Sem-teto vão ao Shopping: Manifestantes fazem protestos no Rio Sul e algumas lojas fecham.— Hiato: O filme.


por marcos romão

Sem-teto vão ao Shopping

Sem-teto vão ao Shopping

Esta notícia publicada na grande imprensa no ano 2000, causou furor na sociedade carioca e brasileira. Uma cerca estava sendo quebrada. Organizados, os sem- tetos junto com  moradores de favelas, população de rua e pobres e pretos em geral, chegaram de ônibus acompanhados da imprensa, para visitarem o Rio Sul e exigirem seus direitos de olharem as vitrines sem que as lojas fossem fechadas;

Hoje em 2014 quando a garotada das periferias, quer apreciar os tênis “Mikonos” de mil reais sem serem incomodados pelos seguranças e a a polícia, está na hora da sociedade brasileira  rediscutir suas políticas de ocupação e gentrificação (enobrecimento) das cidades, que  instala um apartheid social e racial e impede o acesso de milhões ao usufruto dos bens construídos nas cidades, com seu impostos e trabalho.

Hiato o filme

SINOPSE
Em agosto de 2000 um grupo de manifestantes organizou uma ocupação em um grande shopping da zona sul carioca. O episódio obteve grande repercussão na imprensa nacional e ainda hoje é discutido por alguns teóricos. Gume Filmes recuperou imagens de arquivo e trouxe entrevistas de alguns personagens 7 anos após essa inusitada manifestação. bastante atual.

Anúncios

Um pensamento sobre “Sem-teto vão ao Shopping: Manifestantes fazem protestos no Rio Sul e algumas lojas fecham.— Hiato: O filme.

  1. Pingback: Sem-teto vão ao Shopping: Manifestantes fazem protestos no Rio Sul e algumas lojas fecham.— Hiato: O filme. | EVS NOTÍCIAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s