A Lapa em tempos de cólera


por Silas Ayres para a MÍndia Negra Dandara Zumbi

Histórias de um fim de noite.
I) Eu e o meu amigo Gilberto resolvemos voltar a pé para casa. Na Rua da Lapa, moradores nas janelas e grupos de pessoas conversando sobre o que tinham visto após a manifestação dos professores. Um grupo de adolescentes passa por nós, animadíssimos com aquele clima de tensão. Dois deles, retardatários, passam por mim que estava com a máquina de fotografia na mão (depois de tirar a foto da rua ), um deles, bate com os dedos na máquina e diz:

Tio, dando mole nessa hora da noite?
Não, tá tudo certo. Vocês não vão levá-la, não é?
Nós não, Tio. Mas o senhor sabe, não é. A vida não anda fácil.
Eu sei que sim, mas não tem problema não. Eu sou black block e vocês sabem que com eles é na porrada.

Eles riem, como se dissessem: mais um velho doido. E saem caminhado. Passam pelo BRADESCO, já quebrado, entram e destroem o que faltava destruir e se juntam aos outros felizes como nunca.

Lapa à noite-foto Silas Ayres

Lapa à noite-foto Silas Ayres

II) Eu e o Gilberto, ao sairmos do Ernesto, vimos quatro PMs do batalhão de choque motorizado, armado até os dentes, pararem uma menina. O Gilberto volta ao Ernesto para chamar os advogados da OAB que estavam por lá e eu vou ver o que está acontecendo. Quando chego perto, os PMs estão liberando a menina. com um copo de plástico de cerveja na mão. Eu pergunto “tudo bem, o que aconteceu?” ela me diz “Os imbecis me pararam porque estava tirando fotos e também por causa do copo de cerveja. Perguntaram se eu estava bêbada e eu respondi que sim, aí me liberaram, uns idiotas”.
Sem saber muito o que dizer, quando a vejo se afastar em direção à Cinelândia, digo “Vai em paz!
Ela me responde “Com o Paes, nem morta!” e dá uma gargalhada gostosa.

Deixe um comentário

