O lixeiro e a sua dignidade humana. Todos esqueceram do “SORRISO DOS SORRISOS” de outros carnavais.


por marcos romão

foto da internet

foto da internet

O lixeiro sempre foi um trabalhador com dignidade, mesmo no tempo em que trabalhava junto ao lixo encima das caçambas de caminhão.
Todos os admiravam e me lembro de minha família sempre guardando um trocadinho para dar para eles no natal, em troca de um cartãozinho de felicitações que eles entregavam.
Junto com os catadores de papel e os garimpeiros de metais e garrafas, eles mantinham nossa cidade limpa de forma invisível.
De 30 anos para cá, as cidades foram “privatizando o lixo” e sua coleta. Deram roupas bonitas para os lixeiros e todos passaram a usar o termo carioca Gari, em homenagem a um engenheiro, creio que francês, que se chamava Gary, e havia instalado o primeiro serviço de coleta de lixo no Rio.
Com as roupas laranjas-choque de lixeiros viraram um produto do lixo, descartável como lixo enfim.
Shows nos sambódromos e nenhuma hora extra. Como diz Helena Rocha, ” todos esqueceram do SORRISO DOS SORRISOS de outros carnavais”.


A Comlurb crescia e seu lixeiro definhava, de lixeiro virou atleta corredor atrás de caminhão. Não sei das estatísticas de quanto aguenta um coração correndo horas atrás de caminhão.
Lixo, lixeiro e gari ficaram igual, viraram todos produtos. chegou aos 30 anos, vamos reciclar, bota outro mais novo e mais barato, todo dia chega um navio de necessitados.
Colocaram o executivo privado Carlos Vinícius Roriz na chefia da COMLURB, a maior empresa estatal catadora de lixo da América Latina, uma mina de ouro.
Ele que vem do grupo do garimpeiro de águas turvas do Eike Baptista e tem um bom faro para encontrar ouro no bolso dos incautos., está no lugar certo e na hora certa.
O prefeito carioca Eduardo Paes diz que apenas um pequeno percentual deste ouro é aproveitado. Roriz chega na hora para racionalizar a empresa, estudá-la, enxugá-la e já sabemos para que grupos será repassada a custo zero.
Lixeiro, catador de lixo, gari vão juntos na caçamba desta máquina cruel financiada pelos nossos impostos.
Vamos todos pagar muito caro pela nossa omissão. Corremos o risco de também sermos jogados na caçamba, afinal somos apenas os produtores do lixo-ouro, sem nenhuma ação ou voto nas assembleias de cotistas das Prefeituras-SA.#marcosromaoreflexoes

Anúncios

Um pensamento sobre “O lixeiro e a sua dignidade humana. Todos esqueceram do “SORRISO DOS SORRISOS” de outros carnavais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s