Lançamento do SOS Racismo no Brasil


Wilson Prudente advogado a equipe do SOS RACISMO

Agora que a bolha econômica está crescendo, está mais que na hora de se retomar os caminhos iniciados na década dos 80s,contra o racismo no Brasil.
Quando lançamos o SOS Racismo/Cidadania/Direitos civis,em 1986 na Cinelândia, estávamos em um momento tenso na sociedade brasileira. Fizemos uma passeata e iríamos realizar um show organizado pelo Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do movimento negro.
Contávamos com a solidariedade da sociedade civil de todas as cores e credos. A praça estava cheia de gente contra o racismo. A polícia lá estava também, como sempre armada até os dentes.

29.9.1982 foto luis morier

O Rio de janeiro vivia na época, a volta das forças da repressão, que haviam ficado quietas desde 82, quando foram pegos amarrando negros pelos pescoços.

Não tínhamos armas, só a palavra, felizmente a produtora de filmes Ngubarijo de Ras Adauto e Vik Birkibek, registraram o evento em vídeo agora divulgado pelo projeto CULTNE.

Assistindo ao vídeo, vocês terão a oportunidade em ver  que tem muita gente brasileira interessada na paz e na igualdade de fato entre as pessoas de todas as cores, do Rio de Janeiro à Londres.

Transcrevo abaixo  parte do que falamos naqueles momentos tensos.

“Vamos dar uma relaxada e vamos mostrar como a gente faz, vamos mostrar como o povo brasileiro gosta de si mesmo, vamos dar uma relaxada e vamos fazer um convite, a estes nossos amigos da PM,a estes companheiros negros ue trabalham na PM, a esta maioria negra que trabalha na PM, que também é trabalhadora, que precisa se drogar para dar porrada na gente, vamos convidar esta rapaziada, a se desarmar, e vir assistir o nosso show, porque o que nós queremos é uma transformação de nosso país, nós queremos ficar à vontade nas nossa praças, nós queremos caminhar com os nossos filhos com o maior carinho. Nós queremos que os filhos dos PMs caminhem sem intraquildade. Que caminhem à vontade como a gente quer que os nosso filhos também caminhem. Isto aí minha gente vai ser a parte da nação que nós vamos mostrar em 1988.”

4 pensamentos sobre “Lançamento do SOS Racismo no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s