PRESO GARIMPEIRO ACUSADO DE AMEAÇAR INDÍGENAS DE MORTE


Enviado por Luar Sateré Mawé

Parentes do povo Mundururu, que realizam por conta própria fiscalização em quatro afluentes do Rio Tapajós, na região oeste do Pará, apreenderam recentemente 12 dragas utilizadas ilegalmente para a extração de ouro e expulsaram dezenas de garimpeiros de suas terras.

Após a ação, os parentes relataram perseguições e ameaças de morte contra suas lideranças e registraram boletim de ocorrência na delegacia de Jacareacanga, onde denunciaram Alexandre Jesus Martins, dono de garimpo, conhecido como Tubaína.

Foto publicada em-MOVIMENTO INDÍGENA DE RENOVAÇÃO E REFLEXÃO DO ESTADO DO AMAZONAS (MIRREAM)

Foto publicada por Luar Sateré Mawé em-MOVIMENTO INDÍGENA DE RENOVAÇÃO E REFLEXÃO DO ESTADO DO AMAZONAS (MIRREAM)

 

 

A polícia esteve na casa de Tubaína, acompanhada dos parentes, onde encontrou munição e duas armas de fogo, sendo um revólver e uma carabina, ambas de calibre 38.

Paigomuyatpu Manhuary afirma que as lideranças Munduruku cansaram de esperar Tubaína aparecer na delegacia para se explicar sobre as constantes ameaças. Assim, acompanhados da polícia, os parentes Munduruku entraram na casa do garimpeiro para prenderem-no, apreendendo, também, suas armas.

O delegado de polícia, Lucizelton Ferreira dos Santos, que há seis meses trabalha no caso, confessou que a ação só aconteceu por conta da parceria com os parentes Munduruku.

Apesar de ter sido comprovado pelos Munduruku que Tubaína era dono de pelo menos dois garimpos em terra indígena, o que é flagrantemente inconstitucional, pois a lei garante que “as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes”, nenhum processo legal foi aberto até agora.

A palavra de ordem continua sendo RESISTÊNCIA!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s