Mais uma vez não tentei o vestibular


coletivo negro usp”Hoje acordei brisando, talvez meio tristonho, pois fiquei me lembrando das inúmeras vezes quando “fracassei” nos vestibulares. Não é que não pontuei. As “derrotas” foram o fato de nem mesmo ter me inscrito pro vestibular por não acreditar que eu conseguiria. Uma “derrota” programada em minha mente desde que eu nasci, quando, por inúmeras formas, inclusive “carinhosas”, as pessoas me diziam que eu até sou bom pra algumas coisas (as quais eles não querem fazer), mas não tão bom o bastante para conquistar os meus sonhos… Na primeira parte nos tiram a autoestima e na segunda deixam para que nós mesmos, individualmente, nos sufoquemos com nossas próprias mãos colonizadas. ” – Celso Junior (Estudante Geografia, membro do Coletivo)Hoje voltamos ao passado: lembramos de nossas histórias e dificuldades para tentar entrar na Universidade de São Paulo, esta que é a maior universidade pública do Brasil e uma das universidades mais racistas do país, com apenas 13,9% de estudantes negros e sem nenhuma disposição para a implementação de cotas. Com isso, decidimos intervir nessa realidade dando apoio aos nossos irmãos pretos e pretas que passam neste momento pela mesma situação. Infelizmente não podemos eliminar todo o racismo da sociedade em que vivemos, porém conseguimos levar conforto aos nossos que sempre estiveram sozinhos nesses espaços lutando contra a maré. Hoje fomos Obuntu, levamos nosso amor, nosso sofrimento transformado em força e nosso total apoio aos estudantes negros que prestaram a segunda fase da FUVEST. Estamos e sempre estaremos lutando por uma universidade melhor, em que nós, negros, nos façamos presente e ocupemos um espaço que também é nosso, mas que insistem em nos negar! Em 2014 enegreceremos a USP ainda mais!

Um pensamento sobre “Mais uma vez não tentei o vestibular

Deixe um comentário

