VOCÊ SABIA? EM 188O, A MAIORIA DOS BRANCOS BRASILEIROS E ATÉ ALGUNS NEGROS ERAM CONTRA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO.


por marcos romão

VOCÊ SABIA?
EM 188O, A MAIORIA DOS BRANCOS BRASILEIROS E ATÉ ALGUNS NEGROS ERAM CONTRA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO.

Você sabia que nos anos 80 do século XIX, prá ser didático 1880, a maioria dos brancos era contra a abolição da escravização dos negros? Como hoje acontece em boa parte dos comentários no facebook de pessoas que são contra cotas?

Diziam na época da escravidão imperante: 
O que é que essa gente que não sabe fazer nada vai fazer? Vai tudo ficar zanzando por aí roubando as nossas fazendas…
Daí inventaram a tal de “cota para estrangeiros” e começaram a importar mão de obra branca européia.

Que aconteceu então? 

 

Cotas em massa para europeus

Cotas em massa para europeus

O negro que era o tudo na sociedade, desde ourives, barbeiro, sapateiro, metalúrgico, agricultor, engenheiro como o André Rebouças e todas as outras profissões, todos eles tiveram que ceder seus lugares para os donos brancos das COTAS EUROPÉIAS que perduraram até 2003.
Felizmente, a lei áurea vingou e pelo que me parece ainda não foi revogada, apesar de tanto facebookiano desejar a sua volta.
Felizmente também, as Cotas são leis constitucionais desde 2012. E se não aparecerem tantos negros cheios de dúvidas que derrubem as cotas, seus filhos se os tiver e os de seus amigos brancos, poderão ser tratados por exemplo, por médicos e médicas negras.
Psicólogos poderão ter orientadores negros em seus doutorados sem que sejam chamados de “negros complexados” e por aí afora.
Minha geração levou 40 anos para que as leis e regulamentos de cotas sempre usadas pelos brancos, fossem aplicadas também para negros.
A maioria de nós, éramos e somos os melhores em nossas profissões e nas universidades que cursamos.
Conseguimos isto porque nos ajudávamos e ajudávamos outros negros, como os pais brancos ajudam os filhos de amigos brancos.
A maioria de nós não tinha pai nem mãe para ajudar nas universidades quando sofríamos e sofremos boicote profissional até hoje.
A nova geração de negros e negras, (na faixa dos 20, 30 40…) tem algumas centenas de negros e negras que poderão lhe aconselhar nas suas dúvidas existenciais e profissionais diante do racismo;
Cotas, feito racismo, não é uma mera questão de foro íntimo, se alguém gosta ou não.
Cota é uma questão de política pública de Estado e de Lei Constitucional.
Se as cotas para negros tivessem iniciado há 126 anos, e se para nós não tivesse sobrado só a Lei da Vadiagem de 1891, hoje não teríamos tantos jovens com perfil racial negro nas prisões e também não teríamos tantos homens e mulheres negras com capacidade e diplomas, ganhando miséria, enquanto os brancos que conviveram e aprenderam conosco, são os donos do poder, são os únicos escolhidos para os cargos de decisão, tem acesso privilegiados nos bancos de investimentos e empréstimos, e os critérios para suas escolhas para cargos de chefia se baseiam “naturalmente” em suas cores claras.
Até nos partidos políticos acontece esta “lei natural” racista, quanto mais clarinho, e mais próximo do padrão europeu, mais chance de ascensão tem o indivíduo em sua carreira.
Cota é uma solução paliativa, que vai ter que durar enquanto não mudar a estrutura racista de nossa sociedade. Pois para um negro, que até o momento que estude muito neste Brasil, o melhor é buscar oportunidade de emprego à sua altura lá nas Europas!

Dr. Juliano Moreira-Pioneiro da Psiquiatria no Brasil 1873-1932

Dr. Juliano Moreira-Pioneiro da Psiquiatria no Brasil 1873-1932

Pois enquanto aos negros e negras que estudaram, ficaram reservados no mercado profissional privado e governamental, o trabalho de auxiliares, a “mocinha” ou “mocinho” brancos que estudaram e obtiveram seus títulos ao mesmo tempo em que todos nós, hoje são governadores e juízes, que mandam para as prisões, nossos filhos e filhos de dos negros e negras que viveram a ilusão de pensarem que por frequentarem o mesmo banco universitário, seriam considerados “iguais”, e que com o tempo as diferenças acabariam.
Mas como sonhava, minha avó, temos agora cada vez mais negros e negras donas de seus destinos, que podem escolher um mínimo de seus destinos. Cada um faça o que quiser e assuma as consequências! Mas se quiser pensar junto escutem seus ancestrais e amigos com experiências parecidas. É mais difícil errar em grupo.#marcosromaoreflexoes

Anúncios

4 pensamentos sobre “VOCÊ SABIA? EM 188O, A MAIORIA DOS BRANCOS BRASILEIROS E ATÉ ALGUNS NEGROS ERAM CONTRA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO.

  1. Amigo, você me perdoe mas cotas é uma esmola que ninguém precisa, o que nos brasileiros precisamos de fato é uma educação para todos pública de boa qualidade! ! Eu sou morena clara de cabelos lisos, meu bisavo era negro, minha tataravo era índia guarani, não sou branca, não sou negra, não sou índia, sou pardac como a grande maioria dos brasileiros, que é uma mistura de raças e aí em que cota eu entro? Não quero cota, quero oportunidades iguais para todos que estudam e galguém seus lugares no mundo mediante seu esforço

    • Já que perguntou cara amiga, como misturada que ainda não encontrou sua identidade, e aí não vai nenhuma crítica, a maioria das brasileiros e brasileiros não receberam educação escolar nem universitária para saberem quem são.
      Mas como você mesmo usa esta palavra do colononizador, para se autodefinir como “miscigenada”, lhe informo que você pode usar de todas as cotas, para os brancos você diga que é branca e para os pretos diga que é preta. Você tem uma chance que nenhum negro tem. Você pode usar a Lei de Gerson, sempre que quiser e levar vantagem em tudo. Assim funciona o racismo no Brasil, não existe solidariedade com os ancestrais negros nem com suas lutas.
      É lamentável, mas é assim mesmo. Aceitar-se negra dá muito trabalho. Para melhor sobreviver é bem melçhor se manter ignorante de seu passado e se declarar “mestiça” ou furta-cor.

  2. Resposta preconceituosa. Isso mostra q VC é uma negra q só pensa na raça negra. O fato da educação no país na sua visão não é problema, desde que VC e seus filhos ganhem cotas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s