PARA QUE SERVE UMA MANCHETE?


PARA QUE SERVE UMA MANCHETE?

Por Frida da Silva (artigo extraído do facebook)

jornalismo independente

jornalismo independente

A manchete “Policiais não sabem como conter protestos violentos” entrou neste domingo para o rol das matérias que nascem do ventre criminalizador dos veículos de comunicação que rotulam manifestações e manifestantes e clamam por mais repressão contra eles. Neste caso, usou-se uma pesquisa sobre a percepção de policiais para enfatizar que os agentesnão tem “treinamento adequado” para atuar contra “black blocs” e “atos de vandalismo”.

Os usos irresponsáveis e parciais de supostos “dados” de uma pesquisa embasam a visão perversa de que as manifestações são “perigosas”, um “mal” a ser combatido, e de que as polícias precisam ser melhor treinadas para agir contra “black blocs” e “vândalos”, no caso de novas manifestações na Copa do Mundo. Se este fosse um país cujas instituições –públicas e privadas – zelassem pelos direitos humanos e de livre manifestação, se poderia interpretar que essa manchete estaria cobrando melhor treinamento dos policiais para que deixem de atacar violenta e arbitrariamente a população que vai às ruas protestar por seus direitos. Mas não.

Aqui onde os governos e a mídia corporativa preocupam-se, acima de tudo, com os lucros econômicos e políticos dos grandes eventos, uma manchete desse cunho visa a urgir mais providências para se criminalizar ainda mais os manifestantes, para se evitar novos atos de suposto “vandalismo”, para se garantir que os lucros com a Copa sairão como o planejado, e que o Brasil não saia mal na foto por ter protestos nas ruas durante o evento.

A pesquisa consultada só serviu aos interesses que pautaram, muito antes, o tom da manchete de domingo. E os leitores desse jornal tiveram novos “dados” para concordar, na mesa de bar, que a violência vem das manifestações e não da polícia, ao contrário do que se vê nas ruas e nas informações divulgadas pelos coletivos de mídia independente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s