento, os encontros e debates Africanidades em Diálogo. A primeira atividade será uma palestra do professor MOLEFI KETE ASANTE, autor da proposta teórica da afrocentricidade e colega de Abdias Nascimento na Universidade do Estado de Nova York na década dos 1970.

AFROCENTRICIDADE E QUILOMBISMO
Molefi Kete Asante, Universidade Temple, EUA
Elisa Larkin Nascimento, IPEAFRO
Éle Semog, CEAP

Quarta-feira, 28 de maio de 2014 às 19h
Auditório do MAR (Museu de Artes do Rio)
Praça Mauá, 5 – Região Portuária
Haverá tradução
Entrada Franca

Molefi Kete Asante é professor titular do Departamento de Estudos Africano-Americanos da Universidade Temple, Filadélfia, EUA, onde fundou e implantou o primeiro programa de doutorado em Estudos Africano-Americanos naquele país. Autor de mais de 70 livros, entre eles: Afrocentricity (1980; 2003), Kemet, Afrocentricity, and Knowledge (1990) e The History of Africa (2007).

Elisa Larkin Nascimento, presidente e fundadora Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), escreveu e organizou diversos livros, inclusive O sortilégio da cor (2003) e organizou os cinco volumes da Coleção Sankofa (2008; 2009), cujo quarto volume é o primeiro livro publicado em português sobre o tema. Atualmente, Elisa coordena o tratamento técnico do acervo de Abdias Nascimento.

O poeta Éle Semog é secretário executivo do Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (CEAP) e integrante do Conselho Executivo do Instituto Palmares de Direitos Humanos (IPDH). É autor de Curetagem (1987) e A cor da demanda (1997). também escreveu O griot e as muralhas (2006), em coautoria com Abdias Nascimento, O arco-iris negro (1979) e Atabaques (1984), com José Carlos Limeira

Afrocentricidade e Quilombismo

Afrocentricidade e Quilombismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s