A quem pertence a Criméia?


de arquivo pela tradução: marcos romão

do original

Hoje, 23 anos após a dissolução da União Soviética, a Criméia é uma região autônoma gerida da Ucrânia independente. Dos mais de dois milhões de habitantes , cerca de 25 por cento são ucranianos e quase 60 por cento dos russos. Além disso, após o colapso da URSS, dezenas de milhares de criméios(tártaros da Criméia), voltaram lá novamenten para o territórios dos quais haviam sido previamente deportados para a Ásia Central, durante as perseguições stalinistas.18676270,pd=2,mxw=720,mxh=528

No início de 1990 , a Ucrânia pode impor seu domínio sobre a Criméia apenas de maneira cuidados. Com a pressão Kiev impediu um referendo sobre a independência . Como uma concessão foi feito um acor criando a República Autónoma da Crimeia em 1992 .

A cidade portuária de Sebastopol , com mais de 300 000 habitantes que não faz parte da região autónoma , mas é administrado diretamente de Kiev. No final do 18 Século XVIII Rússia construiu uma base naval lá, que é a porta de entrada da Frota do Mar Negro até hoje.

O estacionamento de unidades navais russas na região, é sido regido por um acordo com a Ucrânia de 1997, inicialmente por 20 anos. O presidente ucraniano, Viktor Yanukovych fez um acordo com Moscou em 2010, que o acordo que encerra contrato de arrendamento para o estacionamento da frota russa em 2017,será prorrogado por 25 anos.

A Crimeia é também um popular destino de férias para milhões de turistas . Ela também é conhecida por seu vinho espumante.

Na Conferência da Criméia em Yalta que os os líderes aliados Franklin D. Roosevelt (EUA), Winston Churchill (Reino Unido) e Joseph Stalin (URSS) , decidiram em 1945, sobre a distribuição de poder no mundo após a Segunda Guerra Mundial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s