O casarão abandonado…


O casarão abandonado….

por Thaila Frade

Apesar dos anos passados e do interesse do Núcleo de Restauração de Bens Culturais de Niterói em se dedicar a uma obra, nada nunca saiu do papel. O interesse no prédio é bastante alto, por conta disso a Prefeitura o trancou e colocou alguns tapumes no local para impedir que moradores de rua se apossem do local, como algum tempo atrás foi cogitado.

 Mais recentemente, em uma reportagem d’O Fluminense (2011), os representantes da União Metropolitana dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro (Umes-RJ) afirmaram que estavam lutando para implantar um Centro Popular de Cultura e Educação, alegando o abandono e deterioração do imóvel como argumentos para implementar o projeto no local, mas a Prefeitura nunca liberou e mais uma vez nenhum projeto saiu do papel.

 A notícia mais recente para o Casarão é que ele faz parte dos projetos previstos na Operação Urbana Consorciada que deverá se iniciar em 2014 e se tudo der certo, após a reforma ele será transformado em um centro cultural.

 Tenho muita curiosidade em saber como ele é por dentro e acho que poderiam utilizar ele como uma escola de música, visto que fica em frente ao Conservatório. Ah, e ao contrário do que eu imaginava não existe nenhuma lenda urbana entorno do endereço.

 Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…

Anúncios

2 pensamentos sobre “O casarão abandonado…

  1. Os governantes relutam muito em restaurar imóveis antigos porque geralmente custa muito caro fazer as reformas e obras necessárias. Preferem deixar se deteriorarem para justificar sua demolição. Isso tem muito a ver com o setor privado que prima pela especulação imobiliária.

  2. Estive em Salvador no final de dezembro e causou-me tristeza observar que os prédios bem próximos ao Elevador Lacerda estão se desmantelando e isso já fora observado por mim da última vez que lá estive em janeiro de 2009. Será que os governantes (estadual e municipal) não têm conhecimento de que aqueles prédios do jeito que estão enfeiam a cidade e afastam os turistas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s