Acontece a III CONAPIR em Brasília. 1500 negros, quilombolas, ciganos e religiões de Matrizes Africanas em busca de visibilidade e respeito!


Por Marcos Romão

Dez anos de políticas públicas para atender e diminuir as desigualdades sócio-raciais no Brasil,  parecem não terem sido  suficientes para diminuir o racismo e a invisibilidade do negro na sociedade brasileira.

Estão reunidos em Brasília 1500 pensadores e ativistas, pessoas de praticamente todas as classes sociais e categorias profissionais ou segmentos religiosos em que o negro brasileiro tenha algum tipo de participação, e nenhuma linha escrita nos noticiários. Bota invisibilidade social nisto.

Somos todos desaparecidos nesta sociedade, em que nosso desaparecimento só ganha notoriedade, quando acontece e aparece um caso tão grave como o desaparecimento do Amarildo. Uma pessoa negra que deixou de ser invisível e foi promovida a uma pessoa com o corpo oculto.

Mas são os ossos do ofício, o que vale é que pude acompanhar a preparação aqui no Estado do Rio deste encontro durante os últimos dois anos. Assisti reuniões nas 5 regiões do Estado do Rio de Janeiro, até escolha dos delegados que iriam à Brasília. foram  milhares de pessoas interessadas em darem a sua opinião sobre os destinos do Brasil. Isto é muito bom.

As manifestações de junho por todo o Brasil, apresentaram muitas bandeiras, mas duas que são marcantes e o Movimento negro fala desde a década de 70, é o fim da militarização das polícias no Brasil que vê aos negros como inimigo interno e a denúncia geral do extermínio da juventude negra.

A paralisação da titulação das terras quilombolas pelo poder ruralista assentado no parlamento e no judiciário, nos colocam juntos com os povos indígenas na mesma luta.

O fim da intolerância religiosa, da homofobia e do racismo são também bandeiras que ganharam cunho nacional nos últimos meses.

Este encontro tem tudo para apresentar novas perspectivas na luta contra o racismo no Brasil e colocar a nós negros no mesmo patamar das lutas por liberdades democráticas e de opinião que todo o Brasil clama, conseguindo finalmente que toda a sociedade lute contra o racismo

Caso percamos a oportunidade, nos condenaremos a nós mesmos a continuarmos na invisibilidade dos guetos para onde os empurram.

A chamada oficial da Seppir-Pr

Abertura e encerramento poderão ser acompanhados ao vivo pela TV NBR e no site da III CONAPIR

Além da abertura e do encerramento, outras atividades terão cobertura online.

Além da abertura e do encerramento, outras atividades terão cobertura online.

A abertura e o encerramento da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR) serão transmitidos ao vivo pela TV NBR e pelo site  do evento. O acesso eletrônico permitirá também aos interessados conferir entrevistas de participantes, fotos, matérias e vídeos das atividades. As atualizações ainda estarão disponíveis nas redes sociaisTwitter e Facebook.

A III CONAPIR acontece de 5 a 7 de novembro de 2013, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília/DF. Com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, a Conferência deste ano tem o objetivo principal de reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil. O evento propõe ainda a avaliação dos avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de institucionalização da política de igualdade racial no país.

Resultado de consultas e encontros realizados em todo o país, a III CONAPIR contará com a participação de cerca de 1,4 mil pessoas, entre convidados(as) e delegados(as) saídos das etapas estaduais, das plenárias de matriz africana, quilombola e de povos ciganos. Da mesma forma que as edições anteriores, ocorridas respectivamente em 2005 e 2009, as atividades preparatórias de 2013 mobilizaram milhares de participantes.

O histórico da CONAPIR e os documentos resultantes das plenárias podem ser visualizados na página eletrônica http://iiiconapir.seppir.gov.br/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s