Assassinato de Isabel Machado: Movimento negro solicita intervenção da secretaria de segurança na apuração da morte da presidente da OAB-RJ Seção Cabo Frio.


Isabel de pé segunda da esquerda para a direita

Às vésperas do carnaval, o assassinato da Drª Isabel Machado, Advogada Criminalista e Presidente da OAB-RJ seção Cabo Frio, em sua residência na última sexta-feira, causou revolta nos meios jurídicos, sociais, movimento negro e de mulheres, no Brasil e no Exterior.

Morta a tiros, dentro de casa e ao lado de seu namorado que escapou ileso,  por dois pistoleiros que a executara friamente, depois de ordenarem que sentassem no sofá da sala.

O crime que está com a investigação a cargo da 126ª Delegacia de Cabo Frio, não tem até o momento nenhum esclarecimento ou motivo aparente.

Marcelo Dias, Superintendente da SUPIR – Superintendência de Igualdade Racial, Órgão da Secretaria de Assistência Social do RJ, irá amanhã para dar as condolência pessoais à família e encontrar-se com os representantes da OAB local.

Marcelo Dias e Paulo Roberto dos Santos, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros RJ-CEDINE, entraram em contato com a Chefe de Polícia, Drª Marta Rocha, solicitando audiência ainda durante o carnaval para que haja esclarecimentos e apuração rápida do caso.

O advogado José Carlos de Oliveira resumiu para a Mamapress os sentimento de todos n o momento:”

Em respeito à memória desta mulher negra, advogada, guerreira e militante do movimento negro Dra. Isabel, sugiro aos companheiros e companheiras da CIR OAB/ Cabo Frio, CIR OAB/ RJ, SUPIR, CEDINE, COMDEDINE, CEPERJ, COJIRA, IARA e demais entidades do Movimento Negro, que estas providências sejam tomadas imediatamente, Não há necessidade de esperar terminar o carnaval. Devemos começar JÁ! Quem pode participar deste mutirão? Quem pode contribuir de alguma forma para o êxito de nossas pretensões O momento é união e luta do Movimento Negro e todas as CIR OAB do Estado do Rio de Janeiro. “

10 pensamentos sobre “Assassinato de Isabel Machado: Movimento negro solicita intervenção da secretaria de segurança na apuração da morte da presidente da OAB-RJ Seção Cabo Frio.

  1. Roma, como Coordenador Nacional do Coletivo de Entidades Negras, hoje conversei com Margareth, de Cabo Frio e vamos colocar nossos contatos e fontes para levantar informações sobre o caso. Como organização do Movimento Negro, sugerimos um ato de desagravo à memória da companheira no dia 8 de março, que é quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. No mais, no que tange às pressões sobre o aparato de segurança para uma investigação rigorosa do caso, damos todo nosso apoio. Abração

  2. Por que ainda existe o movimento negro… Eu sou capoeira fiz parte de um grupo onde eu era um dos poucos que não tinha um bronzeado como o deles… mas eu percebi un rechaço por parte deles muitas vezes. Acho que o movimento negro deveria parar de se sentir tão perseguido. E acho que este assassinato nao tem raizes racistas.

  3. Para a mulher negra é assim. Embora sejamos o maior grupo do Estado não somos agraciadas com o respeito por parte do Estado e nem dos nossos chamados “irmãos” do tal Movimento Negro. Tem um advogado que veio de Brasília já com a missão de disceminar a discórdia entre nós. Ele se passou por integrante e adepto de mudanças para melhor. É tudo mentira ninguém vai chorar essa mulher negra assassinada seja por quem for. Ela será como Lélia Gonzales (minha professora) que morreu no esquecimento. Como Beatriz do Nascimento também. Os nossos negros são vendidos e nunca se importariam com a morte prematura e cruel de uma mulher negra, mesmo sendo ela uma mulher militante. POVO NEGRO BRAISLEIRO POVO DA VERGONHA! SERÁ QUE UM DIA SEREMOS UMA NAÇÃO LIVRE? QUE INFELICIDADE POR TODOS NÓS!

  4. P.S. Sou parda(branco ninguém é,branco é leite)Não a conheci,sou de longe,mas tenho outra ótica……..Essa mulher que : acima de ser negra,acima de ser mulher,era um sêr da espécie H U M A N A,era um sêr que lutou prá atingir um nível ,de onde pudesse fazer diferença, estudou,lutou,empreendeu e venceu….tinha sonhos ,planos e vivia no colher dos frutos,de suas lutas,e os dividia com o seu semelhante. O que importa a têz da pele???????A fámília está chorando a cor da pele? A familia ,os amigos e toda a humanidade está chorando o sêr maravilhoso que teve sua VIDA ceifada pela “”parte podre”” da humanidade,que circula por aí,…..que não lutou, não venceu,não empreendeu,e que não têm nada a dividir….nem a somar.É um fardo desorrado que está por aí ,(e vai continuar) fazendo o mal,protegido por leis canalhas e covardes.

Deixe um comentário