por marcos romão
Esta notícia publicada na grande imprensa no ano 2000, causou furor na sociedade carioca e brasileira. Uma cerca estava sendo quebrada. Organizados, os sem- tetos junto com moradores de favelas, população de rua e pobres e pretos em geral, chegaram de ônibus acompanhados da imprensa, para visitarem o Rio Sul e exigirem seus direitos de olharem as vitrines sem que as lojas fossem fechadas;
Hoje em 2014 quando a garotada das periferias, quer apreciar os tênis “Mikonos” de mil reais sem serem incomodados pelos seguranças e a a polícia, está na hora da sociedade brasileira rediscutir suas políticas de ocupação e gentrificação (enobrecimento) das cidades, que instala um apartheid social e racial e impede o acesso de milhões ao usufruto dos bens construídos nas cidades, com seu impostos e trabalho.
Hiato o filme
SINOPSE
Em agosto de 2000 um grupo de manifestantes organizou uma ocupação em um grande shopping da zona sul carioca. O episódio obteve grande repercussão na imprensa nacional e ainda hoje é discutido por alguns teóricos. Gume Filmes recuperou imagens de arquivo e trouxe entrevistas de alguns personagens 7 anos após essa inusitada manifestação. bastante atual.
- Hiato
- Hiato
- Hiato
- Hiato
- Hiato
- Hiato
- Hiato
- Hiato
Pingback: Sem-teto vão ao Shopping: Manifestantes fazem protestos no Rio Sul e algumas lojas fecham.— Hiato: O filme. | EVS NOTÍCIAS.