Líder Guajajara na Justiça Federal: “Nós não temos garantia nenhuma no papel, que prove que vocês tambem não estão mentindo”.


Entre outras palavra o professor Uratau Guajajara, declarou no auditório da Justiça Federal, hoje domingo, 24 de março, que já mentiram para ele cinco vezes. Eele não pode saber se o juiz federal não estará mentindo também.

“A pauta única dos  Povos Indígenas é a reitegração de posse, do Patrimônio Imemorial dos Povos Indígenas Brasileiros, que é o Museu do Índio/Aldeia Maracanã”, declarou emocionado o Professor, Uratau Guajajara.

Carlos Latuff , um jornalista sempre presente ao lado do povo, filmou!

“Canta, canta Uratau

a las orijas del Yatay,

Los mataran los gambas”

no pudiendo los vencer”

Refrão do Cancioneiro indígenas paraguaio. (escutei pessoalmente no Paraguai em 1973)

Lembra as morte de Solano Lopez atravessado  por uma lança de um brasileiro negro. Até hoje apelidados de “gambás” pelos índios paraguaios, pois conta a lenda que os soldados negros brasileiros, ao lutarem na Guerra do Paraguai em troca de libertação da escravidão, recebiam antes de cada batalha uma dose de cachaça misturada com pólvora, para enfrentarem os indígenas do exército paraguaio. Resultado desta guerra teleguiada pelos povos brancos europeus e latinoamericanos: 2,5 milhões de homens indígenas mortos do lado paragauio e, um milhão de homens negros mortos do lado brasileiro.

Na Aldeia Maracanã, todos puderam ver as ver as cenas, a maioria dos soldados também eram negros. Assistir tudo aquilo feriu duas de minhas almas, a india e a negra. Marcos Romão

Anúncios

Um pensamento sobre “Líder Guajajara na Justiça Federal: “Nós não temos garantia nenhuma no papel, que prove que vocês tambem não estão mentindo”.

  1. Pingback: Líder Guajajara na Justiça Federal: “Nós não temos garantia nenhuma no papel, que prove que vocês tambem não estão mentindo”. | Africas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s