Dr Helio Rosalvo dos Santos, engenheiro e advogado, recebe hoje, 17/10/2013, quinta feira, às 19 horas, na Rua Primeiro de Março , nº33 – 18º andar- Centro-Rio de Janeiro- RJ, do Conselho Regional de Contabilidade, o Certificado de Mérito Profissional, pelo exercício também desta profissão.
Ativista do Movimento Negro, Hélio Rosalvo é Procurador Geral da República aposentado. Depois de dois anos acamado após sofrer um acidente, Dr. Hélio Rosalvo volta às atividades e nos fala, que ainda se tem muito o que lutar, para que os negros tenham condições de verdadeira igualdade em nosso Brasil.
Em 1959 Hélio Rosalvo dos Santos foi o único aluno negro a passar para a Faculdade de Engenharia da UFF.
Em 1961 quando foi criada a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, por decreto do então Presidente Jânio Quadros, estava entre os 10 alunos de Engenharia da UFF, com média alta para ingressar na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, pois para esta Escola Modelo, viriam alunos de vários estados do Brasil.
Ao se formar como engenheiro e sendo o terceiro aluno da turma, Hélio nos conta, que encontrou a primeira dificuldade profissional para conseguir um emprego. Nos diz que havia um acordo com a Siderúgica Nacional de Volta Redonda, que garantia que os seis primeiros colocados da 1ª turma, obteriam um emprego na Usina.
Hélio viu 6 alunos entrarem e não foi chamado. Nos diz que ficou com a pulga atrás de orelha e pediu uma audiência com o então presidente da CSN. Almirante Meira Lima. Ficou sentado na secretaria por horas a fio até ser atendido nos fala. Quando explicou sua situação ao Almirante, ele ordenou que o contratassem imediatamente. Não falaram sobre racismo, para Dr. Hélio. o tema ficou apenas no ar.
Veja o link das comemorações de 50 anos de formatura: http://ufftube.uff.br/video/GR43624SSB6H/50-anos-da-Escola-de-Engenharia-de-Volta-Redonda–Agosto2011